Kaio César é emprestado pelo Coritiba ao Vitória de Guimarães
Kaio César enfrenta Honduras (Crédito: Divulgação/Lesley Ribeiro/CBF)

O ponta Kaio César, 20 anos, não vai defender o Coritiba na Série B de 2024. Ele vai retornar ao Vitória de Guimarães. Os clubes negociaram e acertaram um novo empréstimo para o atacante, válido por mais uma temporada – até junho de 2025. O novo acordo inclui uma cláusula de opção de compra pelo clube português, com valor fixado. No entanto, a quantia não foi divulgada.

Kaio César tem contrato com o Coxa válido até o fim de 2026, com uma multa para clubes do Exterior de 50 milhões de euros (cerca de R$ 290 milhões na cotação atual).

Momento histórico

Em Portugal, o jogador brasileiro participou de um momento histórico: a maior pontuação do Vitória de Guimarães na história da liga nacional. O time terminou em 5º lugar, garantindo vaga na Conference League (Liga Conferência) – a terceira competição da UEFA para clubes, abaixo da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Desempenho de Kaio César na Europa

Revelado nas categorias de base do Coritiba, Kaio César foi emprestado para o Vitória em janeiro de 2024. Até o fim de março, só havia ficado 59 minutos em campo pela equipe europeia.

Em abril, o atacante passou a ganhar espaço com o técnico português Alvaro Pacheco, após a lesão do português João Mendes, 29 anos, um dos destaques do clube na temporada 2023/24, com sete gols e três assistências em 33 jogos.

Kaio César atuou em 14 partidas (5 como titular). Só ficou 494 minutos em campo – tempo equivalente a menos que seis jogos inteiros. Não fez gols ou assistências, mas causou boa impressão com dribles, agilidade e raciocínio rápido.

Na última rodada da primeira divisão portuguesa 2023/24, o brasileiro entrou nos 20 minutos finais da vitória por 3 a 1 sobre o Arouca. Com esse resultado, o Vitória de Guimarães chegou a 63 pontos em 34 rodadas, a maior pontuação do clube na história da competição. O time já chegou a ser terceiro colocado em quatro temporadas, mas não com pontuação tão alta.

História de Kaio César

No Coritiba desde os 14 anos, Kaio César foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2021, com 17 anos. Naquela campanha, ele atuou em sete jogos (quatro como titular). Subiu ao time profissional em 2023, temporada que fez 36 jogos (17 como titular) e marcou 3 gols. Em novembro de 2023, o jogador ganhou o ouro nos Jogos Pan-Americanos com a seleção brasileira – ele atuou em todos os cinco jogos da campanha, mas sempre como substituto.

Vitória de Guimarães deve vender seu principal jogador

O grande nome do Vitória de Guimarães em 2023/24 foi o ponta português Jota Silva, 24 anos, com 15 gols e 7 assistências em 42 jogos. O jogador despertou o interesse de grandes clubes europeus, como West Ham-ING, Fulham-ING, Benfica-POR, Sporting Lisboa-POR e o Fenerbahce-TUR de José Mourinho. A imprensa europeia cogita o valor de 15 milhões de euros nessa transferência.

O técnico do clube na temporada era Álvaro Pacheco, 52 anos, que foi contratado pelo Vasco em maio.

História do Vitória de Guimarães

Fundado em 1922, o Vitória de Guimarães passou a maior parte da sua história na primeira divisão nacional e entre as primeiras oito posições, mas nunca conquistou o título. A grande conquista da história do clube ocorreu em 2012/13, vencendo a Copa de Portugal. Em competições internacionais, a melhor participação foi alcançar as quartas de final da Liga Europa.