Após pressão de ex-presidentes, Coritiba divulga comunicado sobre transparência da SAF

Redação Bem Paraná
O estádio Couto Pereira, do Coritiba

O estádio Couto Pereira, do Coritiba (Crédito: Robson Mafra)

O presidente do Conselho Deliberativo do Coritiba, Jamil Ibrahim Tawil Filho, publicou um comunicado no site oficial do clube, nesse sábado (dia 27), para responder questionamentos de ex-presidentes. No texto, o dirigente garante transparência em todo processo que envolve a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Coxa e destaca o longo prazo do projeto.

Na última quinta-feira, ex-presidentes do clube divulgaram um documento que exige explicações sobre a transparência da atual gestão.

Confira o texto publicado por Jamil Ibrahim Tawil Filho neste sábado, na íntegra:

O Coritiba Foot Ball Club (“Associação”), considerando as recentes solicitações recebidas a respeito da operação que aprovou a venda de 90% do capital de sua Sociedade Anônima do Futebol (“SAF”), processo conduzido com absoluta transparência, com a participação e aprovação de todas as instâncias competentes, incluindo os seus associados e todos os órgãos de sua administração, como Conselho Administrativo, Conselho Consultivo, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, relembra a todos a cronologia deste importante marco na história do clube.

Em 23 de dezembro de 2021, em assembleia geral, 95,47% dos sócios do clube autorizaram o Conselho Administrativo da Associação a constituir a SAF. Em 14 de março de 2022, considerando a relevância de ter seu passivo 100% conhecido e negociado, a Associação ingressou com um pedido de recuperação judicial, cujo plano foi aprovado em Assembleia Geral de Credores em 24 de agosto de 2022 e homologado pelo juízo competente em 30 de setembro de 2022.

Em paralelo ao ingresso do pedido de recuperação judicial, a Associação contratou a XP Investimentos para conduzir em nome do clube um processo amplo de aproximação com investidores. Além da XP, a Associação foi assessorada por profissionais de primeira linha, referências em suas áreas de atuação, como Alvarez & Marsal, BMA Advogados, Lollato Lopes Rangel Ribeiro Advogados e VLMA Sociedade de Advogados, os quais foram fundamentais em cada uma das etapas do processo.

Em 9 de maio de 2023, depois de mais de um ano de trabalho ambicioso, sonhador, sério e responsável, com a devida diligência e a plena defesa dos interesses e da história do clube, o Conselho Administrativo assinou o contrato de venda de 90% do capital da SAF para fundos de investimento geridos pela Treecorp, em contrapartida a investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão ao longo do período de 10 anos.

O projeto da SAF é de longo prazo e busca recolocar o Coritiba entre os protagonistas do futebol brasileiro. Com este objetivo em mente, a destinação dos investimentos, que não se limita a despesas diretas com o futebol, pavimenta a construção de alicerces fundamentais para o sucesso do clube no longo prazo, como um novo estádio e um Centro de Treinamento referência no país, além da quitação total do endividamento da Associação.

A Associação também estabeleceu em contrato mecanismos de defesa para que seus interesses sejam sempre respeitados, como, entre outras coisas, manutenção do Estádio Couto Pereira como patrimônio da Associação, restrições a distribuições de dividendos, garantias para o cumprimento das obrigações, limite de alavancagem e cláusulas anti-diluição, além dos direitos garantidos pela própria Lei da SAF, como a necessidade de aprovação da Associação para alienação de qualquer bem imobiliário que venha a ser integralizado por ela no capital da SAF.

Todos estes aspectos foram analisados por todos os órgãos competentes da Associação, que tiveram amplo acesso a todos os documentos, com pareces positivos emitidos pela Comissão Legislativa, pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho Consultivo, composto, entre outros membros, por todos os ex-presidentes da Associação. Todos os pareceres foram divulgados no seguinte endereço, onde permanecem disponíveis: https://www.coritiba.com.br/Artigo/39682/coritiba_divulga_pareceres_sobre_a_saf.

Em 30 de maio de 2023, com 98,39% dos votos, o Conselho Deliberativo, cuja aprovação era suficiente de acordo com o estatuto vigente, aprovou a celebração da operação. Não obstante, a pedido do Conselho Administrativo, a matéria foi submetida à apreciação dos sócios, os quais, em 31 de maio de 2023, também manifestaram sua vontade, aprovando a operação com 96,08% dos votos.

Tais votações foram precedidas pelo amplo acesso a todos os documentos por parte dos membros do Conselho Deliberativo e dos sócios da Associação, os quais, por meio do sistema da Central de Sócios, puderam escolher a melhor data e horário para ter acesso na íntegra ao contrato e seus anexos, no total de 486 páginas. No total, 212 sócios se inscreveram e 53 efetivamente se fizeram presentes.

O Conselho Deliberativo também se reuniu em 4 sessões exclusivas sobre o tema: uma com a participação de todo o colegiado, em que a operação foi apresentada em detalhes, e outras três sessões menores para os esclarecimentos de todas as dúvidas levantadas, com possibilidade de participação de todos os conselheiros em todas as sessões.

Os sócios, por sua vez, puderam se inscrever para assistir a íntegra da apresentação realizada ao Conselho Deliberativo, bem como para tomar conhecimento dos esclarecimentos prestados à totalidade das perguntas que enviaram ao longo do mês de maio de 2023. No total, 325 sócios se inscreveram e 165 efetivamente se fizeram presentes.

Em síntese, portanto, a operação da SAF é reflexo da aprovação de 98,39% do Conselho Deliberativo e de 96,08% dos sócios votantes, os quais puderam formar suas convicções com base nos pareceres positivos da Comissão Legislativa, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo, bem como da leitura individual dos documentos e do esclarecimento de dúvidas por meio de diferentes sessões oferecidas a todos os interessados.

Com a SAF, a Associação plantou as sementes de um futuro promissor. O contrato firmado com os fundos de investimento geridos pela Treecorp dá à Associação a perspectiva de estabilidade financeira, estabelece com clareza as obrigações do investidor e prevê mecanismos adequados para a defesa dos interesses da Associação, razão de existir da SAF, cujo sucesso é o maior objetivo de todos nós.

Jamil Ibrahim Tawil Filho