Danilo e Vinicius Junior em treino da seleção brasileira
Danilo e Vinicius Junior em treino da seleção brasileira (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

Brasil e Paraguai se enfrentam nesta sexta-feira (dia 28) às 22 horas, em Las Vegas, nos Estados Unidos, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América. A seleção brasileira estreou com empate em 0 a 0 com a Costa Rica. Os paraguaios perderam na 1ª rodada para a Colômbia, por 2 a 1.

O jogo terá transmissão da TV Globo (tv aberta), do Sportv (cabo) e Globoplay (streaming)

Essas quatro equipes estão no Grupo D. Após três rodadas, os dois primeiros colocados avançam para as quartas de final.

Na terceira e última rodada dessa fase, o Brasil pega a Colômbia, na próxima terça-feira.

Seleção brasileira pressionada

Após o empate com a Costa Rica, a seleção brasileira foi duramente criticada. O lateral-esquerdo Guilherme Arana comentou sobre essa pressão. “A gente está acostumado, quando o resultado esperado não vem é normal que apareçam as críticas, mas a cabeça está boa, todo mundo focado, querendo vencer. Esse é nosso objetivo. Normal que venham as críticas, isso nos fortalece e faz com que trabalhe cada vez mais para buscar os objetivos”, disse o lateral do Atlético-MG e da seleção.

Provável escalação do Brasil

O técnico Dorival Júnior pode repetir a escalação usada no empate com a Costa Rica, no esquema tático 4-2-3-1, com Paquetá como meia ofensivo centralizado. Os 26 convocados estão à disposição do treinador.

Série invicta
O Brasil defende uma série invicta contra os paraguaios. A última derrota para esse adversário foi em 2008, por 2 a 0, pelas Eliminatórias. Desde então, quatro vitórias brasileiras e cinco empates.

Paraguai vive crise

O Paraguai vive péssima fase desde a chegada do técnico argentino Daniel Garnero, 55 anos. Ele estreou no comando da equipe em outubro de 2023. Desde então, somou 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. As duas únicas vitórias foram sobre Bolívia e Panamá, ambas por 1 a 0.

Nesses oito jogos com Garnero, o Paraguai só marcou três gols. No entanto, sofreu apenas sete gols.

  • O PARAGUAI EM 2024
  • Paraguai 1×2 Colômbia – Copa América
  • Paraguai 1×0 Panamá – amistoso
  • Paraguai 0x3 Chile – amistoso
  • Paraguai 0x0 Peru – amistoso

O técnico
Daniel Garnero chegou ao futebol paraguaio em 2015. Comandou Sol de América, Guaraní, Olimpia e Libertad. Nesse período, conquistou dez títulos da primeira divisão nacional (5 Clausura e 5 Apertura).

Filho de Gustavo Morínigo

O goleiro titular do Paraguai é Rodrigo Morínigo, 25 anos, do Libertad, que tem apenas 30 jogos como profissional (29 pelo clube e 1 pela seleção). Ele é filho do técnico Gustavo Morínigo, 47 anos, que comandou o Coritiba de 2020 e 2022.

Zaga é o destaque
Um ponto forte da seleção paraguaia é a zaga. A dupla conta com o destro Balbuena 32 (Dynamo Moscou e ex-Corinthians) e o canhoto Alderete (27 anos, Getafe-ESP). O destro Gustavo Gómez (31 anos, Palmeiras) tem ficado no banco.

Volante do Grêmio
No meio-campo, um nome de referência é o volante Villasanti, 27 anos, do Grêmio. A novidade contra o Brasil pode ser o volante Bobadilla, 22 anos, do São Paulo.

Paraguai tem pontas da Premier League

No setor ofensivo, os nomes mais conhecidos do Paraguai são os pontas Enciso e Almirón, que jogam na principal liga do mundo, a Premier League.

Enciso, 20 anos, foi comprado por 11 milhões de euros pelo Brighton em 2023. Desde então, somou 4 gols e 5 assistências em 41 jogos pelo clube inglês. Pela seleção, ele já acumula 15 jogos e 1 gol.
Almirón, 30 anos, foi comprado pelo Newcastle em 2019 por 24 milhões de euros. Ele tem 30 gols e 12 assistências em 209 jogos pela equipe inglesa. Pela seleção, tem 7 gols em 56 jogos.

No banco, a seleção paraguaia conta com Ángel Romero (31 anos, Corinthians) e Ramón Sosa (24 anos, Talleres-ARG) para as pontas.

Centroavantes
O centroavante titular é Alex Arce, 29 anos, da LDU, do Equador. Ele vive temporada artilheira pelo clube, com 17 gols em 22 jogos. O reserva imediato dele na seleção é Adam Bareiro, 27 anos, do San Lorenzo-ARG, que vem sendo disputado no mercado da bola por Athletico Paranaense, Grêmio, Palmeiras, River Plate e Boca Juniors.

BRASIL x PARAGUAI
Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes e Bruno Guimarães; Raphinha, Lucas Paquetá
e Vinícius Júnior; Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior
Paraguai: Rodrigo Morínigo; Velázquez, Balbuena, Alderete e Espinoza; Cubas, Mathias Villasanti e Caballero (Bobadilla); Julio Enciso, Miguel Almirón (Ramón Sosa) e Alex Arce. Técnico: Daniel Garnero
Árbitro: Piero Maza
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA), sexta às 22 horas (de Brasília)
TV: Globo e Sportv

  • RIVALIDADE
  • Entre Brasil e Paraguai
  • 82 jogos
  • 49 vitórias do Brasil
  • 11 vitórias do Paraguai
  • 22 empates