Técnico do Athletico elogia Rômulo e evolução física de Zapelli

Silvio Rauth Filho
Rômulo do Athletico

Rômulo (Crédito: Franklin de Freitas)

O técnico do Athletico Paranaense, Wesley Carvalho, defendeu o atacante Rômulo de críticas recebidas de torcedores e de parte da imprensa. E elogiou a evolução física do meia Zapelli. As declarações foram em entrevista coletiva, logo após o empate com o São Paulo, no último domingo (dia 29), na Arena da Baixada.

Na coletiva, Wesley foi cobrado por supostamente estar ‘insistindo’ em Rômulo. “O Rômulo é cria da nossa casa. Você esqueceu que ano passado foi Rômulo que nos salvou na Libertadores lá no Paraguai. Ele que fez o gol. Não podemos esquecer que foi ele que fez um jogo muito bom contra o Palmeiras no Allianz Parque, quando jogamos com time misto e ganhamos de 2 a 0. Ele que deu o passe para Vitor Roque”, respondeu o treinador.

Revelado nas categorias de base do Athletico, Rômulo entrou nos 12 minutos finais contra o São Paulo. Nos seis jogos do time em outubro, ele entrou no segundo tempo de todas essas partidas. No total do Brasileirão 2023, o novato foi titular quatro vezes e entrou como substituto em nove rodadas. Não fez gols ou assistências.

“É uma função que cabe a mim recuperar os jogadores. O Rômulo jogou pouco esse ano. Teve lesões. Ele tem ido muito bem nos treinamentos. Nos jogos ele entrou e teve chance de marcar contra o América, que o goleiro fez excelente defesa. Contra o Botafogo, teve o gol impedido, que ficou a dúvida se estava realmente. É um atleta em quem a gente acredita e vamos trabalhar o máximo para fazer ele performar como performou ano passado”, comentou Wesley.

Rômulo terminou 2022 com 51 jogos (21 titular), 9 gols e 5 assistências. Foi o terceiro artilheiro do Athletico na temporada, atrás apenas do meia Terans (17 gols em 53 jogos) e do centroavante Pablo (11 gols em 46 jogos).

O jogador de 21 anos soma dez gols e 75 jogos pelo Athletico desde que foi promovido ao profissional. Começou como centroavante e depois passou a atuar como ponta. Também chegou a ser utilizado como ala por Wesley Carvalho em alguns momentos — no esquema 3-4-3 do treinador, os atuais alas são Canobbio e Cuello.

Argentino
Outro jogador criticado por torcedores pela atuação contra o São Paulo foi o meia argentino Bruno Zapelli. Wesley Carvalho explicou que o jogador está em adaptação. “Zapelli é excelente. Ele está dobrando a performance física em termo de aceleração, de ações acima de 25 km/h. Ele não está acostumado a fazer isso, ele ainda está em adaptação. Ele tecnicamente é muito bom. Só que estou jogando com dois meias (Zapelli e Vitor Bueno). E os dois têm que marcar. Se não, são dois a menos para marcar. Essa é condição para jogarem juntos”, declarou o treinador.