Foto: Gabriel Thá / Coritiba

O Coritiba perdeu mais uma vez no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (27), o time foi derrotado pelo Fortaleza por 3 a 1, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 21ª rodada do Brasileirão. Foi a 5ª derrota seguida da equipe paranaense.

Três gols do Fortaleza saíram de falhas grosseiras na retaguarda coxa-branca. No primeiro, Robson cometeu um pênalti. No segundo, o lateral Natanael falhou ao tentar cortar um passe na entrada da área. No terceiro, o goleiro Gabriel levou um frango em cobrança de falta de Marinho.

ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal pelo Coritiba diante do Fortaleza

Com o resultado, o time paranaense se manteve em 19º lugar, com 14 pontos. Perdeu a chance de tirar o atraso na luta contra a degola, já que dois dos rivais acima dele (Bahia e Santos) também perderam na rodada. O Coritiba está atualmente a sete pontos de ficar fora da zona – o Bahia, 16º colocado, tem 21 pontos. Abaixo dele aparecem Santos (17º, com 21 pontos) e Vasco (18, com 17). O lanterna, o América-MG, está 13 pontos.

HISTÓRICO

Neste ano, o Coritiba chegou a ficar 18 jogos seguidos sem vitórias. Mas, mesmo nesse período, o time não havia somado cinco derrotas seguidas. O mau momento de atualmente – 5 derrotas, 14 gols sofridos e apenas 4 gols marcados – contrasta com um período em que a equipe ficou quatro jogos invicta, com três vitórias e um empate.

PÊNALTI PERDIDO

Quando o jogo já estava 3 a 1, o atacante Robson perdeu um pênalti, ao chutar no travessão. Nas três cobranças anteriores no Brasileirão, ele havia acertado todas. Ele soma seis gols pelo Coritiba nesta edição da competição.

TABELA

O Coritiba volta a campo no próximo domingo (3), Às 20h30, quando enfrenta o São Paulo, na capital paulista, pela 22ª rodada. É possível que o atacante argelino Islam Slimani, contratado na última semana, faça sua estreia nesta partida.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

No Coritiba, além dos jogadores que vêm ocupando o departamento médico, os desfalques eram o atacante Kaio César (suspenso) e os meias Gabriel Silva e Boschilia (negociados com o futebol europeu na última semana).

A rigor, a única novidade no Coritiba era a estreia de Reynaldo na zaga. Na lateral-direita, havia uma dúvida entre Diogo Batista e Natanael, mas este último foi escalado. No meio, Bruno Gomes começou como primeiro volante do esquema 4-1-4-1, com Matheus Bianqui e o colombiano Sebá Gomez de meias-centrais, Robson e Marcelino Moreno como extremos e Diogo Oliveira de volta ao comando de ataque, em vez de Edu.

PRIMEIRO TEMPO

Fora de casa, o Coritiba começou com marcação do meio-de-campo para trás. Saía pouco para o ataque. O Fortaleza dominou as ações ofensivas nos primeiros 20 minutos e até mandou uma bola no travessão. O time coxa-branca equilibrou um pouco depois disso, mas sem produzir chances de gol significativas. O primeiro tempo caminhava para terminar sem gols e sem grandes emoções quando o árbitro marcou pênalti de Robson em Lucero, após o VAR alertar. Lucero cobrou e abriu o placar, aos 42 minutos. Quando o Coritiba tentava equilibrar de novo, Lucero marcou 2 a 0, após falha da defesa.

SEGUNDO TEMPO

Parta a etapa final, o Coritiba voltou com três alterações. O lateral Hayner (outro estreante) entrou na vaga de Natanael. No meio-de-campo, Matheus Bianqui deu lugar a Fransérgio. E o extremo Marcelino Moreno foi substituído por Maurício Garcez – ele entrou pelo lado direito do ataque e Robson foi parra a esquerda. Mas o time não mostrou poder de reação. O Fortaleza controlou o meio-de-campo. E marcou 3 a 0 aos 15 minutos: Marinho cobrou falta de longe e o goleiro Gabriel levou um frango entre as pernas. Minutos após o gol, Gabriel acusou uma lesão e deu lugar a Luan Polli.

