Coritiba começa reformulação para 2024 e libera cinco jogadores

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Henrique, do Coritiba

Henrique (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba começou a reformular o elenco para 2024 já nessa quarta-feira (dia 29). A SAF do clube comunicou a liberação do zagueiro Henrique, do volante Andreas Samaris, do meia Boschilia e dos pontas Lucas Barbosa e Jesé Rodríguez.

“O Coritiba SAF comunica que, a partir desta data, os atletas Henrique, Andreas Samaris, Boschilia, Lucas Barbosa e Jesé Rodríguez estão liberados de realizar atividades junto ao Clube. A liberação antecipada dos atletas está alinhada com o objetivo de antecipar o planejamento com foco na temporada de 2024”, informou o clube.

Com a derrota para o Fluminense, no último sábado, o Coritiba já está rebaixado para a segunda divisão nacional e apenas vai ‘cumprir tabela’ nas três últimas rodadas do Brasileirão.

Os cinco jogadores do Coritiba ‘dispensados’ tinham contrato encerrando no fim de 2023. Como não havia interesse da SAF na renovação contratual com os jogadores, eles foram liberados.

O novo técnico contratado para a próxima temporada, Guto Ferreira, começou a trabalhar no clube na terça-feira (dia 28), mas não vai comandar a equipe na reta final do Brasileirão 2023. A prioridade será reformular o elenco para a Série B do próximo ano.

Henrique foi revelado no clube

O zagueiro Henrique, 37 anos, foi revelado na base do próprio Coritiba. Foi campeão da Série B de 2007. Depois, se destacou no Palmeiras e acabou comprado pelo Barcelona em 2008, por 8 milhões de euros. Nunca atuou pelo clube espanhol e acabou emprestado para Bayer Leverkusen, Racing Santander e Palmeiras. Também jogou por Napoli, Corinthians, Fluminense e Ittihad Kalba (Emirados Árabes). Disputou seis jogos pela seleção brasileira (entre 2008 e 2014) e chegou a disputar a Copa do Mundo de 2014. Voltou ao Coritiba em 2021. Soma 192 jogos com a camisa do clube. Em 2023, disputou 29 das 52 partidas do clube na temporada.

Samaris e Jesé pouco jogaram

O espanhol Jesé Rodríguez, 30 anos, e o grego Samaris, 34 anos, chegaram ao Coritiba em agosto e pouco atuaram pelo clube.

No total do Brasileirão 2023, Jesé ficou em campo por 90 minutos – entrou por poucos minutos em seis partidas. Fez um gol na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã.

Samaris, 34 anos, atuou em quatro partidas pelo Coritiba – somou 185 minutos em campo. Não conseguiu se destacar e perdeu a posição na equipe.

Boschilia e Lucas Barbosa também são liberados

O meia Boschilia, 27 anos, chegou ao Coritiba em 2022 e ajudou na campanha para escapar do rebaixamento, atuando em oito jogos – não fez gols ou assistências. Em 2023, entrou em 13 partidas – fez um gol e uma assistência. Não atua desde julho. Teve a passagem pelo clube paranaense marcada por lesões e pouco tempo em campo.

O ponta Lucas Barbosa, 22 anos, veio do Santos, por empréstimo. Atuou em cinco jogos, somando apenas 97 minutos em campo – não fez gols ou assistências.