Coritiba x Atlético-MG (Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Atlético-MG, nesse sábado (dia 20) à noite, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time ficou em 20º e último lugar, com 2 pontos. O Galo está na 6ª colocação, com 11 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

PROTESTOS
Quando o Atlético marcou o segundo gol, parte da torcida do Coritiba começou a protestar nas arquibancadas do Couto Pereira com os gritos de: “Virou palhaçada, o futebol do Coritiba é uma piada”. Depois do apito final, torcedores usaram os gritos de “vergonha”.

Após o jogo, alguns torcedores tentaram invadir o gramado. A Polícia Militar entrou em confronto com torcedores.

JEJUM
O Coritiba vive o maior jejum de vitórias da sua história, com 13 partidas seguidas sem vencer – a última vitória foi em 23 de fevereiro — 3 a 0 no Humaitá, pela Copa do Brasil. Desde então, foram 6 empates e 7 derrotas. Já o Atlético vive boa fase: soma agora 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 7 jogos.

ARTILHEIROS
O ponta Robson chegou a 4 gols em 21 jogos em 2023. No total, ele tem 24 gols em 88 partidas pelo clube.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiba eram o goleiro Gabriel, os zagueiros Kuscevic e Thiago Dombroski, e o volante Willian Farias, todos em recuperação. Com isso, o goleiro Luan Polli fez sua estreia pelo clube. Outra alteração em relação ao último jogo foi a entrada de Natanael na ala direita. Zago manteve o esquema tático 5-4-1 para defender e o 3-4-3 para atacar, com Marcelinho Moreno (esquerda) e Robson (direita) no setor ofensivo. Zé Roberto era o centroavante.

Outros desfalques eram Alef Manga (contrato suspenso) e Jean Pedroso (seleção sub-20).

GALO
O Atlético-MG não tinha Paulinho, Arana, Igor Rabello, Alan Kardec, Pedrinho, Otávio e Allan, todos em recuperação.

PRIMEIRO TEMPO
O início teve o Coritiba com boas trocas de passes entre Moreno, Robson e Zé Roberto. E o Galo confuso em campo. O mandante abriu o placar já aos 12, após pênalti convertido por Robson – e cometido em toque no braço. Em seguida, o Galo avançou e conseguiu empurrar o adversário para a área. O empate veio já aos 36, em cobrança de falta de Hyoran, cruzando para a área. Chancellor desviou de cabeça e fez contra: 1 a 1.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou equilibrado. Aos 9, porém, Zé Roberto cometeu falta em Lemos, levou o 2º amarelo no jogo e acabou expulso. O Coritiba ficou com um jogador a menos. O Galo avançou, mas teve dificuldade para ‘furar’ o 5-4-0 do adversário. Aos 20, as primeiras substituições no Coxa, com as entradas do lateral Marcos Vinícius e do ponta Kaio César. Aos 23, Bruno Gomes colocou uma bola no travessão, de cabeça, após rebote no escanteio. Aos 30, entraram o ponta William Pottker e o volante Junior Urso.

PÊNALTI NO FIM
O Coritiba segurou bem a pressão do Atlético-MG até quase o fim. Aos 42, porém, o árbitro viu pênalti de Marcos Vinícius em Vargas, em lance polêmico. Hulk cobrou e converteu: 2 a 1. Na confusão do pênalti, o zagueiro Lemos, do Galo, acabou expulso. Aos 46, entrou o meia Boschilia no lugar de Chancellor.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 34% de posse de bola, 9 finalizações (4 certas), 19 faltas cometidas e 75% de precisão nos passes. O Atlético somou 18 arremates (7 certos), 17 faltas cometidas e 87% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×2 ATLÉTICO-MG
Coritiba: Luan Polli; Natanael (Marcos Vinícius), Bruno Viana, Henrique, Chancellor (Boschilia) e Jamerson; Bruno Gomes, Liziero (Junior Urso), Robson (Kaio César) e Marcelino Moreno (William Pottker); Zé Roberto. Técnico: Antonio Carlos Zago
Atlético-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Lemos e Dodô (Rubens); Edenilson (Cadu), Igor Gomes (Battaglia) e Patrick (Zaracho); Hyoran (Pavón), Vargas e Hulk. Técnico: Coudet
Gols: Robson (12-1º), Chancellor, contra (36-1º), e Hulk (44-2º)
Expulsão: Zé Roberto (9-2º) e Lemos (43-2º)
Cartões amarelos: Liziero, Zé Roberto, Natanael, Robson (C). Igor Gomes, Patrick, Hyoran, Lemos, Vargas (A).
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Público: 18.275 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Moreno para Robson para Zé Roberto, que chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
10 – Bruno Gomes chuta de fora da área. Everson rebate no canto.
11 – Liziero cruza. A bola bate no braço de Hyoran. Pênalti.
12 – Gol do Coritiba. Robson cobra no centro. Everson cai à esquerda.
28 – Bola alta pra área. Vargas pega rebote e solta a bomba. Luan Polli defende.
31 – Cercado por dois, Zé Roberto cai na área e pede pênalti. Lance polêmico. A imagem da TV não é clara.
36 – Gol do Galo. Falta na esquerda. Hyoran cruza fechado. Chancellor sobe com Lemos, desvia de cabeça, para trás, e marca contra.

Segundo tempo
22 – Falta de longa distância. Bruno Gomes chuta forte. Everson rebate.
23 – Depois de escanteio, Bruno Gomes pega rebote na área e finaliza de cabeça, no travessão.
28 – Hulk lança. Marcos Vinícius corta mal na área. Zaracho aproveita e chuta no canto. Luan Polli espalma.
42 – Marcos Vinícius tenta chutar a bola para longe e acerta Vargas na área. Pênalti.
44 – Gol do Galo. Hulk cobra à direita de Luan Polli, que cai para a esquerda.