ESP-Coxa-artilheiros
Slimani, Eto´o e Drogba (Crédito das fotos: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá; Divulgação/FC Barcelona; Divulgação/Chelsea)

O centroavante Islam Slimani, 35 anos, marcou um gol na vitória da Argélia sobre a Somália, na última quinta-feira (dia 16), e passou a liderar um ranking de artilheiros. Com 18 gols em 23 jogos, o jogador do Coritiba é o maior goleador da história das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, empatado com os lendários Didier Drogba (Costa do Marfim) e Samuel Eto´o (Camarões). Também divide o primeiro lugar Dagano, de Burkina Faso, que brilhou na França (Sochaux e Guingamp) e na Bélgica (Genk) — ele se aposentou em 2016.

Drogba e Eto´o também estão aposentados. O marfinense parou em 2018. E o camaronês, em 2019.

MAIORES ARTILHEIROS DAS ELIMINATÓRIAS
Mais gols nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo

JogadorGolsJogos
Drogba (Costa do Marfim)1819
Slimani (Argélia)1823
Dagano (Burkina Faso)1824
Eto´o (Camarões)1829
Adebayor (Togo)1623
Salah (Egito)1520
Oliech (Quênia)1525

Dos jogadores que estão na ativa, uma grande ameaça para a liderança de Slimani é o ponta egípcio Salah, do Liverpool. Ele marcou quatro gols nessa quinta-feira (dia 16) na goleada por 6 a 0 sobre o Djibouti. Com isso, ele soma agora 15 gols em 20 jogos.

As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 começou nessa quinta-feira. A segunda rodada será no próximo domingo (dia 19), quando a Argélia joga fora de casa contra Moçambique.

A Argélia caiu no grupo formado por Uganda, Somália, Moçambique, Guiné e Botswana. Todos os times se enfrentam duas vezes (em casa e fora). Serão dez rodadas no total. O primeiro colocado garante vaga na Copa do Mundo de 2026. O segundo lugar terá que disputar uma repescagem.

O Egito, de Salah, caiu no grupo com Serra Leoa, Etiópia, Guiné-Bissau, Burkina Faso e Djibouti.

ARTILHEIRO
Slimani é o maior artilheiro da história da seleção da Argélia, com 47 gols em 97 jogos. Pelo Coritiba, tem três gols em 11 jogos.

CORITIBA
O Coritiba só volta a jogar em 25 de novembro (um sábado), contra o Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A competição nacional está paralisada pela Data Fifa e só retorna no dia 24.