Reprodução/Instagram.com/Athletico Paranaense – Thiago Heleno e Camacho com o troféu da Copa do Brasil

O técnico do Athletico Paranaense, Tiago Nunes, fez uma homenagem ao volante Camacho, 29 anos, e ao zagueiro Thiago Heleno, 31 anos. Os dois não atuaram na Copa do Brasil 2019 porque estavam suspensos por doping. Mesmo assim, ambos foram importantes na conquista do título, segundo o treinador.

A explicação está na atitude dos dois nos treinamentos. “Nossa conquista da Copa do Brasil passou muito pelo Thiago (Heleno) e pelo Camacho. Porque o momento que eles viveram, de não poderem treinar com a gente muitas vezes, e mesmo assim estarem presentes, mandarem mensagem, foi fundamental para manter o grupo mobilizado. Serviram de inspiração para os demais”, declarou Tiago Nunes, na entrevista coletiva após a vitória sobre o Goiás, no último domingo.

A dupla, porém, não foi apenas fonte de inspiração. Eles também exigiram um nível maior de performance dos titulares durante os treinamentos. “Quando eles foram liberados para treinar conosco, esses caras, mesmo sem uma previsão de quando poderiam jogar, eles treinavam com uma intensidade muito alta. Eles davam muito trabalho para a equipe principal. Eles atuando na equipe de reservas muitas vezes, pra forçar o jogo, manter os caras mobilizados, não deixar cair o nível, o ânimo de quem estava fora”, argumentou o técnico.

“Esse problema que a gente sofreu, essa dificuldade foi inspiradora para os demais, pra perceberem que nossos problemas eram muito pequenos perto de dois caras que eram titulares e queriam muito estar jogando. Foi difícil vê-los fora, mas ao mesmo tempo foi prazeroso ver quanto esses caras pensaram no grupo. Poderiam estar se lamentando, treinando com nível mais baixo, mas se esforçaram muito”, completou.

Aos 21 minutos do segundo tempo contra o Goiás, no último domingo, Tiago Nunes colocou Camacho na partida. O jogador foi muito aplaudido pela torcida. “Foi emocionante colocar o Camacho para jogar e ver a reação do torcedor, reconhecendo a importância dele. Esse cara merece jogar há muito tempo”, disse o técnico.