O zagueiro Jean Pedroso do Coritiba
Jean Pedroso comemora gol pela seleção (Crédito: Divulgação/Lesley Ribeiro/CBF)

O Coritiba decidiu emprestar mais um campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2021. Dessa vez, o zagueiro Jean Pedroso, 20 anos, foi cedido por um ano para o Karpaty, da Ucrânia. Ele é o 8º jogador que participou daquela conquista e acabou emprestado pelo clube paranaense em 2024.

Os outros sete campeões cedidos para outros clubes em 2024 foram o goleiro Rafael William (Maringá), o zagueiro Marcio Silva (Guarani), o lateral-direito Diogo Batista (Remo), o volante Maicky (Brasil-RS), o meia Biel (Paysandu), o ponta Kaio Cesar (Vitória de Guimarães) e o atacante Iruan (Portuguesa).

Marcio Silva sofreu grave lesão no joelho e não vai jogar mais em 2024. Maicky, 23 anos, disputou o Gauchão pelo Brasil e, em seguida, acertou com o Grêmio Prudente.

Dos jogadores que participaram daquela conquista com o time sub-20 do Coritiba, permanecem no clube o zagueiro Thalisson Gabriel, o lateral-direito Natanael, o volante Bernardo, o volante/meia Geovane Meurer, o meia Jean Gabriel e os pontas Lucas Ronier e Ruan Assis. Dois deles, Ruan Assis e Jean Gabriel, já estrearam pelo profissional, mas voltaram ao time sub-20 em 2024.

Jean Pedroso

Jean Pedroso tem contrato como o Coritiba até dezembro de 2026. A multa rescisória para o futebol do exterior é de 60 milhões de euros (cerca de R$ 339 milhões).

Pela seleção brasileira, o zagueiro foi titular na conquista do Sul-Americano Sub-20 de 2023 (atuou em sete dos nove jogos da campanha). Na Copa do Mundo Sub-20 de 2023, Jean foi novamente titular da equipe nacional, atuou em cinco jogos e marcou dois gols. O time caiu nas quartas de final.

A estreia como profissional de Jean ocorreu em 2023. Desde então, soma 13 jogos e um gol – todos pelo Coritiba. Em 2024, só foi utilizado em seis partidas (duas na Série B e quatro no Paranaense).

Elenco

Para zagueiro, o Coritiba conta no elenco com Marcelo Benevenuto, Bruno Melo, Maurício Antônio e Thalisson Gabriel.