Vidal diz que joga em todas as posições, menos de goleiro

Silvio Rauth Filho

Arturo Vidal (Crédito: Robson Mafra)

O meio-campista Arturo Vidal, 36 anos, declarou após a vitória do Athletico Paranaense sobre o Vasco, no último domingo, que pode jogar em qualquer função em campo. “Jogo em todas as posições, menos de goleiro”, declarou, em entrevista para rádios. Quando chegou ao clube, avisou que está acostumado a atuar em todas as posições do meio-campo.

A declaração de Vidal não é exagero. Segundo o banco de dados do site Transfermarkt.de, o chileno já atuou nas duas laterais (duas na esquerda e quatro na direita), como zagueiro (três vezes), como primeiro volante (74 vezes), como médio-centro ou segundo volante (446 vezes), como extremo (nove vezes na esquerda e seis vezes na direita), como meia ofensivo centralizado (60 vezes) e como ponta-direita (uma vez). Ou seja, só não atuou como centroavante, ponta-esquerda e como goleiro.

Contra o Vasco, Vidal jogou como meia ofensivo centralizado, na linha de três do 4-2-3-1, com Christian (esquerda) e Canobbio (direita) de extremos.

Nos 60 jogos nessa posição, como “camisa 10”, o chileno somou 16 gols e deu 10 assistências. A maior sequência que teve nessa função foi na temporada 2008/09, pelo Bayer Leverkusen. Outra longa sequência nessa posição foi na temporada 2014/15, na Juventus, com 12 partidas. Na época, o time italiano contava com os volantes Pirlo, Pogba e Marchisio. Com isso, o treinador Massimiliano Allegri decidiu usar o chileno em função mais ofensiva naqueles 12 jogos – em outras 16 partidas, ele atuou na sua posição principal (segundo volante ou médio-centro).