Conheça as promessas do esporte de Curitiba que estão nas Olimpíadas de Paris 2024
Conheça as promessas do esporte de Curitiba que estão nas Olimpíadas de Paris 2024

Promessas do esporte de Curitiba que estarão nas Olimpíadas de Paris 2024. Faltam 25 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a delegação brasileira já conta com 237 atletas confirmados das 259 vagas. Destes, estão sete atletas e três treinadores beneficiários do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba.

Já nos Jogos Paralímpicos de Paris, que começam em 28 de agosto, serão 12 paratletas e cinco técnicos beneficiados pela Prefeitura de Curitiba a integrar o time Brasil, que contará com 124 atletas.

Ao todo, serão 27 beneficiários do programa que farão parte das delegações brasileiras olímpica e paralímpica em Paris 2024, número expressivamente maior que nos Jogos Paralímpicos de Toquio 2021, onde estiveram oito beneficiários, e no Rio 2016, quando foram sete beneficiários da Prefeitura de Curitiba.

Segundo o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Guilherme Schlichta, os números refletem a solidificação do programa ao longo dos anos, especialmente na gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, como fator de desenvolvimento e fortalecimento do esporte e do paradesporto na cidade.

“É um momento histórico para o esporte de Curitiba, que será representa pela maior delegação de atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. Vamos acompanhar e torcer e no retorno faremos um grande encontro para comemorar esse feito, que já é uma vitória”, disse Guilherme.

Olimpíada

Vão representar Curitiba na Olimpíada de Paris, Isabela Antonietto de Abreu, no pentatlo moderno, Julia Soares e Carolyne Pedro, na ginástica artística; Bárbara Domingos, na ginástica rítmica; Natasha Ferreira, no judô; Luigi Cini, no skate; e Rafaela Zanellato, no rugby.

Além dos atletas, as técnicas Ryna Iashenko, da ginástica artística, e Márcia Naves, na ginástica rítmica, e os técnicos Adailton dos Santos Gonçalves, no boxe, e Claudiomiro Segatto, do tênis de mesa, compõe o seleto time de treinadores do Brasil.

A curitibana Natasha Ferreira, 25 anos, vai disputar sua primeira olimpíada no judô, na categoria -48k.

“Estou muito feliz e com grandes expectativas para lutar minha primeira olimpíada.  É a maior competição do mundo e com o apoio da Prefeitura estou treinando muito para dar o meu melhor e buscar minha tão sonhada medalha olímpica”, disse Natasha.

Paraolimpíada

Na Paraolimpíada de Paris 2024, o número de atletas e técnicos beneficiários do programa de incentivo da Prefeitura de Curitiba é ainda maior: 12 paratletas e cinco técnicos.

São eles Ronan Cordeiro, no paratriathlon; Rogério Junior Xavier de Oliveira e Vitor Gonçalves Tavares, no parabadminton; Adriana Gomes de Azevedo, Mari Santilli e Miqueias Elias Rodrigues, na canoagem; Carminha Celestina de Oliveira, na esgrima CR; Cássio Reis, Jeferson Gonçalves e Tiago da Silva, no futebol de cegos; e Anderson Rodrigues dos Santos e Edwarda de Oliveira Dias, no voleibol sentado. 

Já os treinadores paralímpicos são Italo Hauer, parabadminton; Josinaldo Costa Sousa, no futebol de cegos; Rodrigo Ferla, no parataekwondo; Claudionor Segatto, no tênis de mesa; e James Walter Lowry, no tiro esportivo.

Vitor Tavares, um dos favoritos a conquistar uma medalha no parabadminton, não vê a hora de a competição começar.

“Eu agradeço imensamente a todos os envolvidos, à minha equipe multidisciplinar e todos meus patrocinadores e apoiadores, como a Prefeitura de Curitiba. Agora é se concentrar e chegar em Paris na melhor forma possível”, disse Vitinho.

Nos Jogos Paralímpicos de Paris de 2024, o Brasil será representado por 124 atletas, em dez modalidades diferentes. Foram convocados 122 atletas com deficiência e dois goleiros.

Por modalidade, houve a convocação de 37 atletas da natação, 24 do vôlei sentado, 15 do tênis de mesa, 12 do goalball, dez do futebol de cegos, oito da canoagem, sete da esgrima em cadeira de rodas, seis do taekwondo, três do badminton e dois do hipismo.

Programa Municipal de Incentivo ao Esporte

Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba beneficia atletas, paratletas, profissionais em esporte e paradesporto, assim como entidades de diversas modalidades esportivas cujo desempenho tem destacado em disputas nacionais e internacionais.

Atletas, paratletas, profissionais em esporte e paradesporto com residência fixa e comprovada no município de Curitiba, assim como instituições esportivas e paradesportivas sem fins lucrativos, sediadas em Curitiba, podem solicitar recursos da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte para cobrir despesas com competições, viagens, alimentação, hospedagem e material esportivo.

“A participação dos nossos atletas, paratletas e técnicos na Olimpíada e Paralimpíada de Paris é fruto de um trabalho consolidado por meio de programas, projetos, mas principalmente de leis que fortalecem o esporte. Ações como o Programa Municipal de Leis de Incentivo, que financia o projeto dos atletas e que agora têm o Fundo Municipal do Esporte, são instrumentos que a Prefeitura utiliza para que eles tenham condições de competir da melhor forma possível, desenvolver habilidades e se preparar”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.