Árbitro interfere, Coritiba leva 3 a 0 e cai nos pênaltis na Copa do Brasil

No Rio, time perde vantagem obtida no jogo de ida e perde nos tiros livres; assim, está fora da competição

Redação Bem Paraná

O Coritiba sofreu por 90 minutos e mais uma disputa de pênaltis, e está fora da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (3), o time perdeu por 3 a 0 para o Flamengo. O sofrimento veio por conta dos dois gols primeiros do time carioca, marcados a partir de pênaltis controversos – ambos convertidos por Alecsandro. Depois, o time paranaense perdeu nos pênaltis, por 3 a 2. A partida foi disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

No primeiro jogo, no Couto Pereira, o Coritiba havia aplicado 3 a 0 no rival carioca. Por isso, qualquer derrota no Maracanã por até dois gols de diferença serviriam ao time paranaense. Mas o placar de 3 a 0 forçou os pênaltis. Zé Eduardo, Helder, Dudu e Carlinhos perderam suas cobranças e o time perdeu por 3 a 2. Não adiantou o goleiro Vanderlei ter defendido três chutes.

Agora, o Flamengo vai medir forças com o América-RN na fase seguinte da Copa do Brasil. Quem se classificar desse confronto vai enfrentar Palmeiras, Atlético-MG ou Corinthians em uma das semifinais.

Foi a terceira partida do Coritiba sob o comando de Marquinhos Santos. Antes, o time havia vencido o Flamengo e empatado com o Atlético-MG pelo Brasileirão. Na quarta-feira, o time parananse foi vazado pela primeira vez com o novo treinador.

O Coritiba volta a campo neste domingo (7). Enfrenta o Bahia, em Salvador, em partida que encerra o primeiro turno do Brasileirão.

Jogo

Com a vantagem no mata-mata da Copa do Brasil era confortável, o técnico Marquinhos Santos resolveu poupar os meias Alex e Robinho. Assim, colocou Martinuccio como meia-atacante e promoveu a estreia de Rosinei, que atuou como meia.

Já o Flamengo, armado no 4-3-3 e que precisava de uma vitória gorda, pressionou desde o início. O time coxa-branca, contudo, conseguia bloquear o adversário, que praticamente não finalizava – apenas cinco vezes, a despeito dos 61,8% de posse de bola. Ao Coritiba faltava apenas aproveitar melhor as chances de aplicar contragolpes – mais de uma vez, a equipe carioca entregou bolas no campo de defesa.

Quando a etapa parecia terminar sem gols, o árbitro Wagner Reway resolveu marcar um pênalti de Zé Eduardo em João Paulo, aos 47 minutos. Um minuto de reclamações depois, Alecsandro cobrou e abriu o placar. A gente não pode falar nada, senão a gente somos (sic) punido, queixou-se Zé Eduardo, sobre o pênalti. Vergonhoso esse pênalti que o juiz deu aí. O Flamengo é grande, não precisa disso, falou o volante Gil.

Para a etapa final, o Flamengo voltou com a terceira substituição: Eduardo da Silva no lugar de Gabriel – no primeiro tempo, por lesão, saíram Luiz Antônio e Paulinho para as entradas de Léo Moura e Everton. O Coritiba tentou manter o mesmo padrão, com marcação forte e tentativas de contragolpes. Só que o árbitro resolveu marcar outro pênalti para o Flamengo – no lance, a bola bateu involuntariamente no ombro de Norberto em um cruzamento. Alecsandro cobrou e fez 2 a 0.

Enquanto os coxas-brancas ainda reclamavam da marcação do segundo pênalti, Marquinhos Santos trocou Gil por Robinho. Com o placar de 2 a 0, ele promoveu a entrada de Alex em vez de Martinuccio. Taticamente, Rosinei ficou mais recuado, Robinho se tornou armador centralizado e Alex, praticamente um centroavante.

Com as mudanças, o Coritiba conseguiu assentar a bola um pouco. Já o Flamengo tinha pressa para marcar o terceiro gol. Aos 31 minutos, Marquinhos trocou Rosinei por Baraka, com o objetivo de reforçar a marcação. O time paranaense também procurou amarrar o jogo a cada vez que sofria uma falta. E foi castigado. Enquanto se amarrava no ataque, o time cedeu espaço e Everton, num contragolpe fulminante, serviu Eduardo da Silva, que marcou 3 a 0, aos 36 minutos.

