O zagueiro Jhon Chancellor
Chancellor, do Coritiba, disputa lance com Terans, do Athletico (Crédito: Valquir Aureliano)

O zagueiro Jhon Chancellor, 32 anos, está na lista de 30 jogadores convocados pela seleção da Venezuela para a fase de preparação para a Copa América 2024. O jogador conseguiu recuperar seu espaço no futebol após ser afastado pelo Coritiba, em maio de 2023.

Agora, em boa fase no Metropolitanos, da Venezuela, voltou a ganhar uma chance com o técnico argentino Fernando Batista, que já comandou a seleção sub-23 da Argentina.

Chancellor chegou ao Coritiba em 2022, quando estava livre no mercado, após deixar o Zaglebie Lubin, da Polônia. No clube paranaense, disputou 28 jogos e marcou um gol. Em maio de 2023, perdeu a posição e acabou afastado, treinando em grupo separado até encontrar uma equipe.

Rescindiu o contrato com o Coxa e acertou com o Necaxa, do México, em agosto de 2023. Só disputou cinco jogos na equipe da América do Norte. Só voltou a jogar em abril de 2024, pelo Metropolitanos. E o retorno foi em grande estilo.

Em 12 jogos pelo clube venezuelano, Chancellor já marcou dois gols e fez duas assistências. É o zagueiro com maior nota no ranking Sofascore do campeonato nacional, com 7,31.

Seleção venezuelana

Chancellor tem 39 jogos e três gols pela seleção da Venezuela. Foi reserva na Copa América de 2021, mas jogou em sete rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. E foi titular na vitória por 1 a 0 contra o Paraguai, em setembro 2023, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Futebol italiano
Em 2019, Chancellor foi comprado por 1,6 milhão de euros pelo Brescia, da Itália. Ficou no clube até fevereiro de 2022, somando 26 jogos na Série A da Itália e 35 na Série B. Com o fim do contrato, acertou com o Zaglebie Lubin, da Polônia, onde disputou sete partidas.

O venezuelano atuou na América do Sul na maior parte da carreira, defendendo Deportivo Lara-VEN, Delfín-EQU, Mineros de Guayana-VEN e Real Eppor-VEN.