Aos 23 minutos, numa rara investida ao ataque, o Coritiba conseguiu descontar, com um gol de cabeça de Kuscevic. Em seguida, o técnico Thiago Kosloski trocou o atacante Diogo Oliveira por Lucas Barbosa. Aos 35, o árbitro deu pênalti de Titi em Robson. O lance foi revisto no VAR e a marcação foi mantida. Robson cobrou e acertou o travessão. Com isso, acabou a energia da reação coxa-branca.

ESTATÍSTICAS

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 10 finalizações (2 certas e uma na trave), 47% de posse de bola, 78% de passes certos e 3 escanteios. O Fortaleza obteve 12 finalizações (6 certas e uma na trave), 53% de posse de bola, 81% de passes certos e 2 escanteios. Os números são do site Sofascore.

FORTALEZA 3 x 1 CORITIBA

Fortaleza: João Ricardo; Britez, Benevenuto, Titi e Escobar; Caio Alexandre e Pedro Augusto (Lucas Sasha); Marinho (Yago Pikachu), Pochettino (Lucas Crispim) e Guilherme (Romero); Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Coritiba: Gabriel (Luan Polli); Natanael (Hayner), Kuscevic, Reynaldo e Jamerson; Bruno Gomes, Matheus Bianqui (Fransérgio) e Sebá Gomez; Robson, Diogo Oliveira (Lucas Barbosa) e Marcelino Moreno (Maurício Garcez). Técnico: Thiago Kosloski
Gols: Lucero (42-1º), Lucero (48-1º), Marinho (15-2º), Kuscevic (23-2º)
Cartões amarelos: Jamerson, Robson, Matheus Bianqui, Sebá Gomez, Marinho, Reynaldo, Escobar, Rayner, Titi
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, domingo

LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO

3 – Lucero avança com a bola e chuta de fora da área. Gabriel espalma. Marinho finaliza a sobra em cima da defesa

8 – Pochettino toma a bola de Sebá Gomez e bate de fora da área. Gabriel pega

14 – Pochettino passa por Natanael e cruza da esquerda. Lucero se antecipa a Kuscevic cabeceia no travessão

21 – Matheus Bianqui arrisca de fora da área. João Ricardo pega

25 – Natanael cobra escanteio. Matheus Bianqui finaliza por cima do gol

37 – Guilherme cobra escanteio. Pedro Augusto cabeceia com perigo. A bola sai rente à trave. O VAR alerta para possível pênalti de Robson em Lucero na pequena área. O árbitro vê o lance no monitor e marca pênalti

42 – Gol do Fortaleza. Lucero cobra o pênalti no meio do gol. Gabriel salta para o lado esquerdo

49 – Gol do Fortaleza. Guilherme é lançado nas costas de Natanael, entra na área e finaliza em cima do goleiro. A bola sobra para Lucero, que toca para o gol vazio

SEGUNDO TEMPO

3 – Bruno Gomes cobra falta lateral direto a gol. João Ricardo pega

10 – Titi cobra falta para a área. Benevenuto escora e Lucero, livre, cabeceia para fora

15 – Gol do Fortaleza. Marinho cobra falta de longe. Gabriel tenta encaixar, mas deixa a bola passar entre os braços e entre as pernas

22 – Yago Pikachu passa pela marcação e bate cruzado. Luan Polli cai e pega

23 – Gol do Coritiba. Robson cobra escanteio. Kuscevic, na marca do pênalti, cabeceia no canto direito

35 – Titi puxa Robson na área. O árbitro marca pênalti. O VAR recomenda revisão. O árbitro confere e mesmo assim mantém a marcação de campo

39 – Robson cobra o pênalti com forças e acerta o travessão

45 – Kuscevic arrisca de longe e manda por cima do gol

50 – Mauricio Garcez finaliza de fora da área. A bola sai à direita do gol

52 – Bruno Gomes chuta de fora da área. A bola vai na rede pelo lado de fora