Bruno Guimarães em treino da seleção
Bruno Guimarães em treino da seleção (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

A seleção brasileira enfrenta a Colômbia, hoje às 22 horas (de Brasília), em Santa Clara (Estados Unidos), pela 3ª (e última) rodada do Grupo D da Copa América. O time de Dorival Júnior precisa vencer para terminar em 1º lugar do Grupo D. Se empatar, a Colômbia fica com a liderança da chave e o Brasil, com a segunda posição.

Nas quartas de final, o 1º do Grupo D enfrenta o Panamá (2º do Grupo C). E o 2º do D e pega o Uruguai (líder do C). Ou seja, o Brasil precisa vencer para evitar um confronto com o Uruguai.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

GrupoD
Classificação do Grupo D da Copa América (Crédito: Reprodução/Srgoool.com.br)

O jogo terá transmissão de Sportv e Globo (TV aberta).

Escalação do Brasil

Para o duelo decisivo, o técnico Dorival Júnior deve fazer mudanças na escalação, mas não deu pistas. Ele vem mantendo uma base da equipe, mas trocando algumas peças conforme o desgaste físico e as características de cada partida.

O treinador conta com todos os 26 jogadores à disposição – não tem lesões ou suspensões.

Série invicta de 25 partidas

O desafio do Brasil é derrubar a série invicta da Colômbia, que completou 25 partidas seguidas sem perder. A última derrota dos colombianos foi em fevereiro de 2022 – 0 a 1 para a Argentina, pelas Eliminatórias.

Desde aquela derrota, a Colômbia somou 20 vitórias e cinco empates. Em 2024, venceu as seis partidas que disputou. Derrotou Bolívia e Paraguai na Copa América. Em amistosos, bateu Espanha, Romênia, EUA e Bolívia.

Destaques individuais

Entre os destaques individuais da equipe comandada pelo técnico argentino Néstor Lorenzo (58 anos, ex-Melgar-PER), estão os pontas Luís Díaz (Liverpool) e Arias (Fluminense) e o meia James Rodriguez (São Paulo).

BRASIL X COLÔMBIA
Brasil: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Wendell (Arana); João Gomes (Douglas Luiz) e Bruno Guimarães; Savinho (Raphinha), Paquetá (Andreas Pereira) e Vini Jr; Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior
Colômbia: Vargas; Muñoz, Davinson Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma e Richard Rios; Arias, James Rodríguez e Luís Díaz; Córdoba (Borré). Técnico: Nestor Lorenzo
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Local: Levi’s Stadium, em Santa Clara (EUA), hoje às 22h
TV: Globo e SporTV