expulso
Cartão vermelho para Robson, após intervenção do VAR: lance foi decisivo para o novo tropeço do Coritiba (Foto: Rui Santos)

O Coritiba acabou dando um “presente de grego” para seus torcedores na tarde deste domingo (11 de agosto), quando se celebrou o Dia dos Pais. Jogando no Couto Pereira, a equipe comandada pelo técnico Jorginho chegou a sair na frente da Ponte Preta, com um gol de Robson no primeiro tempo. Na segunda etapa, entretanto, o atacante coxa-branca acabou expulso e a equipe paulista conseguiu arrancar um empate fora de casa com um gol de Gabriel Novaes, aos 50 minutos do segundo tempo: 1 a 1.

Com o tropeço, o Coxa agora soma uma derrota e uma vitória sob o comando do novo treinador. Na Série B, são 20 jogos e apenas 24 pontos conquistados, com a equipe aparecendo em 14º lugar, cinco pontos acima da zona de rebaixamento. A Ponte Preta, por sua vez, tem 27 pontos e está em 10º lugar.

O Coritiba volta a campo no domingo (18 de agosto), quando enfrenta o Brusque, fora de casa. Já a Macaca volta a jogar na sexta-feira (16), quando enfrenta o Goiás, em casa.

DIA DOS PAIS

Mais de 17 mil torcedores acompanharam a partida no Couto Pereira, que foi marcado por um apelo aos papais coxa-brancas. Isso porque foi feita uma promoção por conta do Dia dos Pais, com cada sócio (titular e dependente) tendo direito a um ingresso para levar seu pai ou filho(a) para o jogo. No final, porém, o time acabou entregando um “presente de grego” aos aficcionados.

ESCALAÇÕES

Para a partida, o técnico Jorginho contou com os retornos do atacante Robson (de volta após desfalcar a equipe por lesão) e do zagueiro Benevenuto (que esteve suspenso anteriormente). Com isso, Bruno Melo acabou sendo deslocado para a lateral-esquerda (no lugar de Rodrigo Gelado) e Robson assumiu o comando do ataque, com Éberth indo para o banco de reservas.

Do outro lado, Nelsinho Baptista teve as voltas do goleiro Pedro Rocha e do zagueiro Mateus Silva ao time titular, após cumprirem suspensão na última rodada.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou morna, com o Coritiba ficando mais tempo com a posse de bola e a Ponte Preta se defendendo, aguardando pelo contra-ataque.

A primeira chance mais clara de gol surgiu aos 15 minutos e foi a favor dos mandantes, em cruzamento de Frizzo que por pouco não terminou com Robson balançando a rede.

A partir do último terço da etapa final, porém, os visitantes começaram a encaixar contra-ataques e a partida tornou-se movimentada. Jeh, por exemplo, chegou três vezes com perigo para os visitantes. Em duas delas obrigou boas defesas de Pedro Morisco, mas estava impedido. Na terceira, acabou arrematando para fora.

O Coxa, por outro lado, voltou a criar uma grande chance de gol aos 40, quando Ronier saiu na cara do gol e acabou parado por uma grande defesa de Pedro Rocha. Três minutos depois, enfim, o gol, num lançamento perfeito de Sebá Gómez que terminou com Robson balançando a rede.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, mudanças dos dois lados. No Coxa, Wesley Pomba substituiu Figueiredo. Na Ponte, Emerson Santos e Gabriel Novaes suplantaram Emerson e Matheus Régis, respectivamente.

O Coritiba conseguiu se manter superior no começo da primeira etapa, isso até um “acidente de trabalho”, aos 14 minutos, quando Robson foi tentar uma finalização e acabou chutando o rosto do goleiro Pedro Rocha. O árbitro, inicialmente, não assinalou nada, mas acabou sendo chamado pelo árbitro de vídeo (VAR) e, ao revisar o lance, decidiu expulsar o atacante alviverde.

Com a expulsão, Jorginho já fez duas mudanças no time, com Vini Paulista e Matheus Bianqui substituindo os meio-campistas Morelli e Frizzo, dando novo fôlego e tornando o meio de campo coxa-branca mais combativo. Mais tarde, Júnior Brumado ainda suplantou Lucas Ronier, fazendo sua estreia pelo Coxa, e Bernardo entrou na vaga de Sebá Gomes. Já na Macaca, Ramon entrou no lugar de Castro e Iago Dias (ex-jogador do Coxa), na vaga de Everton Brito. Depois, Guilherme Portuga ainda substituiu Elvis.

A partida seguiu movimentada enquanto o Coritiba teve um jogador a menos. Chances de gol surgiram para os dois lados, mas a Ponte Preta foi quem sorriu por último, com Gabriel Novaes marcando um gol aos 50 minutos do segundo tempo e garantindo o empate em 1 a 1.

Após o apito final, gritos de “vergonha” ecoaram nas arquibancadas.

