Treino do Athletico
Treino do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense volta a jogar após duas semanas sem partidas oficiais. Com o adiamento de rodadas do Campeonato Brasileiro, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o time ficou sem atuar no período e volta à ativa nesta quinta-feira (dia 30) às 19 horas, quando recebe na Ligga Arena (Arena da Baixada) o Ameliano, do Paraguai.

A partida será pela sexta (e última) rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Athletico já assegurou pelo menos o segundo lugar do grupo. Com um empate, garante o primeiro lugar do grupo, que dá vaga direta nas oitavas de final. O segundo colocado, por sua vez, precisa disputar um playoff contra o terceiro colocado de um dos grupos da Libertadores.

Se vencer, o Athletico fatura um bônus em dinheiro – e acumula uma alta premiação por chegar às oitavas. Clique aqui para ver os valores.

A baixa para quinta-feira e também para a partida seguinte, domingo contra o Fortaleza, no Ceará, pelo Brasileirão, é o volante Fernandinho, 39 anos. O jogador está na Europa, participando de um curso na área de gestão do futebol. Ele recebeu autorização do clube para a viagem.

Fernandinho está suspenso por três cartões amarelos contra o Fortaleza. Na prática, o curso só vai deixar o jogador de fora da partida contra o Ameliano.

Quem retorna ao time é o zagueiro Thiago Heleno, 35 anos, que sofreu lesão em 21 de abril e agora está recuperado.

Provável escalação do Athletico

Em jogo-treino contra o XV de Piracicaba, na semana passada, o técnico Cuca armou o time novamente no esquema tático 4-2-3-1, que tem sido a base do seu trabalho em 2024. Naquela ocasião, a escalação foi Bento; Léo Godoy, Thiago Heleno, Kaique e Esquivel; Erick e Alex Santana; Cuello, Zapelli e Canobbio; Pablo.

Nesse formato, Zapelli é o meia centralizado, com Cuello e Canobbio como extremos (pelos lados do campo). E Pablo fica como centroavante.

No segundo tempo daquele jogo-treino, Cuca usou a seguinte escalação: Léo Linck; Madson, Gamarra, Marcão e Fernando; Felipinho e Gabriel; Nikão, Christian e Julimar; Mastriani.

Nesse caso, Christian jogou como meia ofensivo centralizado. O jogador é um dos versáteis do elenco: já foi escalado várias vezes nessa posição e também como extremo ou volante.

Contra o Ameliano, a tendência é que Cuca use a formação do primeiro tempo. Uma possibilidade, porém, é a entrada de Gamarra no lugar de Zapelli. Nesse caso, o time mudaria para o 3-4-3 – esquema já usado pelo treinador em partidas da Sul-Americana.

Transmissão
O jogo de quinta-feira terá transmissão pela ESPN e pelo Star Plus.