Brasil e Costa Rica estreiam na Copa América
Vini Jr em treino da seleção brasileira (Crédito: Divulgação/Rafael Ribeiro/CBF)

O Brasil estreia na Copa América nesta segunda-feira (dia 24) enfrentando a Costa Rica, às 22 horas (de Brasília), em Inglewood, nos Estados Unidos.

O jogo terá transmissão pela TV Globo (aberta), Sportv (cabo) e Globoplay (streaming).

Escalação do Brasil

O técnico Dorival Júnior deve usar Éder Militão na zaga. Uma dúvida é na lateral-esquerda, entre Wendell e Arana. No meio-campo, deve manter João Gomes e Bruno Guimarães como volantes, com Lucas Paquetá como meia ofensivo.

  • RETROSPECTO
  • Confrontos entre Brasil e Costa Rica
  • 11 confrontos
  • 10 vitórias do Brasil
  • 0 empate
  • 1 vitória da Costa Rica
  • 34 gols do Brasil
  • 9 gols da Costa Rica

Raio-X da Costa Rica

Campbell é o jogador mais conhecido
O ponta Joel Campbell, 31 anos, é o jogador mais conhecido da Costa Rica. O jogador chegou a defender o Arsenal em 2014 e 2015. Ele já disputou três edições da Copa do Mundo (2014, 2018 e 2022), somando dez jogos, 1 gol e 2 assistências.

Campbell está no Top 5 de maiores artilheiros da história da Costa Rica, com 27 gols em 140 jogos. Atualmente defende o Alajuelense, da Costa Rica. Nos tempos de futebol europeu, jogou por Real Bétis, Villareal e Sporting Lisboa.

Pela seleção atual, perdeu a posição de titular em 2023. Agora, em 2024, vem entrando apenas nos minutos finais das partidas.

Centroavante é o jogador mais valioso

O jogador mais valioso da Costa Rica no mercado da bola é o centroavante Manfred Ugalde, 22 anos. O Spartak Moscou (Rússia) pagou 13 milhões de euros ao Twente (Holanda) pelo jogador em janeiro. Pelo novo clube, apenas um gol em 16 jogos. Antes, na equipe holandesa, fez 22 gols e 14 assistências em 84 jogos. Pela seleção, soma 3 gols em 10 jogos.

Técnico argentino
A Costa Rica é comandada pelo técnico Gustavo Alfaro, argentino de 61 anos. Ele foi técnico da seleção do Equador de 2020 a 2022, dirigindo a equipe na Copa América de 2021 e na Copa do Mundo de 2022. Antes, trabalhou em clubes argentinos de 1993 a 2019. O auge foi em 2019 e 2020, quando comandou o Boca Juniors. No total da carreira, acumulou 1 título internacional (Copa Sul-Americana) e 6 títulos dentro da Argentina.

  • Os 26 convocados
  • Liga dos jogadores da seleção da Costa Rica
  • 14 na liga da Costa Rica
  • 7 na Europa (Rússia, Bélgica, Grécia, Chipre, Escócia, Inglaterra, Espanha)
  • 2 nos Estados Unidos
  • 1 no Canadá
  • 1 na Colômbia
  • 1 no México

Desempenho da Costa Rica em 2024

A Costa Rica somou 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 2024. A derrota foi por 3 a 1 para a Argentina, em amistoso. O empate foi um 0 a 0 com o Uruguai, também em amistoso. As vitórias ocorreram em três partidas das Eliminatórias e um amistoso (sobre Granada, São Cristóvão e Neves, Honduras e El Salvador)

Desempenho em 2023
A Costa Rica disputou duas competições da Concacaf em 2023 e não foi bem. Na Nations League, acabou eliminado nas quartas de final, com derrotas para o Panamá nos jogos de ida e volta (3 a 0 e 3 a 1). A competição foi vencida pelos Estados Unidos, que bateram o México na decisão.

Na Copa Ouro, a Costa Rica acabou eliminada nas quartas de final pelo México, em derrota por 2 a 0. Antes, na fase de grupos teve um empate com El Salvador, uma derrota para o Panamá e uma vitória por 6 a 4 sobre a Martinica.

Regulamento da Copa América

A Copa América é disputada por 16 seleções. O Brasil está no Grupo D, com Costa Rica, Colômbia e Paraguai. Após confrontos dentro do grupo, os dois melhores avançam para as quartas de final.

Tabela
Depois de jogar com a Costa Rica, o Brasil enfrenta o Paraguai (na próxima sexta-feira) e a Colômbia (em 2 de julho, uma terça-feira)

BRASIL x COSTA RICA
Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell (Arana); Bruno Guimarães e João Gomes; Raphinha, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior; Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior
Costa Rica: Patrick Sequeira; Gerald Taylor, Jeyland Mitchell, Julio Cascante, Francisco Calvo e Ariel Lassiter; Brandon Aguilera, Orlando Galo, Josimar Alcócer e Álvaro Zamora; Ugalde. Técnico: Gustavo Alfaro
Árbitro: Cesar Arturo Ramos Palazuelos (México)
Local: SoFi Stadium, em Inglewood, Estados Unidos
Quando: segunda-feira às 22 horas (de Brasília)
TV: Globo, Sportv e Globoplay