Com cinco baixas e quatro retornos, Coritiba tem dúvidas na escalação contra o Cruzeiro

Silvio Rauth Filho
Marcelino Moreno

Marcelino Moreno (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba volta a jogar no domingo (dia 16) às 11 horas, quando enfrenta o Cruzeiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico interino Thiago Kosloski vem de duas vitórias seguidas no comando da equipe paranaense e agora terá que mudar novamente a escalação.

Na última rodada, precisou modificar todos os setores, devido a desfalques e negociações – clique aqui para saber mais.

Quatro jogadores retornam ao Coritiba para enfrentar o Cruzeiro

Contra o Cruzeiro, ele terá os retornos do goleiro Gabriel, do zagueiro Thiago Dombroski, do volante/meia Matheus Bianqui e do volante Andrey. Todos cumpriram suspensão por cartões amarelos contra o América-MG e estão liberados.

Novos desfalques

Os novos desfalques no Coritiba são o zagueiro Henrique e o ponta Alef Manga, suspensos por cartões amarelos.

Três lesionados

A nova baixa por lesão é o meia Boschilia. E seguem em recuperação os volantes Willian Farias e Liziero.

Kosloski usa o esquema tático 4-1-4-1

O técnico Thiago Kosloski usa o esquema tático 4-1-4-1 no Coritiba. Nesse formato, contra o Goiás, Andrey ficou como único volante. A linha de quatro tinha dois médios centralizados (Marcelino Moreno e Matheus Bianqui) e dois extremos (Alef Manga na esquerda e Robson na direita). Contra o América, Bruno Gomes foi o único volante. E Fransérgio e Marcelino Moreno foram os dois centralizados no meio-campo.

O esquema tático 4-1-4-1 do Coritiba contra o América-MG (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Marcelino Moreno pode mudar de posição

O argentino Marcelino Moreno pode jogar como extremo, aberto na esquerda, na posição de Alef Manga. Com isso, pode ter Andrey, Bruno Gomes e Fransérgio centralizados no meio-campo. Um deles (provavelmente Andrey ou Fransérgio) ficará fixo, como único volante. Os outros ganham liberdade para o trabalho de ‘área a área’, atacando e defendendo com frequência.

Marcelino tem histórico de atuar em três principais posições ao longo da carreira: meia ofensivo centralizado, segundo volante (posição também chamada de médio-centro) e extremo (meia ofensivo pelo lado do campo).

A provável escalação do Coritiba para enfrentar o Cruzeiro

Gabriel; Natanael, Kuscevic, Thiago Dombroski e Jamerson; Andrey; Bruno Gomes, Fransérgio, Robson e Marcelino Moreno; Rodrigo Pinho

Outra opção de escalação

Caso prefira manter Marcelino Moreno centralizado no meio-campo, Thiago Kosloski pode colocar mais um jogador como extremo. Nesse caso, as principais opções são Kaio César, Ruan Assis e Lucas Ronier, todos revelados nas categorias de base.

Outra alternativa é o meia Gabriel Silva, que veio do Grêmio, por empréstimo, e ainda não estreou pelo Coritiba. Ele não atua desde março. No clube gaúcho, foi usado várias vezes como extremo.

Uma última opção para o lugar de Alef Manga é o lateral Victor Luís, que jogou como extremo no segundo tempo contra o América-MG. O jogador também já foi usado nessa função mais ofensiva quando atuava pelo Ceará.

Possível estreia de Edu

O centroavante Edu, 30 anos, pode estrear pelo Coritiba neste domingo. A tendência é que comece no banco. Ele não atua desde abril, quando estava nos Emirados Árabes. Ele só disputou seis partidas na atual temporada.

Boschilia

O meia Boschilia, 27 anos, sofreu uma lesão muscular contra o América-MG e deve desfalcar o Coritiba nas próximas semanas. “O atleta Boschilia sofreu uma lesão na posterior da coxa esquerda e faz tratamento conservador com a fisioterapia desde o final da partida do último sábado”, informou o clube.

Boschilia vinha sendo utilizado centralizado no meio-campo, na linha de quatro do 4-1-4-1. No Coritiba, também foi escalado como extremo.