Cruzeiro x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O Coritiba empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, nesse domingo (dia 16) pela manhã, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 11 pontos, dentro da zona de rebaixamento. A equipe mineira está na 9ª colocação, com 22 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Esse foi o terceiro jogo do Coritiba sob o comando do técnico interino Thiago Kosloski. Nos dois jogos anteriores, o time venceu Goiás e América-MG.

DESEMPENHO
O jogo foi equilibrado na maior parte do tempo, mas o Coritiba criou as melhores jogadas ofensivas. O time perdeu duas chances claras (uma com Kaio César e outra com Rodrigo Pinho) e, quando foi bem nas finalizações, esbarrou na atuação inspirada do goleiro Rafael Cabral.

JEJUM
A última vitória do Coritiba como visitante contra o Cruzeiro foi em 2004. Desde então, foram 11 confrontos, 5 empates e 7 derrotas.

ESTREIA
O centroavante Edu, 30 anos, fez sua estreia pelo Coritiba, entrando no segundo tempo.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Henrique (suspenso), Alef Manga (suspenso), Thiago Dombroski (lesão), Willian Farias (lesão), Liziero (lesão) e Ruan Assis (virose). Dos quatro reforços da janela de julho, dois começaram no banco: o volante Fransérgio e o centroavante Edu. Não viajaram para Minas o atacante Diogo Oliveira (não foi registrado a tempo) e o ponta Maurício Garcez (ainda aprimora a parte física).

Cruzeiro e Coritiba no 4-1-4-1 (Crédito: Reprodução/Sofascore)

ESQUEMA TÁTICO
Thiago Kosloski armou o Coritiba no 4-1-4-1, com Bruno Gomes como único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha Marcelino Moreno (centro), Matheus Bianqui (centro), Robson (direita) e Kaio César (esquerda). O centroavante era Rodrigo Pinho.

CRUZEIRO
No Cruzeiro, as baixas eram William, Wesley Gasolina, Rafael Bilu, Daniel Júnior, Ramiro e Nikão. O Cruzeiro usou o mesmo 4-1-4-1, com Jussa como único volante.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado e com uma chance clara para cada equipe. O Cruzeiro começou avançado e insistindo em cruzamentos de Marlon, pela esquerda. Outra arma da equipe era a velocidade dos pontas Wesley e Robert, e a correria incansável de Bruno Rodrigues (ex-Athletico-PR e Paraná Clube) na frente. O Coritiba conseguiu conter a maioria desses avanços, mas com muito esforço físico. Na metade do segundo tempo, o visitante começou a se soltar em campo e levou perigo com os laterais. Primeiro, aos 22 minutos, Jamerson acertou belo chute de fora da área – Rafael espalmou. Depois, aos 43, Natanael invadiu a área e cruzou rasteiro. A bola sobrou na cara do gol para Kaio César, que chutou para fora e perdeu gol feito. O Cruzeiro também teve chance clara aos 37, quando Jean Pedroso falhou, Wesley ficou livre na área e chutou para fora.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com os times mais ousados e buscando o gol. No entanto, ambos seguiram falhando na pontaria. Aos 4, Rodrigo Pinho perdeu boa chance, na cara do gol. Aos 13, as primeiras substituições no Coritiba, com a entrada do centroavante Edu e do volante Andrey. Aos 19, saiu Jamerson e entrou o lateral Victor Luís. O visitante melhorou no jogo e teve mais duas boas jogadas ofensivas. O Cruzeiro deu sinais de cansaço e reduziu o ritmo. Aos 30, entraram o volante Fransérgio e o lateral Diogo Batista, que jogou mais avançado, como extremo. O Coxa ainda teve mais chances para abrir o placar, mas esbarrou no goleiro Rafael Cabral.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 45% de posse de bola, 13 finalizações (6 certas), 11 faltas cometidas e 74% de precisão nos passes. O Cruzeiro somou 13 arremates (2 certos), 14 faltas cometidas e 80% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CRUZEIRO 0x0 CORITIBA
Cruzeiro: Rafael Cabral; Palacios (Stênio), Neris (Oliveira), Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa (Wallisson); Machado, Mateus Vital, Wesley (Paulo Vitor) e Robert (Gilberto); Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Jean Pedroso e Jamerson (Victor Luís); Bruno Gomes, Matheus Bianqui (Fransérgio), Marcelino Moreno, Robson (Diogo Batista) e Kaio César (Andrey); Rodrigo Pinho (Edu). Técnico: Thiago Kosloski
Cartões amarelos: Kuscevic, Marcelino Moreno, Jamerson, Jean Pedroso (Cori). Neris (Cruz)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
22 – Jamerson chuta de longe. Rafael Cabral espalma no canto.
37 – Bruno Rodrigues enfia. Jean Pedroso fura. Wesley sai na cara do gol, mas chuta para fora.
43 – Natanael cruza rasteiro. A bola sobra na cara do gol para Kaio César, que chuta para fora.

Segundo tempo
4 – Marcelino Moreno enfia. Rodrigo Pinho recebe nas costas da zaga, parte livre e chuta no goleiro.
9 – Wesley passa por Jean Pedroso e cruza. Natanael salva antes que Machado finalize na pequena área.
10 – Matheus Bianqui briga pela bola na área e chuta cruzado. O goleiro espalma.
15 – Boa troca de passes do Coxa. Marcelino Moreno recebe na área, finta o zagueiro e chuta no canto. O goleiro espalma.
24 – Robson invade a área e chuta cruzado. O goleiro espalma.
38 – Wallisson chuta de fora da área. Gabriel espalma no canto.
39 – Edu avança pela ponta esquerda e toca para Diogo Batista, na área. Ele chuta no canto e o goleiro salva.
47 – Stênio invade a área e rola para Vital, de frente para o gol. Ele chuta para fora.