WhatsApp Image 2024-02-18 at 19.37.13 (2)
Coritiba x Athletico, no Couto Pereira (Crédito: Robson Mafra)

Coritiba e Athletico Paranaense empataram em 1 a 1, nesse domingo (dia 18) à tarde, no Couto Pereira, pela 10ª (e penúltima rodada) da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Coxa ficou em 2º lugar, com 21 pontos, um ponto acima do Maringá, 3º colocado. O Furacão está na liderança isolada, com 22 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Os dois times já estavam classificados para as quartas de final antes do clássico – os oito primeiros avançam. O Atletiba, porém, é decisivo para determinar as posições ao final da primeira fase — a última rodada será no próximo domingo (dia 25). Os confrontos das quartas de final são definidos pela classificação: 1º contra 8º, 2º contra 7º e assim por diante. A equipe com melhor campanha tem o mando de campo do jogo de volta.

  • Centenário do clássico
  • O jogo marcou o aniversário de 100 anos de Atletiba. Veja os números:
  • 393 jogos
  • 149 vitórias do Coritiba
  • 118 empates
  • 126 vitórias do Athletico
  • 579 gols do Coritiba
  • 527 gols do Athletico
  • Fonte: Grupo Helênicos

Artilheiros
O jogo foi o encontro dos dois maiores artilheiros do futebol brasileiro em 2024: Mastriani, do Athletico, e Robson, do Coritiba. O jogador do Coxa fez 9 gols em 9 jogos na temporada. O uruguaio do Furacão anotou 8 em 6 partidas — desse total, foram 6 gols em 2 jogos pelo América-MG.

Recorde
O Athletico registra um recorde em 2024, com sua maior invencibilidade dentro do Campeonato Paranaense na história: 28 partidas seguidas sem perder (21 vitórias e 7 empates). A última derrota foi em 23 de março de 2022, para o Coritiba (2 a 1 na Arena da Baixada).

Retrospecto recente
Nos últimos 15 Atletibas, de 2020 até hoje, foram 7 vitórias do Athletico, 5 empates e 3 vitórias do Coritiba.

No Couto
Em toda história, foram 215 Atletibas no Couto Pereira, com 97 vitórias do Coritiba, 65 empates e 53 vitórias do Athletico. Os dados são do Grupo Helênicos.

Escalação do Coritiba
As baixas eram Eberth, Andrey e Thalisson Gabriel, todos em recuperação. Ainda sem condições, Leandro Damião também ficou de fora. O técnico Guto Ferreira escalou força máxima e manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Robson (direita), Matheus Bianqui (centro) e Frizzo (esquerda) na linha de três.

Esquemas-Atletiba-corrigos
Esquemas táticos de Coritiba e Athletico no clássico (Crédito: Reprodução/This11)

Escalação do Athletico
No Athletico, as baixas eram Madson (suspenso), Zapelli (lesão), Esquivel (recuperação) e Leo Godoy (recuperação). O técnico Juan Carlos Osorio escalou força máxima e manteve o esquema tático 3-1-4-2, com Fernandinho como único volante. A linha de quatro tinha Julimar (direita) e Canobbio (esquerda) abertos, pelos lados do campo. Erick (direita) e Felipinho (esquerda) jogavam centralizados. O ataque tinha Pablo como ponta-de-lança e Mastriani como centroavante.

Lesões no início
O Coritiba perdeu dois volantes por lesão no início do jogo. Aos 14, Vini Paulista saiu lesionado e entrou o volante Geovane Meurer. Aos 22, Fransérgio saiu lesionado e entrou o volante Arilson.

