Lucas Ronier, do Coritiba, enfrenta o Amazonas
Lucas Ronier, do Coritiba, enfrenta o Amazonas (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Amazonas, em Manaus, nessa terça-feira (dia 25) à noite, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 18 pontos – a dois pontos do G4. A equipe do Norte está na 14ª posição, com 15 pontos.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba joga sábado (20), contra o Vila Nova, no Couto Pereira.

Desempenho
Em relação ao desempenho, Coritiba e Amazonas mostraram muita capacidade física e boa organização tática. No entanto, ambos pecaram demais na precisão das jogadas mais decisivas. O mandante criou mais chances e foi mais perigoso nos lances de bola parada. O visitante teve duas chances claras e desperdiçou: uma com Leandro Damião, no 1º tempo, e outra com Figueiredo, que mandou na trave no 2º tempo.

Novo técnico
Esse foi o 3º jogo do técnico Fábio Matias no Coritiba, agora com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.

Jejum como visitante

O resultado ampliou um jejum do Coritiba como visitante. O time não vence fora de casa desde as quartas de final do Paranaense – 4 a 0 em Cianorte. Depois, mais sete partidas longe do Couto Pereira (seis pela Série B e uma pelo campeonato estadual), com quatro derrotas e três empates.

Robson
Recuperado de lesão, o ponta Robson, 33 anos, começou no banco e entrou no segundo tempo. Ele não atuava desde 24 de março, quando se machucou.

Escalação do Coritiba

O técnico Fábio Matias fez duas mudanças na escalação, com as entradas do ponta Lucas Ronier e do volante Sebá Gómez nos lugares dos volantes Morelli e Geovane Meurer. O único desfalque era o centroavante Brandão, lesionado.

Esquema tático
O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 da partida anterior, com a diferença que Vini Paulista deixou o lado esquerdo do setor ofensivo para jogar como volante. A linha de três tinha Lucas Ronier (direita), Frizzo (centro) e Figueiredo (esquerda). Leandro Damião era o centroavante.

Amazonas

O Amazonas não tinha o lateral-direito Patric (35 anos, ex-Atlético-MG e Coritiba) e o meia argentino Diego Torres (33 anos, ex-Vitória e Chapecoense). Para a posição de centroavante, o técnico Rafael Lacerda começou com Jô (37 anos, ex-seleção brasileira) de titular e com Sassá (30 anos, ex-Coritiba) no banco.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve muita disputa física e uma quantidade alta de erros técnicos. Nas raras jogadas bem construídas, os dois times criaram chances claras – uma para o Coritiba e três para o Amazonas. Pelo Coxa, Leandro Damião desperdiçou gol feito, livre, aos 16 minutos, após receber cruzamento perfeito de Rodrigo Gelado. Pelo mandante, o lance mais perigoso aos 42, em bola alta para a área, em cobrança de falta: Miranda cabeceou a bola na trave e, no rebote, Jô chutou novamente na mesma trave.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com gol. Aos 7 minutos, Ezequiel cobrou escanteio, Cauan desviou e Miranda completou livre na pequena área: Amazonas 1 a 0. Em seguida, aos 14, as primeiras substituições no Coxa, com as entradas dos pontas Robson e Wesley Pomba. O time paranaense reagiu e acertou a trave aos 18, em cruzamento de Natanael e cabeceio de Figueiredo. Aos 28, saiu Frizzo e entrou o centroavante Éberth. Aos 32, entraram o volante Fransérgio e o lateral Jhonny. O Coritiba partiu com tudo para o ataque e levou perigo em dois lances.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 57% de posse de bola, 8 finalizações (5 certas) e 17 faltas cometidas. O Amazonas terminou com 16 arremates (3 certos) e 9 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

AMAZONAS 1×0 CORITIBA
Amazonas: Marcos Miranda; Ezequiel, Miranda, Diogo Silva e Fabiano; Cauan Barros (Pará) e Jiménez; Ênio, Rafael Tavares (Igor Bolt) e Matheus Serafim (Matheus Melo); Jô (Sassá). Técnico: Rafael Lacerda
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael (Jhonny), Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Vini Paulista (Robson) e Sebá Gómez (Fransérgio); Lucas Ronier, Matheus Frizzo (Éberth) e Figueiredo; Leandro Damião (Wesley Pomba). Técnico: Fábio Matias
Gol: Miranda (7-2º)
Cartões amarelos: Jiménez, MIranda (A). Lucas Ronier (C).
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Local: estádio Carlos Zamith, em Manaus

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 16 – Rodrigo Gelado cruza. Livre na cara do gol, Damião chuta para fora e perde gol feito.
  • 33 – Contra-ataque. Serafim recebe na ponta, passa por Natanael e chuta. Maurício Antonio intercepta.
  • 40 – Ezequiel cobra escanteio para a 1ª trave. Tavares cabeceia. Pedro Morisco defende.
  • 42 – Falta na esquerda. Tavares ergue para a área. Miranda cabeceia a bola na trave. No rebote, Jô chuta e acerta a trave, de novo.
  • Segundo tempo
  • 7 – Gol do Amazonas. Ezequiel cobra escanteio para a 1ª trave. Cauan desvia de cabeça e Miranda completa.
  • 18 – Após boa troca de passes, Natanael cruza e Figueiredo cabeceia a bola no travessão.
  • 41 – Contra-ataque. Sassá sai na cara do gol e chuta cruzado. Morisco defende.
  • 43 – Fransérgio tabela com Éberth, recebe na área e chuta cruzado. O goleiro espalma.