Coritiba desperdiça chances, perde para o Inter e amplia marcas negativas

Silvio Rauth Filho

Coritiba x Internacional, no Couto Pereira (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Internacional, nessa quinta-feira (dia 22) à noite, no Couto Pereira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time ficou em 20º e último lugar, com 4 pontos. A equipe gaúcha está na 8ª colocação, com 17 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O placar amplia marcas negativas. O Coritiba enfrenta agora um jejum de 17 partidas sem vencer – o maior da sua história. A última vitória foi em 23 de fevereiro — 3 a 0 no Humaitá, pela Copa do Brasil.

No retrospecto, o Coritiba não vence o Inter desde 2012. Desde então, foram 14 duelos entre os dois times, com 7 empates e 7 vitórias da equipe gaúcha.

Com o resultado no Couto, o Inter chega ao 7º jogo seguido sem perder – 5 vitórias e 2 empates.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram os volantes Liziero, Júnior Urso e Willian Farias, em recuperação. Os zagueiros Bruno Viana e Henrique e o lateral-direito Natanael começaram no banco. As novidades foram o centroavante Zé Roberto como titular e o ponta Robson improvisado na ala-direita. O treinador Antonio Carlos Zago usou o esquema tático 3-4-3. Alef Manga, Marcelino Moreno e Zé Roberto formaram o trio ofensivo e apresentaram muita mobilidade, sem posições fixas.

ADVERSÁRIO
Ainda sem o equatoriano Enner Valencia, que deve estrear em julho, o Inter tinha outros desfalques: Rodrigo Moledo, Gabriel, Mauricio, Aránguiz e De Pena. O time de Mano Menezes usou o esquema 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que não deixou o adversário jogar e criou boas jogadas com Robson pela direita, com a aproximação de Bruno Gomes e com movimentação inteligente do trio ofensivo. Só o Coxa finalizou nesse período (9 a 0), mas apenas uma chance clara – foi aos 45, quando Alef Manga saiu na cara do gol e chutou em cima do goleiro. O mandante também levou perigo em uma boa cobrança de falta de Jamerson e em um chute de fora da área de Bruno Gomes.

SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo, o Inter corrigiu a marcação, equilibrou o jogo e começou a atacar com alguma frequência. O Coritiba reduziu o ritmo e, mesmo assim, teve chance clara aos 14, em belo passe de Marcelino Moreno e chute de Robson em cima do goleiro. Aos 18, pênalti de Jean Pedroso em Pedro Henrique. O próprio atacante cobrou e converteu: Inter 1 a 0. Foi a primeira finalização do visitante na partida. Zago fez quatro substituições entre os 28 e os 31, colocando os meias Matheus Bianqui e Boschilia, o zagueiro Bruno Viana e o ponta Kaio César. O Coritiba se perdeu em campo e pouco atacou. Aos 44, o ponta Ruan Assis entrou no lugar de Bruno Gomes.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 52% de posse de bola, 14 finalizações (4 certas), 23 faltas cometidas e 77% de precisão nos passes. O Inter somou 5 arremates (4 certos), 14 faltas cometidas e 79% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 0x1 INTER
Coritiba: Gabriel; Jean Pedroso, Kuscevic e Thiago Dombroski (Bruno Viana); Robson, Andrey (Matheus Bianqui), Bruno Gomes (Ruan Assis) e Jamerson (Boschilia); Alef Manga, Marcelino Moreno (Kaio César) e Zé Roberto. Técnico: Antonio Carlos Zago
Inter: John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo e Campanharo (Jean Dias); Pedro Henrique (Thauan Lara), Alan Patrick e Johny (Matheus Dias); Luiz Adriano (Lucca). Técnico: Mano Menezes
Gols: Pedro Henrique (20-2º)
Cartões amarelos: Renê, Mercado, Campanharo, John (I). Thiago Dombroski, Robson (C).
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Público: 24.241
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Robson rouba no ataque. Zé Roberto enfia para Manga, na área. Ele cruza rasteiro, com perigo. A zaga tira.
10 – Depois de escanteio, Bruno Gomes pega rebote fora da área e chuta perto, ao lado.
26 – Andrey é derrubado por Rômulo quase na risca da área. O árbitro marca pênalti. O VAR avisa que foi falta fora da área. Jamerson cobra a falta e coloca perto do ângulo.
45 – Contra-ataque. Zé Roberto enfia. Alef Manga recebe na área, finta o último zagueiro e, na cara do gol, chuta em cima do goleiro.
52 – Manga tabela com Moreno e chuta sobre o gol.

Segundo tempo
14 – Moreno dá belo passe. Robson sai na cara do gol, mas chuta em cima do goleiro.
15 – Andrey chuta de longe. O goleiro pega no canto.
18 – Alan Patrick enfia. Pedro Henrique invade a área e é derrubado por Jean Pedroso. Pênalti.
20 – Gol do Inter. Pedro Henrique cobra o pênalti à esquerda do goleiro, que cai para a direita.
27 – Jean Dias recebe na área, gira e chuta cruzado. Gabriel espalma.
29 – Johny chuta de longe. Gabriel defende no canto.
32 – Alan Patrick recebe na área e chuta no canto. Gabriel defende.
48 – Manga cobra escanteio. Kuscevic cabeceia perto, sobre o gol.