futsal
Final contra a Argentina (Foto: Leto Ribas/CBF)

O Brasil venceu a final do Mundial de Futsal disputado no Uzbequistão. Neste domingo, a seleção bateu a Argentina por 2 a 1 e agora é hexacampeã mundial.

Com uma campanha invicta e somente com vitórias, a Seleção de Futsal retoma um título mundial depois de 12 anos. A última vez foi em 2012.

Os gols da vitória na Humo Arena, em Tashkent, foram marcados por Rafa Santos e Ferrão, ambos no primeiro tempo. O goleiro Willian teve uma atuação impressionante e fechou o gol. A Argentina descontou nos minutos finais com Rosa.

O Brasil ampliou a hegemonia no futsal. Antes de se sagrar campeão no Uzbequistão, o Brasil vencera em cinco ocasiões: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. 

CAMPEÕES INVICTOS NO FUTSAL

Essa foi a primeira final entre os rivais sul-americanos na história de um Mundial. A campanha neste Mundial foi histórica. Antes de vencer os argentinos na final, o time comandado por Marquinhos Xavier venceu todos os adversários. Na semi, o Brasil derrotou a Ucrânia. Antes disso, os brasileiros venceram Marrocos, Costa Rica, Tailândia, Croácia e Cuba.

BRASIL DOMINA AS PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS

O Brasil teve também o melhor jogador, o artilheiro e o melhor goleiro da competição. Diego foi eleito o melhor do torneio. Marlon ficou com a chuteira de prata.

Com dez gols na competição, Marcel foi o artilheiro do Mundial. Já o goleiro Willian fez uma atuação histórica no Mundial e ficou com o prêmio do melhor da posição. Ele fez dezenas de defesas difíceis na decisão.

GOLS

O Brasil fez dois gols logo no primeiro tempo. O primeiro foi de Rafa Santos. Ele aproveitou uma bela jogada iniciada por Marcel, que deu passe para 

Felipe Valério chutar. Rafa Santos, que estava dentro da área, tocou para dentro do gol argentino. Em seguida, Ferrão fez o segundo.

Na etapa anterior, a Argentina descontou nos minutos finais com Rosa, quando o time já havia acionado o goleiro linha.

Ucrânia fica em terceiro

Na disputa do terceiro lugar, a Ucrânia levou a melhor ao golear a França por 7 a 1. Esse foi o melhor resultado da equipe em uma edição do Mundial.