Brusque x Coritiba: volante Zé Gabriel em treino do Coritiba
Volante Zé Gabriel em treino do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba volta a campo neste domingo (dia 18) às 16 horas, quando enfrenta o Brusque, em Florianópolis (SC), pela 21ª rodada da Série B. O time catarinense está na vice-lanterna, com 19 pontos. O Coxa, com 24 pontos, tenta voltar a sonhar com o G4.

O jogo terá transmissão em TV aberta pela Band. Pelo youtube, a opção gratuita é o canal GOAT. A opção paga é o Premiere.

Estreia de reforços

O Coritiba trouxe quatro reforços na janela de transferências de julho. Até agora, só o centroavante Junior Brumado (25 anos, ex-Hansa Rostock-ALE) estreou. Ele ficou 10 minutos em campo contra a Ponte Preta.

Os outros três aguardam para estrear. Um deles é ponta equatoriano Eryc Castillo, 29 anos, que veio do Vitória. Outro é o volante Zé Gabriel, 25 anos, que estava no Vasco. Ele tem grandes chances de atuar contra o Brusque – pode entrar como volante ou como zagueiro.

Para completar, o meia português Josué, 33 anos, chegou nessa semana a Curitiba, mas não vai estrear contra o Brusque. Ele precisa ter a documentação regularizada e também recuperar o condicionamento – não joga desde maio.

Convoca
Os jogadores relacionados para o jogo com o Brusque (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Desfalque

O desfalque confirmado é o ponta Robson, que jogou como centroavante na última rodada. Ele foi expulso contra a Ponte Preta e agora cumpre suspensão automática.

Escalação do Coritiba

A vaga de Robson deve ficar com Brandão ou Junior Brumado. Outro centroavante do elenco, Eberth, não foi relacionado para a viagem a Santa Catarina. Uma quarta opção é Figueiredo, que vem jogando aberto, pelo lado esquerdo. Nesse caso, um outro ponta entraria na equipe – Eryc Castillo ou Wesley Pomba.

Bruno Melo deve seguir como lateral-esquerdo. Ele jogou nessa posição no Fortaleza. No Coritiba, só havia sido escalado como zagueiro até a chegada do técnico Jorginho.

Esquema tático

O técnico Jorginho deve repetir o esquema tático 4-2-3-1, o mais usado no Brasil desde 2011. Com isso, Morelli e Sebá Gómez seguem como volantes. A linha de três deve ter Lucas Ronier (direita), Matheus Frizzo (centro) e Figueiredo (esquerda).

Brusque

As dúvidas no Brusque são o lateral-direito Mateus Pivô, o volante Lorran, o centroavante uruguaio Rodrigo Pollero (ex-Zurich, da Suíça) e o ponta uruguaio Matías Ocampo (ex-Liverpool-URU), que aguardam regularização da documentação.

As baixas são o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Olávio, em recuperação. O zagueiro Ianson é dúvida.

Clube ‘sem casa’
O Brusque não tem estádio e resolveu jogar em Florianópolis, a 100 km de distância. Antes, o clube vinha utilizando em Brusque o Estádio Augusto Bauer, que pertence ao clube Carlos Renaux. O local passa por reformas em 2024 e só tem capacidade para 5 mil lugares. Pelo regulamento, é necessário um mínimo de 6 mil lugares para jogos da Série B do Brasileiro.

BRUSQUE x CORITIBA

Brusque: Matheus Nogueira; Cristovam (Mateus Pivô), Éverton Alemão, Wallace e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Serrato e Jhemerson; Dentinho e Paulinho Moccelin; Guilherme Queiróz. Técnico: Luizinho Vieira
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Benevenuto e Bruno Melo (Rodrigo Gelado); Sebá Gómez e Morelli; Lucas Ronier, Matheus Frizzo e Figueiredo; Brandão (Junior Brumado). Técnico: Jorginho
Árbitro: Denis Da Silva Ribeiro Serafim-AL
Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis, domingo às 16 horas
TV: GOAT, Premiere e Band