Edu apresentado no Coritiba (Crédito: Divulgação/Rafael Ianoski/Coritiba)

O Coritiba anunciou nessa quinta-feira (dia 6) a contratação do centroavante Edu, de 30 anos, que pertencia ao Cruzeiro e estava emprestado ao Dibbah, dos Emirados Árabes. Ele foi comprado pela SAF do Coxa por R$ 600 mil e assinou contrato válido até dezembro de 2024.

“Estou realizando o sonho de jogar em um clube gigante como o Coritiba. Agradeço a todos que depositaram confiança em meu trabalho e quero ajudar a equipe a conquistar todos os objetivos da temporada”, disse Edu, que vai disputar a Série A do Brasileirão pela primeira vez na carreira.

Essa é a segunda contratação do Coritiba desde a abertura da janela de transferências, na última segunda-feira. A primeira foi o volante Fransérgio. O clube ainda procura mais um centroavante, um lateral-direito e um volante defensivo.

No Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, Edu disputou seis jogos e marcou dois gols. A última partida foi em abril. O centroavante foi artilheiro do Cruzeiro na temporada 2022, com 22 gols em 48 jogos no ano.

EDU EM 2022
11 gols em 33 jogos na Série B
4 gols em 5 jogos na Copa do Brasil
7 gols em 10 jogos no Mineiro

Em 2021, Edu ganhou destaque nacional ao terminar como artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro, com 17 gols pelo Brusque, um a mais que o centroavante Léo Gamalho, que fez 16 pelo Coritiba naquela edição. Em seguida, em janeiro, foi comprado por cerca de R$ 1 milhão pelo Cruzeiro.

Para 2023, o clube mineiro decidiu apostar nos centroavantes Gilberto e Henrique Dourado. Com isso, Edu foi emprestado ao Dibba Al Fujairah.

HISTÓRICO
Edu fez as categorias de base em Vasco, Portuguesa, Botafogo, São Gonçalo e Flamengo. Como profissional, rodou por Boavista, Itaboraí, Portuguesa-RJ, Brusque, Nova Iguaçu e Atlético Tubarão.

ELENCO
O Coritiba agora conta com dois centroavantes no elenco: Edu e Rodrigo Pinho.

FICHA TÉCNICA
Nome completo: Eduardo Nascimento da Silva Júnior
Nascimento: 03/05/1993 (Rio de Janeiro-RS)
Posição: Atacante
Carreira: Boa Vista-RJ, Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu-RJ, Atlético Tubarão-SC, Brusque-SC, Cruzeiro-MG e Dibbah-UAE