Brasileira leva primeiro ouro no taekwondo em estreia nos Jogos Paralímpicos

A mineira Ana Carolina Moura se sagrou campeã paralímpica de taekwondo

Cpb.org.br
Ana Carolina Moura vibra após vitória nas quartas de finais

Ana Carolina Moura vibra após vitória nas quartas de finais (Crédito: Divulgação/Silvio Ávila/CPB)

A mineira Ana Carolina Moura, 29, se sagrou campeã paralímpica de taekwondo nesta sexta-feira, 30, ao superar a francesa Djelika Diallo na final da categoria até 65kg, no Grand Palais. Mesmo diante de um ginásio lotado torcendo pela adversária, a brasileira se impôs e venceu por 13 a 7.

É o segundo ouro do Brasil na modalidade na história da competição após o primeiro lugar do paulista Nathan Torquato na ccategoria até 61kg em Tóquio 2020. O taekwondo entrou no programa dos Jogos Paralímpicos somente em Tóquio 2020.

No caminho até o ouro, a atleta de Belo Horizonte venceu a grega Christina Gkentzou por 11 a 7, nas quartas de final, e a camaronesa Marie Antoinette Dassi por 21 a 1, na semifinal, garantindo uma vaga na decisão.

Esta foi a estreia de Ana Carolina Moura em Jogos Paralímpicos. Na preparação para o megaevento, ela acumulou bons resultados, que a credenciaram a chegar como uma das favoritas a uma medalha em Paris 2024. Ela foi ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e também conquistou o Mundial do México no mesmo ano.

“A minha medalha de ouro valeu a pena demais. Estou muito satisfeita porque é um trabalho em equipe. Todo mundo junto e um resultado de todos”, celebrou a atleta, que destacou os bons resultados do taekwondo no dia.

Ana Carolina Moura tem má-formação congênita no antebraço direito e começou a praticar taekwondo para se defender, após ser assaltada e perder um colar que havia ganhado de uma tia quando nasceu.

Mais medalhas no taekwondo

Mais cedo, a paraibana Silvana Fernandes, da categoria até 57kg, faturou a medalha de bronze. Ela derrotou Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, por 28 a 3.

Outro semifinalista brasileiro, o paulista Nathan Torquato, da categoria até 63kg, foi superado pelo turco Mahmut Bozteke, por 10 a 6. Durante o combate, ele sofreu uma entorse no joelho esquerdo e ficou fora da disputa pelo bronze.