Divulgação / Coritiba

Na primeira vez em que se enfrentaram pela Série B, o Coritiba ficou num empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, na noite desta terça-feira (6), no Mineirão. A partida era válida pela 10ª rodada da Segundona e interrompeu uma sequência de vitórias coxas-brancas na competição.

ATUAÇÕES: Veja quem jogou bem e quem jogou mal no Coritiba diante do Cruzeiro

Com o resultado, o Coritiba foi a 20 pontos. O time havia começado a rodada na segunda colocação da Série B. mas pode perder uma posição com o desenrolar dos jogos. O Sampaio Correa, 3º colocado, com 18 pontos, joga contra o Vasco na sexta-feira (9). O Cruzeiro, por sai vez, foi a 10 pontos.  

Na história, Coritiba e Cruzeiro nunca tinham se enfrentado pela Série B. Em 2020, quando o time mineiro disputava a competição pela primeira vez em 99 anos de existência, o Coxa estava na primeira divisão – acabou rebaixado ao fim do Brasileirão.

HISTÓRICO

O Coritiba vinha de cinco vitórias seguidas na Série B. Com o resultado desta terça, o time perdeu a chance de igualar um feito. A última vez que o Coritiba somou seis vitórias consecutivas foi no Campeonato Paranaense de 2020, sob o comando do técnico Eduardo Barroca. A série começou com o 1 a 0 sobre o PSTC e com o 4 a 0 sobre o Athletico, em março. Em seguida, veio a pausa por causa da pandemia. Em julho, o Estadual recomeçou e o Coxa venceu duas vezes o Paraná (pelas quartas de final) e duas vezes o Cianorte (pela semifinal). A série encerrou com derrota para o time principal do Athletico, na final, na Arena.

HOMENAGENS

O Coritiba fez uma homenagem ao presidente Renato Follador, que morreu no sábado (3), vítima de complicações da Covid-19. Ele tinha 67 anos. “Na vida tudo é efêmero, menos as lembranças que você deixa no coração das pessoas”, dizia uma faixa que os jogadores levaram a campo. O Cruzeiro foi solidário e também prestou homenagens ao dirigente coxa-branca, com uma lembrança no telão do estádio Mineirão.

TABELA

O Coritiba volta a campo na próxima terça-feira (13), às 21h30, quando recebe o Vasco, no Couto Pereira. O meia-atacante Waguininho, que levou o terceiro cartão amarelo diante do Cruzeiro, cumpre suspensão.

ESCALAÇÃO

Em relação à última partida – a vitória de 2 a 1 sobre o Remo, na sexta-feira (2) –, o Coritiba tinha duas mudanças. Willian Farias retornava de suspensão, deixando Matheus Sales no banco, e fez dupla com Val. Rafinha, totalmente recuperado de lesão muscular, entrou no meio-de-campo, em vez de Robinho. O técnico Gustavo Morínigo manteve o esquema 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO

Fora de casa, o Coritiba começou na espera do Cruzeiro, que estava pressionado por maus resultados. O time paranaense encaixou bem a marcação e se segurou bem nas jogadas aéreas, mas não conseguia sair com a bola, tampouco chegava perto da área adversária. Consequentemente, o primeiro tempo foi amarrado e com poucas chances de gol. A primeira finalização que exigiu alguma ação do goleiro ocorreu apenas aos 39 minutos, com Henrique, para defesa fácil de Fábio.

SEGUNDO TEMPO                               

O Coritiba voltou sem alterações para a etapa final e manteve a forma de jogar, apostando na marcação e na chance de um contragolpe. O time paranaense teve alguma dificuldade na marcação pelo lado esquerdo da defesa, por onde o Cruzeiro conseguiu alguns cruzamentos. Aos 33 minutos, Morínigo fez a primeira substituição, ao colocar Robinho no lugar de Rafinha. O time ensaiou uma melhora e conseguiu finalizar quatro vezes num mesmo lance. Mas não passou disso. Aos 44 minutos, entraram Igor, Matheus Sales e Willian Alves nos lugares de Igor Paixão, Willian e Leo Gamalho. Aos 49 minutos, Val acertou a trave. E não passou disso; o jogo terminou sem gols.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 12 finalizações (3 certas), 47% de posse de bola, 84% de passes certos e 3 escanteios. O Cruzeiro obteve 12 finalizações (2 certas), 53% de posse de bola, 87% de passes certos e 5 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CRUZEIRO 0 x 0 CORITIBA

Cruzeiro: Fábio; Norberto, Léo Santos, Ramon e Jean Victor; Lucas Ventura, Marcinho (Thiago) e Giovanni (Marcelo Moreno); Bruno José, Rafael Sobis (Felipe Augusto) e Airton (Flávio). Técnico: Mozart
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Val e Willian Farias (Matheus Sales); Waguininho, Rafinha (Robinho) e Igor Paixão (Igor); Léo Gamalho (Willian Alves). Técnico: Gustavo Morínigo
Cartões amarelos: Giovanni, Airton, Waguininho, Norberto, Rômulo
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, terça-feira

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

1 – Bruno José recebe livre na área e finaliza. Wilson sai e salva. O árbitro marca impedimento. As imagens mostram que o jogador do Cruzeiro estava em posição legal

10 – Jean Victor arrisca de fora da área. A bola desavia na zaga e sai em escanteio

17 – Val recebe de Natanael e joga a bola para a área. Igor Paixão se estica, mas não alcança

22 – Marcinho domina fora da área, dribla Guilherme Biro e chuta por cima do gol

26 – Giovanni arrisca de fora da área. A bola sai à direita do gol

31 – Rafael Sobis recebe lançamento, tabela com Marcinho, fica com a bola e chuta de fora da área, por cima do gol

39 – Rafinha cobra falta para a área. Henrique cabeceia e Fábio pega

44 – Waguininho cruza da direita. Leo Gamalho cabeceia prensado com a defesa. A bola sobe e cai nas mãos de Fábio

SEGUNDO TEMPO

11 – Leo Gamalho cruza da direita. Guilherme Biro chuta de primeira e manda à direita do gol

21 – Jean Victor arrisca de fora da área e manda por cima do gol

24 – Igor Paixão recebe de Waguininho, dribla um marcador e, na cara de Fábio, manda por cima do gol

28 – Após bate-rebate na área, Leo Santos cabeceia. Luciano Castan desvia a bola, mas quase marca contra. A bola sai rente à trave

34 – Bruno José cruza. Felipe Augusto sobe nas costas de Natanael e cabeceia. Wilson pega

35 – Thiago avança pelo meio, dribla Luciano Castan e bate a gol. A bola desvia na defesa e sai em escanteio

40 – Val bate de fora da área. Fábio defende. A bola com Waguininho, que cruza, Henrique cabeceia torto. Leo Gamalho recupera a bola na esquerda e rola para trás. Val chuta de longe e Fábio espalma de novo. Leo Gamalho pega a sobra e chuta torto, para fora

44 – Bruno José recebe nas costas de Guilherme Viro e bate a gol. Wilson defende

49 – Val arrisca de fora da área e acerta a trave esquerda