15coxa-capa
Foto: Dido Henrique | Coritiba

O Coritiba perdeu para o Operário por 2 a 1, de virada, em Ponta Grossa, na tarde deste domingo (15), pela 26ª rodada da Série B. No duelo entre os dois paranaenses na competição, o time da capital saiu na frente, mas cedeu o empate ao levar um gol de falta a 11 minutos do fim e levou a virada aos 61 — o jogo teve 11 minutos de paralisação devido a uma confusão fora de campo.

Com o resultado, o Coritiba ficou com 34 pontos e está em 12º lugar, mais longe do bolo de times que persegue a zona de acesso à primeira divisão. À sua frente, estão o Ceará (6º colocado, com 39 pontos), Sport (6º, com 39), América-MG (7º, com 38), Avaí (8º, com 37), Goiás (9º, com 36) e Amazonas (10º, com 36). O Sport, último time do G4, está com 42, mesma pontuação do Vila Nova-GO, o 5º colocado.

O Operário ficou com 36 pontos, em 11º lugar. Passou à frente do próprio Coritiba na tabela.

Tropeço

O Coritiba chegou ao terceiro seguido sem vitória na Série B. Nas partidas anteriores, havia perdido para o Guarani (2 a 1) e empatado com o Novorizontino (2 a 2, depois de estar duas vezes às frente no placar).

Histórico

O Coritiba não vence o Operário em Ponta Grossa desde 2011. Na ocasião, triunfou por 1 a 0, gol de Marcos Aurélio, pelo Campeonato Paranaense. Desde então, foram quatro empates e seis vitórias do time de Ponta Grossa — sendo cinco nos últimos cinco confrontos, incluindo o deste domingo.

Tabela

O Coritiba volta a campo nesta quarta-feira (18), às 21h30, quando recebe o Ceará, no Couto Pereira. O lateral/zagueiro Bruno Melo estará de fora, já que terá que cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Escalação do Coritiba

O técnico Jorginho não contava com o atacante Robson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Havia uma dúvida entre escalar Matheus Frizzo ou Figueiredo na posição, mas o treinador optou pelo meia português Josué, que fazia sua estreia como titular. Nas outras posições, o time era o mesmo da partida anterior. Jorginho manteve a formação num 4-2-3-1.

Escalação do Operário

O Operário tinha mais desfalques. Após uma confusão no fim do jogo contra o Ceará, Rafael Ganaes e os atletas Rafael Santos e Maxwell tomaram cartão vermelho e cumpriram suspensão neste domingo. O auxiliar Rainer Oliveira comandou a equipe à beira do campo. No gol, entrou Gabriel Mesquita. No ataque, Rodrigo Rodrigues foi a opção para a vaga de Maxwell.

Primeiro tempo

Num gramado pesado por causa da chuva, o Coritiba sofreu com algumas disputas mais físicas e não conseguia reter a bola. O Operário tinha mais volume de jogo, mas não criava chances. Quem criou primeiro foi o Coritiba, num chute de Vini Paulista que foi defendido pelo goleiro. Na sequência, Josué cobrou escanteio e Zé Gabriel marcou 1 a 0, de cabeça, aos 14 minutos.

Com o gol, o Coritiba recuou e passou a tentar os contra-ataques. Sofreu um pouco com bolas erguidas à área e com chutes de longe, mas teve uma grande chance de ampliar o placar, com Júnior Brumado, de cabeça.

Segundo tempo

Para a etapa final, o Coritiba voltou com Morelli no lugar de Zé Gabriel, que sentiu dores no ombro. Mas não mudou de postura. Manteve-se fechado em seu campo de defesa, à espera de contragolpes. Como o campo estava pesado, ficava mais fácil de destruir jogadas. O time de Ponta Grossa tentou pressionar, mas os coxas-brancas estavam firmes na marcação. Aos 26 minutos, Jorginho trocou o meia Josué por Matheus Bianqui.

O jogo parecia controlado até os 36 minutos, quando Thalisson fez falta em Gabriel Lima na meia-lua. Nathan Fogaça (que só fez 1 gol em 41′ jogos quando atuava pelo Coritiba) cobrou e empatou.

