Thiago Heleno e Robson
Thiago Heleno e Robson (Crédito: Robson Mafra)

Athletico Paranaense, Coritiba e Maringá são as equipes com mais jogadores na seleção da primeira fase do Campeonato Paranaense. O time dos melhores tem quatro do Coritiba: o meia-atacante Figueiredo, o ponta Robson, o meia-ponta Matheus Frizzo e o lateral-esquerdo Jamerson. Já o Athletico emplacou os zagueiros da seleção: Thiago Heleno e Gamarra. O Maringá conta com o lateral-direito Marcos Vinícius e o meia-atacante Serginho.

A seleção foi montada pelo Bem Paraná, no esquema tático 4-3-3, usando o ranking do site Sofascore, que atribui notas de 0 a 10 para os atletas a cada partida. Também foi adotado um filtro aplicado pelo próprio site de estatísticas de futebol. “Para figurar na lista, os jogadores devem atender ao critério de jogar pelo menos 60% do total de minutos na competição”, explica o Sofascore.

SELEÇÃO DO CAMPEONATO PARANAENSE APÓS 11 RODADAS

No esquema tático 4-3-3, com base no ranking do Sofascore

JogadorclubeposiçãoNota média
Denison SantosAndrausgoleiro7,29
Marcos ViníciusMaringálateral-direito7,51
Thiago HelenoAthleticozagueiro7,23
GamarraAthleticozagueiro7,22
JamersonCoritibalateral-esquerdo6,99
Vinícius DinizOperáriovolante7,20
LonguineLondrinameia7,47
FigueiredoCoritibameia7,60
RobsonCoritibaponta7,64
Matheus FrizzoCoritibaponta7,36
SerginhoMaringáatacante7,60

Os dois melhores jogadores do Athletico no Sofascore não entraram na seleção. A maior nota média é do ponta/ala Canobbio, com 7,44. No entanto, o jogador não atuou por pelo menos 60% da competição – ficou 508 minutos em campo, enquanto o mínimo necessário é 594 minutos. O ala/ponta Julimar tem nota média 7,24 e é o 11º no ranking do Sofascore do Paranaense 2024. Ele não entra na seleção porque fica atrás do lateral-direito do Maringá, Marcos Vinícius, e também dos pontas Robson e Matheus Frizzo, do Coritiba.

Top10-2
Os 10 melhores da primeira fase do Paranaense, segundo o Sofascore (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Matheus Frizzo vem sendo chamado de “meia” desde que chegou ao Coritiba. No entanto, em 2024 praticamente só jogou aberto na esquerda, como extremo (ou meia-ponta). O técnico Guto Ferreira vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Frizzo na esquerda, Robson na direita e um meia ofensivo centralizado (Matheus Bianqui ou Figueiredo). Figueiredo, aliás, também jogou como centroavante parte da competição.

O melhor jogador da primeira fase foi Robson, do Coritiba, com nota média 7,64. Ele também é o artilheiro da competição, com nove gols em dez jogos.

ESP-CAP-Sofa
Os melhores do Athletico no Paranaense 2024, segundo o Sofascore (Crédito: Reprodução/Sofascore)
ESP-Coxa-Sofa-1
Os melhores do Coritiba no Paranaense 2024, segundo o Sofascore (Crédito: Reprodução/Sofascore)

O destaque do Interior é Serginho, 33 anos, do Maringá. O jogador fez dois gols e deu quatro assistências em dez jogos. Atuou como centroavante e também como meia ofensivo. Revelado pelo Santos, o jogador chegou a ser titular do Palmeiras em 2013 (5 gols em 21 jogos).

Outro grande nome do Maringá é o lateral-direito Marcos Vinícius, que fez um gol e quatro assistências em dez jogos na primeira fase. Revelado pelo São Paulo, o jogador de 26 anos teve uma rápida passagem pelo Coritiba em 2023.

Pelo Londrina, o principal nome é o meia Rafael Longuine, 33 anos, com um gol e três assistências em 11 jogos. O jogador, ex-Santos e Coritiba, tem média de 2,1 passes decisivos por jogo no Paranaense 2024.

A grande surpresa da seleção é o goleiro Denison Santos, do Andraus, com nota média 7,29, superando Bento, do Athletico, que tem 7,21. Ex-Tubarão-SC, Denison teve média de 4,4 defesas por jogo na primeira fase e defendeu 75% das finalizações contra ele. Já Bento fez 3,0 defesas por partida e parou 86% dos arremates contra ele.