Castillo comemora gol pelo Vitória
Castillo comemora gol pelo Vitória (Crédito: Divulgação/Victor Ferreira/EC Vitória)

O Coritiba acertou a contratação do ponta equatoriano Eryc Castillo, de 29 anos. O jogador tinha contrato com o Vitória até dezembro de 2024 e estava sendo pouco utilizado no clube baiano na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O time paranaense adquiriu 80% dos direitos econômicos do jogador. O restante ficou com o Vitória. Ainda não há informações sobre valores e tempo de contrato. Os clubes não confirmaram a negociação.

Além de Castillo, o Coritiba esperar anunciar mais três reforços durante esta semana: um centroavante, um ponta e um meia.

Eryc Castillo

Destro, Castillo costuma jogar na ponta-esquerda, mas também já atuou pelo lado direito.

O jogador chegou ao Vitória no início do ano e foi pouco utilizado até agora. Só três partidas como titular. No Campeonato Baiano, só entrou como substituto em cinco jogos. No total de 2024, Castillo soma 17 jogos (3 como titular), 1 gol e 1 assistência. Só ficou 500 minutos em campo – tempo equivalente a menos que seis partidas inteiras.

Seleção do Equador

Castillo disputou três partidas pela Seleção do Equador até hoje. Todas foram em 2019, contra Peru, Bolívia e Argentina. Marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Peru.

Última temporada
Em 2023, o atacante defendeu o Aucas, do Equador, e marcou cinco gols e fez uma assistência em 30 jogos.

Clubes
Em toda carreira, o jogador defendeu LDU de Loja-EQU, Olmedo-EQU, Barcelona-EQU, Aucas-EQU, Tijuana-MEX, Juarez- MEX e Santos Laguna-MEX.

Poucos gols e comprado pelo Tijuana

Castillo tem poucos gols na carreira. O clube que mais vezes marcou foi pelo Barcelona-EQU: 15 gols em 133 jogos. Após se destacar pelo clube de Guayaquil, acabou comprado pelo equivalente a 850 mil euros pelo Tijuana.

No México, o ponta defendeu três clubes e somou 11 gols em 96 partidas no país da América do Norte.

Mercado da bola
Além de buscar um ponta, o Coritiba também vem tentando contratar um centroavante, após a saída de Leandro Damião. O primeiro nome tentado foi o uruguaio Mauro Méndez, do Estudiantes, da Argentina. O jogador de 25 anos, porém, sofreu grave lesão no joelho na última segunda-feira e vai perder a temporada. A negociação, que estava encaminhada, acabou cancelada.