Juventude 0x1 Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Guilherme Griebeler)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Juventude, nessa quarta-feira (dia 2) à noite, em Caxias do Sul (RS), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 15º lugar, com 38 pontos — duas posições e quatro pontos acima da zona de rebaixamento. A equipe gaúcha segue na lanterna, com 21 pontos. Clique aqui para ver a classificação no Srgoool.

O Juventude já estava matematicamente rebaixado no início da rodada e entrou em campo apenas para ‘cumprir tabela’.

Nas últimas três rodadas, o Coritiba vai enfrentar Flamengo (no Couto), Corinthians (no Couto) e Cuiabá (fora).

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Coritiba dominou o jogo e bombardeou o adversário, com 19 finalizações e 30 cruzamentos. No entanto, teve pouca precisão no ataque e só chegou ao gol aos 46 minutos do segundo tempo. O Juventude mostrou fragilidade em todos os aspectos do jogo e pouco incomodou o adversário.

TÉCNICO
Desde a chegada do técnico Guto Ferreira, o Coritiba somou 5 vitórias, 1 empate e 7 derrotas.

JEJUM
Pior visitante do Brasileirão 2022, o Coritiba era o único time da competição que ainda não tinha vencido fora de casa (eram 2 empates e 15 derrotas). E vinha de 12 derrotas consecutivas como visitante. O Juventude sustenta um jejum de 16 partidas sem vencer (11 derrotas e 5 empates).

ESCALAÇÕES
No Coritiba, as baixas eram o meia Boschilia e o zagueiro Guillermo, suspensos. Por opção do treinador, não viajaram com o grupo o ponta Warley e o centroavante Adrián Martínez. Guto Ferreira manteve o esquema tático 4-2-3-1, com o volante Galarza improvisado como meia-ponta (extremo) pela esquerda, formando a linha de três com Alef Manga (direita) e Robinho (centro).

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Coritiba melhor, jogando avançado e atacando com frequência. Os cruzamentos de Alef Manga e Natanael foram as principais armas nesse período. A melhor chance, porém, foi em bom passe de Robinho para Cadorini, que chutou na trave. O Juventude incomodou em um chute de fora da área de Jean (ex-Paraná Clube) e em uma bola alta.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário, ou seja, com o Coritiba pressionando e insistindo em cruzamentos. E o Juventude incomodando apenas em raros contra-ataques. Aos 11, saiu Cadorini e entrou o centroavante Léo Gamalho. Aos 22, Robinho foi substituído pelo ponta Fabrício Daniel. O time mudou para o 4-1-4-1, com Trindade como único volante — e com Fabrício Daniel (direita) e Alef Manga (esquerda) abertos, pelos lados do campo. Com o tempo, o Coxa foi se perdendo em campo e reduzindo o ritmo. O Juventude seguiu oferecendo pouca resistência e jogando mal. Aos 34, entraram o meia Régis e o lateral Egídio. O gol da vitória só veio aos 46 minutos, quando Jesús Trindade lançou, Léo Gamalho ajeitou de cabeça, Alef Manga deu belo toque de calcanhar e Régis, na área, chutou no cantinho.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 61% de posse de bola, 20 finalizações (7 certas), 18 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. O Juventude teve 10 finalizações (2 certas), 11 faltas cometidas e 66% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×0 JUVENTUDE
Coritiba: Gabriel; Natanael, Castán, Chancellor e Rafael Santos (Egídio); Bruno Gomes e Jesús Trindade; Galarza (Régis), Robinho (Fabrício Daniel) e Alef Manga; Cadorini (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira
Juventude: Cesar; Paulo Henrique, Thalisson Kelven, Vitor Mendes (Paulo Miranda) e Rodrigo Soares; Jean (Vitor Gabriel) e Elton; Jadson, Chico Kim (Marlon) e Capixaba; Pitta. Técnico: Celso Roth
Gols: Régis (46-2º)
Cartões amarelos: Castán, Alef Manga, Léo Gamalho (C). Capixaba, Thalisson Kelven, Paulo Henrique (J)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Alef Manga cruza rasteiro. Na pequena área, Robinho quase alcança.
10 – Robinho toca para Cadorini, na área. Ele chuta na trave. Rafael Santos pega o rebote e chuta sobre o gol.
16 – Jean chuta de longe. Gabriel espalma para escanteio.
17 – Paulo Henrique cruza. Chico cabeceia sobre o gol.
19 – Natanael chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
42 – Capixaba cruza. A bola bate em Natanael e o Juventude pede pênalti.
45- Alef Manga enfia. Cadorini domina na meia-lua e chuta fraco. O goleiro segura.

Segundo tempo
2 – Alef Manga dribla dois fora da área e chuta. O goleiro defende.
4 – Galarza invade a área e chuta cruzado. A bola passa pelo goleiro, mas Thalisson Kelven salva em cima da linha.
9 – Robinho cruza. Cadorini cabeceia para fora.
46 – Gol do Coritiba. Jesús Trindade lança. Léo Gamalho desvia de cabeça. Alef Manga dá belo toque de calcanhar. Régis recebe na área e chuta no cantinho.