Após deixar o Coritiba, Leandro Damião negocia com o Internacional

Silvio Rauth Filho
O centroavante Leandro Damião negocia com o Internacional

Leandro Damião (à esquerda) em Coritiba x Brusque (Crédito: Franklin de Freitas)

O Coritiba rescindiu o contrato com o centroavante Leandro Damião, 34 anos, há duas semanas. Ele tinha vínculo até dezembro de 2024. Em seguida, o clube paranaense anunciou a contratação de Junior Brumado.

Livre no mercado, Damião agora negocia para retornar ao Internacional. Segundo o site Revista Colorada, o clube gaúcho tenta abrir espaço na folha salarial com a possível saída do centroavante argentino Lucas Alario, com salário mensal de aproximadamente R$ 1 milhão. E, segundo o mesmo site, Damião aceitaria receber o mesmo que ganhava no Coxa: R$ 400 mil mensais.

Desempenho em 2024

Damião atuou em 16 jogos pelo Coritiba (14 como titular). Marcou três gols e fez uma assistência. Foram dois gols contra o Cianorte (no Campeonato Paranaense) e um contra o Ituano.

Na Série B de 2024, o centroavante chegou a ser o jogador com mais chances de gol perdidas – clique aqui para saber mais.

Desempenho antes do Coritiba

Antes de chegar ao Coritiba, Damião estava livre no mercado da bola após deixar o Kawasaki Frontale, do Japão. O Kawasaki ficou em 8º lugar na última edição do Japonês (J-League) e Damião foi o 12º da equipe no ranking de desempenho do Sofascore, com nota média 6,83. Ele marcou 5 gols em 22 jogos na última temporada pelo Kawasaki.

A última boa temporada de Damião ocorreu em 2021, quando marcou 31 gols e fez dez assistências em 48 jogos pelo Kawasaki.

Damião ficou no clube japonês de 2019 a fevereiro de 2024, somando 71 gols em 178 jogos e conquistando sete títulos (entre eles, dois troféus da J-League). Sua última temporada no Brasil foi em 2018, com 11 gols em 32 jogos pelo Internacional.

História de Leandro Damião

Paranaense de Jardim Alegre, o centroavante, de 1,88 m de altura, começou no Atlético de Ibirama-SC (Hermann Aichinger) e passou por Marcílio Dias e Atlético Tubarão antes de chegar ao Internacional, em 2009. Pelo clube gaúcho, fez 106 gols em 226 jogos.

Chegou à seleção brasileira, somando três gols em 18 jogos pela equipe nacional. A última partida pela seleção foi em 2013.

Em 2014, Damião atingiu seu recorde de valor no mercado da bola, sendo vendido pelo Inter ao Santos por valor equivalente a 13 milhões de euros.

No total da carreira, o jogador acumulou 580 jogos, 225 gols e 44 assistências.