Vini Jr: seleção brasileira treina em Curitiba, no CT do Caju
Vini Jr: seleção brasileira treina em Curitiba, no CT do Caju (Crédito: Franklin de Freitas)

A seleção brasileira faz nessa terça-feira (dia 3) à tarde o primeiro treino completo, com todos os jogadores, desde o início da preparação para enfrentar o Equador, nesta sexta-feira. O treinamento ocorre no centro de treinamentos do Athletico Paranaense, o CT do Caju, no bairro Umbará. O jogo será no Couto Pereira, estádio do Coritiba, sexta-feira às 22 horas, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O grupo convocado pelo técnico Dorival Júnior começou a se apresentar em Curitiba na segunda-feira de manhã, no Hotel Bourbon, no Centro. Na segunda à tarde, o primeiro treino, no CT do Caju, teve o grupo incompleto.

Nessa terça-feira, o volante Bruno Guimarães (ex-Athletico e hoje no Newcastle) e o quarteto do Real Madrid (Vini Jr, Éder Militão, e os atacantes Endrick e Rodrygo) se apresentaram à seleção e o grupo de Dorival ficou completo.

O treinamento

A imprensa só teve acesso ao começo do treino dessa terça-feira. Quando Dorival Júnior começou a montar as equipes, distribuindo os coletes, os jornalistas foram convidados a deixar o acesso aos gramados.

Ainda não há uma previsão de qual será o time titular na sexta-feira.

Drone misterioso

Um drone foi avistado sobre o CT do Caju e provocou reação da comissão técnica da seleção brasileira, que acionou a segurança. Houve um “corre-corre” na região, com seguranças procurando o dono do drone e a polícia acionada. Em seguida, o dono do objeto foi identificado. As informações são da ESPN.

A Polícia Militar agiu rápido e identificou três suspeitos: um equatoriano, um venezuelano e um brasileiro. “A polícia trabalha com a hipótese de que o trio fazia captação irregular de imagens para venda, em um possível caso de espionagem”, explicou a ESPN.

“Havia três pessoas inicialmente identificadas: um venezuelano, um equatoriano e um brasileiro. O brasileiro estava inicialmente pilotando o drone. Ele passou bem baixo, perto dos jogadores, entre outras pessoas. No momento em que ele viu que seria abordado, ele fez uma manobra e jogou o drone nas árvores para que não fosse abordado. As equipes conseguiram localizá-lo e identificá-lo, e também na sequência o equatoriano também foi identificado. Momentos depois, foi feita a identificação de todos os envolvidos. Eles serão encaminhados à Polícia, será feito um termo circunstanciado, vamos recolher todos os materiais, como o computador usado para armazenamento das imagens, o drone e os celulares dos envolvidos”, informou o tenente Everton Taborda, da Polícia Militar.

Primeiro dia

O primeiro treino foi no CT do Caju, do Athletico Paranaense, e contou com 14 jogadores. Oito deles trabalharam com bola: Bento, Ederson, André, Gabriel Magalhães, João Gomes, Lucas Paquetá, Luiz Henrique e Wendell.

Outros seis jogaram por seus clubes no domingo e, por isso, fizeram apenas exercícios regenerativos: Estêvão, Gerson, Guilherme Arana, Lucas, Pedro e Willian.

Outros quatro jogadores (Alisson, Danilo, Beraldo e Marquinhos) chegaram na noite de segunda-feira e não participaram do treinamento.

Nesta terça-feira, o técnico Dorival Júnior terá os 23 convocados à disposição para o treinamento.

Os convocados por Dorival para a seleção brasileira

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City)
  • Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto)
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG)
  • Meiocampistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid)
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Lucas (São Paulo) e Vinicius Junior (Real Madrid)
  • *William e Lucas foram convocados para as vagas de Yan Couto e Savinho, cortados por lesão

Elogios ao CT do Caju

site da CBF fez elogios ao CT do Caju, do Athletico Paranaense.

“A Seleção Brasileira conta com a estrutura de um dos centros de treinamentos mais modernos do futebol mundial para se preparar para os dois jogos das Eliminatórias”, destacou o site da CBF.

“Os jogadores terão à disposição oito campos oficiais, ginásio com grama sintética, um miniestádio com campo de dimensões oficiais e grama sintética, entre outras facilidades”, detalhou o texto da entidade.

O CAT Caju recebeu a Seleção Brasileira para a preparação final para as Copas do Mundo de 2002 e 2010. Na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, o CAT hospedou a Seleção da Espanha, então campeã mundial.