Coritiba empata com o Vila Nova em jogo com novidades na escalação e pênalti aos 45

Coritiba e Vila Nova empatam no Couto Pereira e seguem na briga pelo G4 da Série B

Silvio Rauth Filho
WhatsApp Image 2024-06-29 at 17.12.32

Coritiba x Vila Nova (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o Vila Nova, nesse sábado (dia 29) à tarde, no Couto Pereira, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 19 pontos – a dois pontos do G4. A equipe de Goiás está na 4ª colocação, agora com 21 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coxa joga em 7 de julho (domingo), no Couto, contra o Paysandu.

Fases
Esse o foi o 4º jogo do técnico Fábio Matias no Coritiba, agora com 1 vitória, 2 empates e 1 derrota. Desde a chegada do técnico Luizinho Lopes, o Vila Nova somou 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

Desfalques
O ponta Lucas Ronier, suspenso por três cartões amarelos, era o desfalque.

Andrey no banco
O volante Andrey, 26 anos, foi a principal novidade no banco. Ele não atua há mais de três meses e novamente não foi utilizado.

Escalação do Coritiba

Sem Lucas Ronier, o técnico Fábio Matias usou o ponta Robson, recém-recuperado de lesão. Outras alterações foram por escolha do técnico Fábio Matias. Ele colocou o centroavante Leandro Damião e o ponta Figueiredo no banco. E escalou o volante Morelli e o centroavante Brandão. Com isso, Vini Paulista deixou de ser volante e passou a atuar como extremo (meia-ponta).

Esquema tático
O treinador manteve o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. Na linha de três, escalou Matheus Frizzo (centro), Robson (direita) e Vini Paulista (esquerda).

Primeiro tempo

O Coritiba começou melhor e chegou ao gol já aos 17 minutos, em escanteio de Frizzo, ajeitada de Brandão, toque de cabeça de Morelli e finalização de Sebá Gómez, em cima da linha. O VAR, porém, anulou por impedimento. O mandante seguiu melhor, mas esbarrou na forte e competente defesa do Vila Nova. A única brecha surgiu aos 38, quando Brandão deu bom passe para Vini Paulista, que invadiu a área e chutou para defesa do goleiro. O visitante pouco atacou.

Segundo tempo

No intervalo, Fábio Matias colocou o lateral Jamerson e o atacante Figueiredo. E o Vila Nova abriu o placar já no 1º minuto. Cristiano cruzou e o centroavante Henrique Almeida (ex-Coritiba) dominou na área, girou e chutou no alto: 1 a 0. O visitante levou perigo em mais três lances, todos no início, até o Coxa se reencontrar em campo. Aos 13, entrou o ponta Wesley Pomba no lugar do volante Morelli. Apesar das trocas, o 4-2-3-1 foi mantido, já que Vini Paulista recuou para volante. Figueiredo ficou como centroavante.

Pressão no fim
A maior parte do segundo tempo teve domínio do Coritiba, que trabalhou bem a bola e empurrou o adversário para trás. No entanto, faltou precisão ao definir as melhores jogadas. Aos 34, o centroavante Leandro Damião entrou no jogo, no lugar de Vini Paulista. Aos 43, o meia Matheus Bianqui entrou no jogo. O empate veio aos 45, quando Matheus Bianqui finalizou de cabeça. A bola tocou no braço da zaga. Pênalti. Robson converteu a penalidade: 1 a 1.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 57% de posse de bola, 25 finalizações (12 certas) e 10 faltas cometidas. O Vila Nova terminou com 11 arremates (3 certos) e 11 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 1×1 VILA NOVA
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Maurício Antônio, Bruno Melo e Rodrigo Gelado (Jamerson); Morelli (Wesley Pomba) e Sebá Gómez; Robson, Matheus Frizzo (Matheus Bianqui) e Vini Paulista (Leandro Damião); Brandão (Figueiredo). Técnico: Fábio Matias
Vila Nova: Dênis Júnior; Elias, Quintero, Jemmes (Apodi) e Rhuan; Ralf e Cristiano; Juan Christian (João Vitor), Geovane (João Lucas) e Alesson; Henrique Almeida (Guilherme Lacerda). Técnico: Luizinho Lopes
Gols: Henrique Almeida (1-2º) e Robson (47-2º)
Cartões amarelos: Robson, Bruno Melo (C). Rhuan, João Lucas, Dênis Júnior, Cristiano (VN).
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES