Convocação da Seleção Brasileira tem atacante revelado pelo Coritiba e lateral ex-Athletico como principais novidades

Redação Bem Paraná
Abner

Abner Vinícius: lateral ex-Furacão terá uma chance na Seleção Brasileira (Foto: Franklin de Freitas)

O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (27 de setembro) a lista de convocados para vestir a camisa da Seleção Brasileira no mês que vem, nos duelos contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. E as duas principais novidades da Canarinho são nomes conhecidos do torcedor paranaense: o atacante Igor Jesus, hoje no Botafogo e revelado pelo Coritiba; e o lateral Abner, que joga pelo Lyon (da França) e teve passagem vitoriosa pelo Athletico entre 2019 e 2023.

Além das duas novidades na lista de Dorival, outros dois nomes fortemente ligados ao futebol paranaense estarão vestindo a amarelinha no próximo mês: o goleiro Bento (hoje jogador do Al-Nassr, da Arábia Saudita) e o meio-campista Bruno Guimarães (do Newcastle, da Inglaterra), ambos atletas formados e ídolos do Furacão. No entanto, já vinham aparecendo nas convocações recentes da Seleção.

O Brasil encara o Chile no dia 10 de outubro, em Santiago. Cinco dias depois, recebe o Peru no Mané Garrincha, em Brasília. Atualmente, a Seleção está em quinto lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e, sob o comando de Dorival Júnior, soma uma vitória (contra o Equador) e uma derrota (diante do Paraguai) na competição.

Saiba quem são as novidades na Seleção:

Abner

Lateral-esquerdo com 24 anos de idade, Abner foi revelado pela Ponte Preta e rapidamente comprado pelo Athletico Paranaense, que pagou cerca de R$ 10 milhões pela jovem promessa ainda em 2019. Quatro anos depois, o atleta foi vendido pelo Furacão ao Real Betis, da Espanha, por sete milhões de euros (quase R$ 40 milhões, na época).

Pelo rubro-negro paranaense, Abner disputou quase 150 jogos e fez cinco gols. Conquistou a Sul-Americana e o Campeonato Paranaense, em 2021 e 2020, respectivamente. Além disso, foi campeão olímpico com o Brasil, em Tóquio, em 2021.

Após iniciar sua trajetória no Velho Continente pela Espanha, em julho último o atleta acabou negociado com o Lyon, da França, por oito milhões de euros. No novo clube, foi titular nas cinco partidas disputadas pela equipe na temporada, no Campeonato Francês.

Igor Jesus

O atacante Igor Jesus é cria do Coritiba, tendo atuado pelo clube do Alto da Glória dos 13 aos 19 anos de idade. Disputou mais de 50 partidas e fez sete gols, atuando tanto como centroavante como na ponta-direita.

Em 2020, foi vendido pelo clube paranaense para uma equipe dos Emirados Árabes. Até que o Botafogo, aproveitando que o atleta estava em fim de contrato, o trouxe como reforço na metade desta temporada. Desde então, já disputou 13 partidas pela equipe carioca (nove como titular) e marcou cinco gols.

Igor Jesus: contratado há pouco tempo pelo Botafogo, já se afirma como um dos principais atacantes do futebol brasileiro (Foto: Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak )