O atacante Leandro Damião, do Coritiba
O centroavante Leandro Damião, do Coritiba (à esquerda) (Crédito: Franklin de Freitas)

O Coritiba é um dos times que mais desperdiça oportunidades claras de gol na Série B de 2024. Segundo o site Sofascore, o clube paranaense é o quarto no ranking de ‘grandes chances de gol perdidas’, com um total de 12, empatado com o Goiás. 

Os três primeiros dessa lista são Brusque (16), Vila Nova (14) e Ceará (13). A competição está na 15ª rodada. Ou seja, o Coxa tem uma média de quase uma grande chance perdida por partida.

No aspecto individual, os principais nomes do Coritiba nesse ranking são o ponta Lucas Ronier e o centroavante Leandro Damião, ambos com quatro grandes chances desperdiçadas. 

A diferença entre os dois é que o Ronier já marcou quatro gols, enquanto que Damião só fez um. 

Outros quatro jogadores do Coxa desperdiçaram grandes chances, segundo o Sofascore: o lateral-direito Natanael, o zagueiro Mauricio Antonio, o meia Matheus Frizzo e o centroavante Brandão.

ESP-Coxa-Chances
Desempenho dos jogadores do Coritiba na Série B 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Índice de conversão

Também chama a atenção o índice de conversão dos atacantes do Coritiba. O cálculo é a proporção de finalizações que são convertidas em gols. Leandro Damião finalizou 12 vezes na Série B e fez um gol, resultando em índice de conversão de 8,3%. Já o versátil Figueiredo, que atuou como centroavante, ponta e meia ofensivo, ainda está em 0% – ele tentou 28 finalizações e acertou 11 delas na meta, mas ainda não fez gols na competição. 

ESP-Coxa-Conversao1
Desempenho dos jogadores do Coritiba na Série B 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Precisão

O Coritiba é o segundo da Série B com mais finalizações certas, com média de 5,2 por jogo. Só fica atrás do Santos (5,3). Em gols marcados, porém, o Coxa é o 12º, com 15 gols em 15 partidas. 

Bolas na trave

O time paranaense também é o segundo da Série B com mais bolas na trave, com um total de sete. Os jogadores que acertaram o poste foram Lucas Ronier (2), Figueiredo (2), Maurício Antonio (1), Wesley Pomba (1) e Yago (1). Só o América-MG mandou mais chutes na trave, com nove no total.

Chances perdidas por outros clubes

Entre os jogadores com mais chances perdidas na Série B, Leandro Damião é quem menos marcou gols (apenas um). Veja o ranking:

ESP-SerieB-chancesperdidas
Jogadores com mais chances de gol perdidas na Série B 2024 (Crédito: Reprodução/Sofascore)