Cascavel x Coritiba: escalações, onde assistir, revanche e jejum

Silvio Rauth Filho
Treino do Coritiba

Treino do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

FC Cascavel e Coritiba se enfrentam neste domingo (dia 25) no estádio Olímpico Regional, em Cascavel, pela última (11ª) rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Todas as partidas dessa rodada decisiva serão simultâneas, começando às 16 horas.

O jogo terá transmissão da TV Paraná Turismo, em televisão aberta para todo o Paraná, pelos canais 9.1 UHF e 509 na Claro/NET. Outra opção gratuita é o Youtube da NSports. Uma terceira alternativa é o streaming pago do Coritiba: TV Coxa Prime.

Revanche e jejum
O jogo tem clima de revanche. Em 2023, o Cascavel eliminou o Coritiba das quartas de final do Paranaense, com vitória no Interior (por 3 a 1) e empate em Curitiba (0 a 0).

E o retrospecto recente no duelo entre as duas equipes indica um jejum. A última vitória do Coritiba sobre o Cascavel foi em 2020: 2 a 1, no Couto Pereira, pela primeira fase do Estadual. Sob o comando do técnico Eduardo Barroca, o Coxa venceu com gols dos pontas Robson e Guilherme Parede.

Depois daquela vitória, o Coritiba amargou mais duas derrotas e acumulou mais três empates com o Cascavel.

Mata-mata
Coritiba e Cascavel já estão classificado para as quartas de final. Os oito primeiros avançam. Todos os jogos desse domingo, porém, serão decisivos para definir os confrontos do mata-mata. Pelo regulamento, o 1º colocado da 1ª fase vai enfrentar o 8º colocado e assim por diante:

Clique aqui para ver a classificação atual, no site Srgoool.

Nas quartas de final, nas semifinais e na final, a disputa será em jogos de ida e volta (mata-mata). O mando de campo do segundo jogo (volta) fica com a equipe com melhor campanha na soma das fases anteriores.

Dúvidas
O técnico Guto Ferreira não vai contar com o zagueiro Thalisson Gabriel (recuperação de cirurgia). As dúvidas são os volantes Fransergio (lesão muscular na coxa), Vini Paulista (lesão muscular na posterior) e Andrey (edema muscular), o meia-atacante Figueiredo (edema muscular) e os centroavantes Eberth (lesão muscular na coxa) e Brandão (lesão muscular na posterior). Os seis não enfrentaram o Águia, em Marabá, e ficaram em recuperação. Outra dúvida é o volante Geovane Meurer, que saiu lesionado na quinta-feira, na derrota na Copa do Brasil.

O Coritiba ainda não conta com o centroavante Leandro Damião, 34 anos, que faz um trabalho especial de preparação física e só deve estrear em março.

Esquema tático
O técnico Guto Ferreira vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. A linha de três vem sendo formada por Matheus Bianqui (centro), Frizzo (esquerda) e Robson (direita). Contra o Águia, o treinador usou o ponta David da Hora como centroavante.

Cascavel
O Cascavel é comandado pelo técnico Matheus Costa, que conquistou o acesso à Série A com Paraná Clube em 2017. O melhor jogador da equipe no ranking Sofascore é o goleiro Paulo Gianezini, 32 anos, ex-Criciúma e formado na base do Inter.

Outro destaque é o ponta Rodrigo Pelezinho, com três gols e duas assistências em dez jogos no Paranaense 2024. Ele é o artilheiro do time na competição e também o líder em assistências.

A referência no meio-campo é João Pedro, 27 anos, revelado na base do Athletico e destaque do Paraná Clube na campanha do acesso, em 2017.

CASCAVEL x CORITIBA
Cascavel: Paulo Gianezini; Libano, João Marcus, Eduardo Moura e Matheus Leal; Dener e Garraty; Klenisson, João Pedro e Manoel; Rodrigo Alves. Técnico: Matheus Costa
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Mauricio Antonio (Benevenuto), Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Arilson e Sebá Gómez; Robson, Matheus Bianqui e Frizzo; David da Hora (Wesley Pomba). Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Andrei da Silva
Local: Estádio Regional Arnaldo Busato, em Cascavel, domingo às 16 horas
TV: TV Paraná Turismo, NSports e TV Coxa Prime