Depois do gol, houve confusão fora de campo. O lateral Sávio, do Operário, que estava no banco, começou a bater boca com torcedores do Coritiba, que passaram a atirar objetos no gramado. O jogador acabou expulso. Já os torcedores quebraram um portão que dava acesso ao campo e o policiamento foi acionado para conter a confusão. O jogo ficou parado por 11 minutos. Nesse tempo, Jorginho colocou o lateral Rodrigo Gelado e o atacante Erick Castillo nos lugares do zagueiro Thalisson e do meia Vini Paulista. Aos 59, Figueiredo entrou no lugar de Lucas Ronier. Aos 61, Daniel Lima marcou o gol da vitória do Operário, num contra-ataque.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 8 finalizações (3 certas), 34% de posse de bola, 67% de passes certos e 3 escanteios O Operário obteve 15 finalizações (4 certas), 66% de posse de bola, 78% de passes certos e 9 escanteios. Os números são do Sofascore.

Operário 2 x 1 Coritiba

Operário: Gabriel Mesquita; Thales Oleques, Allan Godoi, Willian Machado e Pará (Gabriel Feliciano); Neto Paraíba (VInícius Diniz), Jacy e Boschilia (Nathan Fogaça); Rodrigo Rodrigues, Mingotti (Daniel Lima) e Felipe Augusto (Ronald). Técnico: Rainer Oliveira (auxiliar)
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson (Rodrigo Gelado), Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel (Morelli) e Sebá Gómez; Lucas Ronier (Figueiredo), Josué (Matheus Bianqui)e Vini Paulista (Erick Castillo); Júnior Brumado. Técnico: Jorginho
Gols: Zé Gabriel (14-1º), Nathan Fogaça (36-2º), Daniel Lima (61-2º)
Cartões amarelos: Rodrigo Rodrigues, Sebá Gomez, Bruno Melo
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Público: 2.575
Local: Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

  • 13 – Vini Paulista fica com a bola, corta para o meio e bate no alto do gol, de fora da área. Gabriel Mesquita espalma
  • 14 – Gol do Coritiba. Josué cobra escanteio e Zé Gabriel, na pequena área, cabeceia para dentro
  • 17 – Rodrigo Rodrigues dribla Natanael e bate de fora da área. Pedro Morisco salta e defende
  • 27 – Vini Paulista arrisca de fora da área. A bola sai à direita
  • 30 – Lucas Ronier faz jogada pela direita e toca para Natanael, que cruza. Júnior Brumado, na pequena área, cabeceia por cima
  • 31 – Neto Paraíba arrisca de fora da área. A bola desvia na zaga e assusta, mas sai à esquerda
  • 37 – Mingotti recebe de Felipe Augusto e bate de fora da área. A bola sai à esquerda
  • 41 – Lucas Ronier arranca com a bola, dribla dois marcadores e bate a gol. A bola vai fraca e o goleiro pega
  • 44 – Allan Godoi cruza. Pará cabeceia para fora

SEGUNDO TEMPO

  • 10 – Boschilia cobra falta e manda por cima do gol
  • 11 – Boschilia bate de fora da área. A bola desvia em Benevenuto e assusta, mas sai a esquerda
  • 36 – Gol do Operário. Nathan Fogaça cobra falta frontal. A barreira abre e a bola entra no canto direito
  • 50 – Rodrigo Gelado puxa jogada e rola. Lucas Ronier faz o corta-luz. Matheus Bianchi recebe e arremata. O goleiro faz boa defesa
  • 56 – Gabriel Feliciano cobra falta para a área. Allan Godoi cabeceia e Pedro Morisco pega
  • 57 – Rodrigo Rodrigues recebe de frente para o gol, dribla Benevenuto e arremata. Pedro Morisco sai aos seus pés e defende. A bola cai Vinicius Diniz, que bate a gol. A bola desvia na zaga e sai
  • 61 – Gol do Operário. Rodrigo Rodrigues lança rasteiro. Daniel Lima arranca com a bola, entra na área e bate forte