Cinco paranaenses voltam de Paris 2024 com medalha; Veja os resultados de todos os atletas do Paraná na Olimpíada

Silvio Rauth Filho
A curitibana Julia Soares com a medalha em Paris 2024

Jogos Olímpicos de Paris 2024 - Seleção de ginástica artística feminina. A curitibana Julia Soares (Crédito: Divulgação/Marina Ziehe/COB)

Cinco atletas paranaenses voltaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com medalhas na bagagem. O único deles que conquistou em uma prova individual foi o curitibano Augusto Akio, 24 anos, que ganhou bronze no skate park.

Augusto Akio comemora a medalha de bronze na final olímpica (Crédito: Divulgação/Luiza Moraes/COB)

A curitibana Julia Soares, 18 anos, também trouxe um bronze, conquistado junto com a equipe brasileira de ginástica artística, na emocionante final contra os Estados Unidos de Simone Biles. Na prova individual, Julia chegou à final da trave e ficou em sétimo lugar – um resulto expressivo para a atleta de 18 anos, que disputou uma Olimpíada pela primeira vez.

A curitibana Roberta Ratzke com o bronze do vôlei feminino (Crédito: Divulgação/Miriam Jeske/COB)

Outros dois bronzes paranaenses vieram do vôlei de quadra, com a seleção feminina. A levantadora curitibana Roberta Ratzke, 34 anos, deu show em Paris e brilhou na campanha com cinco vitórias e apenas uma derrota – para a poderosa equipe dos Estados Unidos. Outra paranaense da equipe é a ponta Julia Bergmann, 23 anos, nascida na Alemanha (em Munique) e criada em Toledo.

Júlia Bergmann com a medalha (Crédito: Divulgação/Miriam Jeske/COB)

Para completar, Rafael Silva, nascido em Aquidauana (MS) e criado em Rolândia (PR), ganhou um bronze no judô por equipes – o Brasil derrotou a Itália na decisão do terceiro lugar. Na disputa individual, ele caiu na primeira eliminatória, na categoria mais de 100 kg.

Rafael Silva, o Baby, Leonardo Gonçalves e Guilherme Schimidt (Crédito: Divulgação/Miriam Jeske/COB)

Desempenho do Brasil

O Brasil conquistou 20 medalhas nessa Olimpíada: 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. É a segunda melhor campanha da história, superando o desempenho na Rio 2016 no número total de medalhas, atrás apenas de Tóquio 2020. O país ficou no top-20 no número de ouros e no top-15 no total de medalhas.

Paranaenses na Olimpíada

A Olimpíada de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, contou com 10.500 atletas. Foram 276 competindo pelo Brasil.

Desses 276, 17 são nascidos no Paraná. E outros sete são radicados em cidades paranaenses, ou seja, nasceram em outros estados, mas adotaram o Paraná.

Resultados dos atletas nascidos no Paraná

OS ATLETAS RADICADOS NO PARANÁ

Conheça os Bergmann, os irmãos paranaenses do vôlei na Olimpíada

AUSENTE POR LESÃO

Rafaela Zanellatto, rugby de 7, curitibana de 24 anos, foi pré-convocada para a Olimpíada, mas acabou de fora por causa de uma lesão.