Primeiro tempo
O primeiro tempo foi eletrizante, com três chances para cada equipe. O Coritiba começou avançado e conseguiu empurrar para trás o rival. O Athletico ainda não havia enfrentando esse cenário — ter que jogar recuado — e demorou para se encontrar no jogo. Quando começou a achar espaços, mostrou-se perigoso no contra-ataque. E abriu o placar dessa forma aos 22, em arrancada de Julimar, cruzamento para Canobbio e gol de Mastriani no rebote de Morisco. O goleiro do Coxa também evitou um gol certo, pouco antes, aos 10 minutos, em boa jogada de Canobbio e finalização de Mastriani na pequena área. Do outro lado, Bento precisou salvar o Furacão após lambança de Thiago Heleno, jogada de Figueiredo e finalização de Matheus Bianqui, na cara do gol, aos 24 minutos. O empate do mandante veio aos 50, em cruzamento rasteiro de Natanael e finalização de Matheus Bianqui. No total do primeiro tempo, 57% de posse para o Coritiba, que também finalizou mais vezes (8 a 6).

Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Coritiba atacando e exigindo boas defesas de Bento. Aos 13, as primeiras substituições no Athletico, com as entradas do centroavante Di Yorio e do meia Christian. O jogo perdeu a intensidade da primeira etapa e passou a ter ataques esporádicos dos dois lados. Aos 26, três trocas no Coxa, com as entradas do centroavante Brandão, do ponta Wesley Pomba e do volante Sebá Gómez. Aos 28, Thiago Heleno perdeu boa chance de gol para o Athletico. Aos 30, quase gol contra de Gamarra, após boa cobrança de falta de Robson. Nos minutos finais, os dois times pouco atacaram e o clássico do centenário acabou empatado. No total dos 90 minutos, 52% de posse de bola para o Coritiba, que finalizou mais vezes: 16 a 11.

CORITIBA 1×1 ATHLETICO
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Jamerson; Fransérgio (Arilson) e Vini Paulista (Geovane Meurer); Robson, Matheus Bianqui (Brandão) e Frizzo (Sebá Gómez); Figueiredo (Wesley Pomba). Técnico: Guto Ferreira
Athletico: Bento; Kaique Rocha, Thiago Heleno e Gamarra; Fernandinho; Julimar, Erick, Vinicius Felipinho e Canobbio (Cuello); Pablo (Christian) e Mastriani (Di Yorio). Técnico: Juan Carlos Osorio
Gols: Mastriani (22-1º) e Matheus Bianqui (50-1º)
Cartões amarelos: Arilson, Robson, Bruno Melo (C). Fernandinho, Erick, Felipinho (A). No banco: Osorio (A).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Público: 22.439 pagantes (24.969 total)
Local: Couto Pereira

  • PRINCIPAIS LANCES
    Primeiro tempo
    1 – Cruzamento da esquerda. Matheus Bianqui cabeceia no centro. Bento segura.
    3 – Figueiredo recebe na área, gira e chuta cruzado. A bola vai ao lado.
    10 – Gamarra lança. Canobbio recebe na ponta-esquerda e cruza rasteiro. Na cara do gol, Mastriani chuta. Morisco faz um milagre.
    22 – Gol do Athletico. Contra-ataque. Julimar dispara na direita e cruza. Canobbio se atira na bola e desvia no canto. Morisco salva com a ponta do pé. A bola sobra para Mastriani cutucar.
    24 – Thiago Heleno fura. Figueiredo fica livre na área e rola para Matheus Bianqui, na cara do gol. Ele chuta e Bento faz um milagre.
    26 – Julimar rouba de Bruno Melo, na área do Coxa, é cercado por Morisco e acaba perdendo o domínio.
    50 – Gol do Coritiba. Figueiredo de calcanhar para Natanael, que cruza rasteiro. Matheus Bianqui finaliza na pequena área.
  • Segundo tempo
    5 – Figueiredo cruza. Matheus Bianqui cabeceia no ângulo. Bento faz defesa espetacular.
    6 – Mauricio Antonio chuta de fora da área. Bento segura.
    12 – Felipinho chuta de fora da área. Morisco espalma no canto.
    28 – Christian cruza do bico da área. Thiago Heleno chuta perto, ao lado.
    33 – Falta na esquerda. Robson cruza. Mauricio Antonio desvia. Gamarra tenta tirar e, de cabeça, coloca a bola na trave. Quase gol contra.