31jorginho
O técnico Jorginho (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba enfrenta o Botafogo-SP neste sábado às 17 horas (de Brasília), pela 19ª rodada da Série B – é a última do primeiro turno. O jogo marca a estreia do técnico Jorginho no Coxa. Ele tenta a primeira vitória do Coxa visitante na competição – três empates e cinco derrotas até agora – e recolocar o time na luta pelo G4.

O jogo terá transmissões gratuitas por TV Paraná Turismo, TV Brasil e Canal GOAT. A opção paga é o Premiere.

Desfalques do Coritiba

As principais baixas são o ponta Robson, com lesão no joelho, e o zagueiro Benevenuto, suspenso por cartões amarelos. Entre os suplentes, as ausências são o ponta Wesley Pomba, suspenso por cartões amarelos, e o goleiro Gabriel Leite, lesionado.

Escalação do Coritiba

O substituto de Robson pode ser o versátil atacante Figueiredo ou o volante Vini Paulista, que começou a carreira como ponta (ou extremo). Outra alternativa é promover a estreia do ponta equatoriano Eryc Castillo, que veio do Vitória.

Também segue o mistério sobre quem será o centroavante: Figueiredo, Éberth ou Brandão. O clube contratou Junior Brumado na semana passada, mas o jogador ainda recupera o condicionamento físico – ele não joga desde maio.

Esquema tático

Jorginho avisou que vai manter o esquema tático 4-2-3-1, o mesmo usado como base por todos os treinadores que passaram no clube em 2024. No entanto, alertou que terá variações conforme as circunstâncias do jogo. Inclusive, chegou a comentar que pode usar o formato 3-2-5 na fase ofensiva, quando o time bem a bola.

Adversário desfalcado

O Botafogo-SP não vai contar com o zagueiro Ericson, o lateral-esquerdo Jean Victor e o volante Matheus Barbosa, todos suspensos. Os pontas Luquinha (23 anos, ex-Londrina) e Alex Sandro (28 anos, ex-Brusque) também são desfalques por lesão. O centroavante Alexandre Jesus (22 anos, ex-Fluminense) é dúvida.

Velhos conhecidos

No meio-campo, o time conta com o volante Gustavo Bochecha, 28 anos, ex-Coritiba. Outro conhecido é o lateral-esquerdo Patrick Brey, 27 anos, que jogou no Coxa em 2019.

Gustavo Bochecha
Gustavo Bochecha (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O goleiro é João Carlos, 36 anos, que foi revelado pelo Athletico e ficou no clube paranaense até 2011. Em 2005, foi convocado para defender a seleção brasileira no Mundial Sub-17.

Jejum
O time de Ribeirão Preto enfrenta um jejum. Não vence há sete jogos. Vem de três empates e quatro derrotas.

Técnico estrangeiro
O Botafogo é comandado desde o início de 2024 pelo português Paulo Gomes, 49 anos, que nunca foi técnico em Portugal. Ele passou a maior parte da carreira em clubes de Luxemburgo, de 2008 a 2019. De 2019 a 2023, trabalhou na Arábia Saudita, em quatro clubes.

BOTAFOGO-SP x CORITIBA
Botafogo-SP: João Carlos; Matheus Costa (Lucas Dias), Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Negueba, João Costa, Gustavo Bochecha e Patrick Brey; Douglas Baggio (Carlos Manuel), Alexandre Jesus e Toró. Técnico: Paulo Gomes
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio (Thalisson), Bruno Melo e Jamerson; Morelli e Sebá Gómez; Lucas Ronier, Matheus Frizzo e Figueiredo (Vini Paulista); Brandão (Éberth ou Figueiredo). Técnico: Jorginho
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), sábado às 17 horas