Somente a partir daí o Coritiba tentou o gol de verdade. Zé Eduardo teve uma grande chance aos 37 minutos, mas parou no goleiro Paulo Victor. O jogo terminou mesmo 3 a 0 a favor dos cariocas.  

Flamengo 3 x 0 Coritiba

Flamengo

Paulo Victor; Luiz Antônio (Léo Moura), Samir, Chicão e João Paulo; Recife, Márcio Araújo e Canteros; Paulinho (Everton), Alecsandro e Gabriel (Eduardo da Silva). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Coritiba

Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Gil (Robinho), Rosinei (Baraka) e Dudu; Martinuccio (Alex) e Zé Eduardo. Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Alecsandro (48-1º e 12-2º), Eduardo da Silva (36-2º)

Nos pênaltos: Flamengo 3 (Chicão, Eduardo da Silva e Canteros) x Coritiba 2 (Robinho e Leandro Almeida)

Cartões amarelos: Rosinei, Zé Eduardo, Gil, Alex, Chicão, Samir

Árbitro: Wagner Reway (MT)

Renda: R$ 477.610

Público: 18.559 (pagante), 20.450 (total)

Local: Estádio do Maracanã, quarta-feira

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

2 – Luiz Antônio cruza, Paulinho escora pelo alto e Alecsandro cabeceia fraco. Vanderlei pega fácil

4 – Dudu toca para Norberto, que deixa Martinuccio na cara do gol. Chicão, na hora H, trava o chute

18 – Alecsandro arrisca de longe emanda à direita do gol

19 – Rosinei tenta surpreender o goleiro ao cobrar uma falta da intermediária. O chute, direto a gol, vai para fora

21 – Luccas Claro faz falta em Alecsandro perto da área. Chicão cobra na barreira e aulinho manda a rebatida para fora

28 – Gabriel cobra falta para a área e Alecsandro cabeceia à direita do gol

30 – Dudu cobra falta e manda à esquerda do gol

39 – Recife falha ao tentar dominar uma bola lançada. Martinuccio fica com ela e chuta a gol, de fora da área. Paulo Victor pega

47 – Leo Moura cruza. Zé Eduardo tromba em João Paulo na área. O árbitro marca pênalti.

48 – Gol do Flamengo. Alecsandro cobra o pênalti no canto direito de Vanderlei

Segundo tempo

4 – Léo Moura cruza e Alecsandro finaliza. Norberto dá um carrinho e trava, mas a bola bate em seu braço. O Flamengo pede pênalti, enquanto Everton chuta a sobra para fora

8 – Canteros cobra falta para a área e Alecsandro cabeceia por cima do gol

9 – Everton recebe lançamento na área e cruza. A bola bate no ombro de Norberto. O árbitro marca pênalti

12 – Gol do Flamengo. Alecsandro cobra o pênalti no meio do gol, deslocando Vanderlei

18 – Alex cobra falta para a área. Leandro Almeida finaliza por cima do gol

20 – Robinho cobra falta para a área e Luccas Claro cabeceia à direita do gol

25 – Márcio Araújo cruza e Alecsandro cabeceia para fora

36 – Gol do Flamengo. Everton dá uma super-arrancada pela esquerda e cruza. Eduardo da Silva finaliza. A bola bate nas costas de Carlinhos e Eduardo, na pequena área, fuzila

37 – Zé Eduardo recebe de Alex, domina e chuta no canto esquerdo. Paulo Victor faz grande defesa

42 – Leandro Almeida lança. Zé Eduardo escora pelo alto e Paulo Victor pega fácil

45 – Uma bola lançada bate na cabeça de Luccas Claro. Alecsandro fica com ela e bate para fora

Pênaltis

Erro do Coritiba. Zé Eduardo acerta o travessão

Erro do Flamengo. Alecsandro bate à direita e Vanderlei pega

Erro do Coritiba. Helder bate à direita e Paulo Victor defende

Gol do Flamengo. Chicão acerta o canto esquerdo

Gol do Coritiba. Robinho manda no ângulo direito

Erro do Flamengo. João Paulo bate à direita e Vanderlei pega

Gol do Coritiba. Leandro Almeida coloca no canto esquerdo

Gol do Flamengo. Eduardo da Silva toca o canto esquerdo

Erro do Coritiba. Dudu toca no canto esquerdo e o goleiro salva

Erro do Flamengo. Léo Moura bate à direita e Vanderlei espama

Erro do Coritiba. Carlinhos acerta a trave esquerda

Gol do Flamengo. Canteros cobra forte no canto direito