João Cruz: Vasco e Athletico Paranaense nesta segunda-feira
O meio-campista João Cruz (Crédito: Divulgação/Athletico/Gustavo Oliveira)

O Athletico Paranaense enfrenta o Vasco nesta segunda-feira (dia 26) às 21 horas, no Estádio São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse será o primeiro dos duelos em série entre os dois times. Na quinta-feira às 20 horas, no mesmo estádio, eles voltam a se enfrentar, mas dessa vez pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida de volta será na Ligga Arena, em Curitiba, em 11 de setembro às 21h30.

O jogo desta segunda-feira terá transmissão de Sportv e Premiere.

Os dois times estão no meio da tabela do Brasileirão (o Athletico com 29 pontos e o Vasco, com 28) e tentam se aproximar do G6.

Maratona de jogos

O Athletico chegou à marca de 20 jogos consecutivos em todo meio e fim de semana. A última semana cheia (intervalo mínimo de cinco dias entre um jogo e outro) foi entre 3 e 12 de junho, na última Data FIFA.

Desfalques do Athletico

O volante Fernandinho, 39 anos, sofreu uma lesão severa no músculo adutor da coxa esquerda. Ainda não há previsão do tempo de recuperação do jogador.

O centroavante Pablo, 32 anos, é outro que segue tratando de uma lesão e sem previsão de retorno.

Outras baixas para esta segunda-feira são o zagueiro Gamarra e o meia Zapelli, suspensos por três cartões amarelos.

  • RELACIONADOS: VASCO DA GAMA X ATHLETICO
  • Goleiro: Léo Linck, Matheus Soares e Mycael
  • Zagueiro: Kaique Rocha, Lucas Belezi e Thiago Heleno
  • Lateraldireito: Léo Godoy e Madson
  • Lateralesquerdo: Esquivel e Fernando
  • Volante: Erick, Felipinho e Gabriel
  • Meiocampista: Bruno Praxedes, Christian, João Cruz e Zé Vitor
  • Meia: Dudu
  • Meia/extremo: Nikão
  • Ponta: Canobbio, Cuello e Julimar
  • Centroavante: Di Yorio e Mastriani

Escalação do Athletico

Tudo indica que o técnico Martín Varini vai usar uma escalação repleta de reservas nesta segunda-feira. Ele tem evitado o desgaste físico excessivo dos jogadores escalando os titulares nas copas (Sul-Americana e do Brasil) e reservas no Brasileirão. Até o goleiro Léo Linck, que teve problemas no tornozelo nos últimos jogos, pode dar lugar a Mycael (20 anos) nesta partida.

A novidade pode ser a estreia do meia Praxedes, que chegou na semana passada. Ele pode atuar no lugar de Felipinho ou no de João Cruz.

Esquema tático

Varini usa o formato 3-2-5 para atacar. O lateral-direito Leo Godoy deve ficar recuado e fazer a saída de bola ao lado dos zagueiros. Com a bola, Gabriel e Fernando atuam centralizados no meio-campo, como armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás.

Para se defender e para as transições, a referência da equipe tem sido o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes (Felipinho na esquerda e Gabriel na direita). Contra o Vasco, a linha de três deve ter Julimar (esquerda), Nikão (direita) e João Cruz (centro). Ou seja, Fernando defende como lateral e, com a bola, vira volante.

Resultados
O técnico Martín Varini soma 12 jogos no comando do Athletico: 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

Desfalques no Vasco

O técnico Rafael Paiva não vai contar com o meia Philippe Coutinho, 32 anos, e com o atacante Alex Teixeira, 34 anos, ambos em recuperação. Outras baixas são o meio-campista JP (19 anos) e o ponta Rossi (31 anos, ex-Paraná Clube).

Invencibilidade do Vasco
Contando todas as competições, o Vasco não perde há cinco partidas, com duas vitórias e três empates.

Interino?
O técnico Rafael Paiva, 39 anos, já soma 18 jogos no comando do Vasco, com 8 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Ele ainda não foi oficialmente efetivado e assumiu interinamente após as saídas dos técnicos Ramón Díaz e Álvaro Pacheco.

VASCO x ATHLETICO
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon (Léo) e Lucas Piton; Hugo Moura e Mateus Carvalho; Adson, Payet e David; Vegetti. Técnico: Rafael Paiva
Athletico: Léo Linck (Mycael); Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno (Belezi) e Fernando; Gabriel e Felipinho (Praxedes); Nikão, João Cruz (Praxedes) e Julimar; Di Yorio.
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro
Local: Estádio São Januário, no Rio, segunda-feira às 21h
TV: Premiere e Sportv