O goleiro Santos
O goleiro Santos, em jogo do Athletico Paranaense (Crédito: Geraldo Bubniak)

Aderbar Melo dos Santos Neto nasceu em Campina Grande (PB) em 1990. Na infância, jogou em escolas de futebol na Paraíba, sempre como goleiro. Aos 18 anos, foi o destaque do Porto de Caruaru na Copa São Paulo de Juniores. O Athletico não perdeu tempo e contratou o camisa um. Em 2009, foi vice da Copinha defendendo o Furacão — melhor campanha do clube na história dessa competição.

Estreou pelo profissional em 2011. Passou sete anos como reserva ou jogando pelos aspirantes. Virou titular em 2018, com a saída de Weverton para o Palmeiras. A partir dali, Santos virou protagonista na conquista de três títulos de peso, na era mais vencedora da história do Athletico. Impressionou o Brasil com sua frieza e técnica para defender pênaltis. E as decisões nas penalidades foram cruciais para o Furacão erguer aqueles três troféus: Copa Sul-Americana 2018 e 2021 e Copa do Brasil 2019. Faturou ainda mais quatro estaduais.

Santos também entrou para a história como um goleiro ousado na reposição de bola, com passes longos e criativos, surpreendendo os adversários.

E as defesas espetaculares do camisa um não se restringiram ao Furacão. Em 2020, ele ganhou o ouro olímpico como titular e com boas atuações. Na seleção principal, foi convocado por Tite, mas não chegou a jogar, já que o período de 2019 a 2021 ficou marcado pelo domínio de Alisson e Ederson.

A ‘Era Santos’ no Athletico acabou em 2022, quando o goleiro foi vendido por 3 milhões de euros ao Flamengo. Aos 34 anos, em 2024, o camisa foi negociado com o Fortaleza.

Em 2023, Santos entrou para uma das seleções para comemorar o centenário do Athletico, em votação promovida pelo Bem Paraná. Foi o goleiro mais votado da ‘era moderna’ do clube.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

  • A série ’41 craques do futebol do Paraná’ foi organizada com esses critérios:
  • 1) votação do Bem Paraná em 2023
  • 2) títulos e façanhas coletivas
  • 3) desempenho individual
  • 4) participação em seleção brasileira
  • 5) relevância para o futebol paranaense

A lista traz os melhores dos últimos 41 anos nesses quesitos.