CORITIBA 1 x 1 PONTE PRETA

Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson Gabriel, Marcelo Benevenuto e Bruno Melo; Morelli (Vini Paulista) e Sebá Gomez (Bernardo); Lucas Ronier (Júnior Brumado), Frizzo (Matheus Bianqui) e Figueiredo (Wesley Pomba); Robson. Técnico: Jorginho
Ponte Preta: Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Mateus Silva, Sergio Raphael e Gabriel Risso; Castro (Ramon) e Emerson (Emerson Santos); Matheus Régis (Gabriel Novaes), Elvis (Guilherme Portuga) e Everton Brito (Iago Dias); Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista
Gols: Robson (43-1º) e Gabriel Novaes (50-2º)
Cartões amarelos: Jeh, Sergio Raphael, Iago Dias (P), Bruno Melo, Wesley Pomba (C)
Cartão vermelho: Robson (17-2º)
Árbitro: Fabio Augusto Santos Sa Junior (SE)
Público: 15.900 pagantes (17.254 total)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), domingo (11 de agosto) às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

15 – Matheus Frizzo abre o jogo na esquerda com Figueiredo, que rola na entrada da área para Ronier. O jovem devolve para Frizzo com um toque de primeira e o meia, perto da linha de fundo, cruza rasteiro. O goleiro Pedro Rocha desvia e a bola ainda toca no rosto de Robson, que tentava fechar para a finalização, antes de sair pela linha de fundo, em tiro de meta.

22 – Lucas Ronier dá drible desconcertante no marcador pela direita e tenta invadir a área, quando Gabriel Risso chega com um carrinho pra dividida. A torcida e o time do Coxa pede pênalti, mas o árbitro diz que o marcador acertou primeiro na bola.

24 – Cobrança de falta da intermediária. Matheus Frizzo lança a bola na área e Benevenuto desvia de cabeça, ao lado do gol.

26 – Contra-ataque em velocidade da Ponte Preta. Jeh recebe dentro da área e tenta o chute, mas acaba batendo em cima de Pedro Morisco, que sai bem do gol. Na sequência, a arbitragem assinala impedimento do atacante.

29 – Bola longa de Matheus Silva para Jeh, que chuta cruzado e exige grande defesa de Morisco. Mais um impedimento, porém, é assinalado no lance.

31 – Cruzamento da direita de Natanael, para o meio da área. Robson se movimenta, posiciona o corpo e tenta uma bicicleta, mas manda muito longe do gol.

32 – Lançamento de Matheus Régis para o ataque. Jeh domina com o peito tirando o marcador na entrada da grande área e chuta de voleio. A bola passa perto do ângulo, por cima do gol.

37 – Cruzamento da esquerda para o meio da área. Ronier fica com a bola na segunda trave e tenta duas vezes a finalização, mas é travado por Gabriel Risso.

38 – Elvis tenta a finalização de fora da área. A bola desvia na defesa e obriga mais uma defesa de Morisco.

40 – Cruzamento da direita de Robson. Ronier estica a perna e desvia, mas Pedro Rocha sai bem do gol e consegue uma defesaça, no reflexo.

43 – Gol do Coritiba! Sebá Gómez recebe na intermediária, vê a movimentação de Robson e lança para o atacante. Robson recebe na frente de Pedro Rocha, domina com o peito e chuta por baixo para vencer o goleiro.

50 – Sobra de bola fora da área, pela esquerda. Jeh resolve arriscar o chute de primeira pro gol e Morisco segura firme o arremate.

Segundo tempo

8 – Lançamento para Robson. O atacante fica no mano a mano com a marcação, domina já tirando o marcador da jogada e chuta forte. A bola vai para fora.

14 – Bola enfiada para dentro da área. Robson tenta alcançar a bola e não consegue. Pedro Rocha chega para fechar e acaba sendo golpeado no rosto, sem querer.

17 – O árbitro é chamado para revisar o lance entre Robson e Pedro Rocha no VAR (árbitro de vídeo). Após ver o lance novamente, o juiz decide expulsar o jogador coxa-branca.

24 – Igor Inocêncio domina com categoria na entrada da área e chuta de voleio. Pedro Morisco espalma e na sobra Ramon finaliza novamente, obrigando mais uma defesa do goleiro.

37 – Lançamento da direita par ao ataque. O marcador fura e a bola sobra com Jeh, que deixa Benevenuto no chão e fica na cara do gol. Ele chuta forte na saída do goleiro e manda por cima da meta. Grande chance desperdiçada!

39 – Wesley Pomba puxa o contra-ataque, passa por Sergio Raphael e invade a área, para então chutar rasteiro, cruzado. Pedro Rocha espalma e salva a Ponte.

50 – Gol da Ponte Preta! Cruzamento da direita de Iago Dias. A defesa desvia de cabeça, mas a sobra fica com Gabriel Novaes dentro da área. O atacante domina e chuta forte, no ângulo, empatando a partida.