São Paulo x Athletico: escalações, onde assistir, novidades no time e os 24 convocados

Silvio Rauth Filho

Vitor Bueno (Crédito: Divulgação/Athletico/Gustavo Oliveira)

O Athletico Paranaense apresenta sua ‘nova cara’ nesta quarta-feira (dia 21) às 19 horas, quando enfrenta o São Paulo, no Morumbi, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de 13 meses sob o comando da dupla Felipão-Paulo Turra, o time paranaense agora tera um novo estilo de jogo, agora com as ideias de Wesley Carvalho, 49 anos.

O jogo terá transmissão de Sportv e Premiere.

NOVA CARA
Apontado como técnico interino, o profissional assumiu o cargo na última sexta-feira, logo após a demissão de Turra, e já começou a usar os treinamentos para apresentar alterações na forma de jogar. Uma delas será o sistema de marcação, trocando do “individual por setor” para o “zonal”. Devido ao pouco tempo de trabalho, as mudanças serão gradativas.

A escalação também terá novidades. O meia Vitor Bueno vai ganhar uma chance como titular. A tendência é que o treinador mantenha o esquema tático 4-2-3-1 que vinha sendo usado por Felipão em 2022 e por Paulo Turra em 2023.

Turra vinha usando Alex Santana e Christian em funções ofensivas, na linha de três desse 4-2-3-1. Com a entrada de Vitor Bueno, Alex Santana deve ser o escolhido para recuar e atuar como volante, ao lado de Hugo Moura.

DESFALQUES
Os desfalques confirmados são o volante Erick e o ponta Canobbio, ambos suspensos por cartões amarelos. Além de suspenso, Canobbio está com a seleção do Uruguai e volta ao Brasil hoje, portanto sem condições ideias para atuar.

Outra baixa é o volante Fernandinho, que deve ficar em recuperação de lesão muscular até o fim de junho. O centroavante Pablo está em fase final de recuperação e não viajou para São Paulo. O ponta Julimar é outro desfalque, também por lesão.

Cuello deve ficar com a vaga de Canobbio. Outras opções seriam Thiago Andrade, Willian Bigode, Marcelo Cirino e Julimar.

O meia uruguaio Terans deve começar no banco, mais uma vez.

TÉCNICO
Wesley Carvalho, 49 anos, chegou ao Athletico em 2022 para comandar o time de aspirantes. Dirigiu também a equipe sub-20 e vinha trabalhando como auxiliar técnico de Turra. Em maio de 2022, ele chegou a comandar a equipe principal de forma interina, na vitória por 1 a 0 diante do Ceará, pelo Campeonato Brasileiro — foi entre a saída de Fábio Carille e a chegada de Felipão.
A diretoria do Athletico não tem pressa para buscar um novo treinador e vê o trabalho de Wesley com bons olhos. Portanto, o ex-auxiliar tem chance de ser efetivado no cargo caso apresente bom desempenho.

RELACIONADOS
As novidades na lista de relacionados para o jogo são o zagueiro Kaique Rocha, o lateral-esquerdo Vinícius Kauê e centroavante Arriagada.

OS 24 CONVOCADOS PARA O JOGO
Goleiro
: Bento, Léo Linck e Mycael
Zagueiro: Kaique Rocha, Matheus Felipe, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Zé Ivaldo
Lateraldireito: Khellven e Madson
Lateralesquerdo: Fernando e Vinicius Kauê
Volante: Alex Santana, Christian e Hugo Moura
Meia: Léo Cittadini, Terans e Vitor Bueno
Ponta: Cuello, Marcelo Cirino, Thiago Andrade, Willian Bigode
Centroavante: Vitor Roque e Arriagada

SÃO PAULO
O São Paulo não terá o volante Pablo Maia e o meia-ponta Michel Araújo, ambos suspensos, e o zagueiro Arboleda, que está com a seleção do Equador. O time conta com o retorno de Erison e pode ter a estreia do centroavante Alexandre Pato. Outras baixas são o meia Talles Costa, os laterais Moreira e Welington e o goleiro Jandrei, todos em fase final de recuperação de lesões.

SÃO PAULO x ATHLETICO
São Paulo: Rafael, Rafinha, Diego Costa (Alan Franco), Beraldo e Caio Paulista; Luan e Gabriel Neves; Rodrigo Nestor, Luciano e Alisson; Calleri. Técnico: Dorival Júnior
Athletico: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura e Alex Santana; Christian, Vitor Bueno e Cuello; Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Local: Morumbi, às 19 horas
TV: Sportv e Premiere