Francisco da Costa, o Chico (Crédito: Divulgação/Atlético Nacional)

O Coritiba desistiu da contratação do centroavante brasileiro Francisco da Costa, o Chico. O site Premium Sports noticiou que o jogador deixou o Atlético Nacional, da Colômbia, onde estava atuando por empréstimo, e poderia acertar com o Coxa.

Segundo informações de bastidores, o clube paranaense acabou descartando o negócio por causa do histórico de lesões recentes do jogador. A prioridade do clube na janela de julho é trazer reforços em boas condições físicas e técnicas, para tentar evitar o rebaixamento no Brasileirão.

Chico foi artilheiro do Campeonato Boliviano 2022 e conquistou o título nacional com o Bolívar, trabalhando junto com o técnico Antônio Carlos Zago. O jogador, de 28 anos e 1,84m de altura, pertence ao clube boliviano e tem vínculo até 2026.

Revelado nas categorias de base do Athletico Paranaense, Chico nunca chegou a jogar pela equipe principal do Furacão. Foi emprestado para Inter de Lages, Tombense, São José-RS e Operário, sem conseguir se destacar. Depois rodou pelo futebol mexicano, de 2017 a 2020, atuando por Venados, Atlante e Querétaro.

Em 2021, foi comprado pelo equivalente a 441 mil euros (cerca de R$ 2,2 milhões) pelo Sol de América, do Paraguai. Só então viveu sua primeira fase goleadora da carreira, marcando oito gols em 17 jogos.

Em 2022, chegou ao Bolívar e assinou contrato de quatro anos. Foi artilheiro do time na temporada, com 24 gols e 11 assistências em 40 jogos. Na Libertadores, foram três gols em quatro partidas.

Em 2023, Chico acabou emprestado para o Atlético Nacional e não conseguiu se firmar. Atuou apenas 12 vezes (seis como titular) e marcou um gol.