Coritiba leva gol aos 48, perde para o Flamengo e chega à quarta derrota seguida

Silvio Rauth Filho

Coritiba x Flamengo (Crédito: Robson Mafra)

O Coritiba perdeu por 3 a 2 para o Flamengo, nesse domingo (dia 20) à tarde, no Couto Pereira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 19º (e penúltimo) lugar, com 14 pontos — 7 pontos atrás do Bahia, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 3ª colocação, com 35 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O time paranaense chegou à quarta derrota seguida. O técnico Thiago Kosloski soma agora 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas no comando do Coritiba.

Robson é o artilheiro
O ponta Robson é o artilheiro do Coritiba no Brasileirão, agora com 6 gols em 17 jogos. Na temporada, ele soma 8 gols em 32 partidas. O goleador do time no ano é Alef Manga, com 13 gols em 25 jogos.

Escalação do Coritiba
O técnico Thiago Kosloski não tinha Jean Pedroso e Boschilia, ambos em recuperação, além de Victor Luís, suspenso. Ele manteve o esquema tático 4-1-4-1, com Fransérgio como único volante. A linha de quatro tinha dois extremos (Robson aberto na direita e Marcelino Moreno aberto na esquerda) e dois centralizados, fazendo o trabalho de área a área: Sebastian Gómez e Bruno Gomes. Ex-titulares, começaram no banco Natanael, Matheus Bianqui, Andrey e Diogo Oliveira.

Flamengo
As baixas no Flamengo eram o lateral Varela e o zagueiro David Luiz, em recuperação. Sampaoli usou força máxima no Couto Pereira.

Primeiro tempo
O jogo começou com o Flamengo incomodando com a qualidade de Arrascaeta e a velocidade de Bruno Henrique. No primeiro ataque, porém, o Coxa abriu o placar. Aos 11, Robson sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou e fez 1 a 0. Só que o time carioca empatou já aos 18, em pênalti cometido por Marcelino Moreno em Wesley e convertido por Gabigol. O Coritiba não conseguia parar Bruno Henrique e pagou o preço. Aos 28, o ponta passou fácil por Kuscevic e tocou para Gabigol chutar no travessão. Aos 30, Bruno Henrique driblou dois (Diogo Batista e Kuscevic) e cruzou para Victor Hugo ajeitar para o gol de Arrascaeta: 2 a 1.

Arbitragem
Aos 34 do 1º, Marcelino Moreno cruzou e Edu cabeceou. O goleiro salvou e a bola bateu no braço de Wesley. O árbitro mandou seguir. O Coritiba pediu pênalti.

Segundo tempo
No intervalo, entraram o lateral-direito Natanael e o volante/meia Matheus Bianqui. O empate veio no primeiro minuto, em cruzamento de Sebastián Gomez, falha de Fabrício Bruno e finalização de Edu, marcando seu primeiro gol pelo Coxa. O jogo ficou equilibrado depois disso e com raros ataques dos dois lados. Aos 17, saiu Edu e entrou o centroavante Diogo Oliveira. O Flamengo apresentou sinais de cansaço e praticamente parou de jogar. O Coritiba avançou a marcação, mas teve dificuldades para transformar o domínio territorial em chances de gol. Aos 29, entraram o ponta Kaio César e o volante Liziero. O Coxa teve duas boas jogadas no fim, aos 42 e aos 44, finalizadas por Matheus Bianqui e Bruno Gomes. Mesmo apagado, o Flamengo chegou ao gol da vitória aos 48, em erro de saída de bola de Liziero e chute de fora da área de Gérson.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 38% de posse de bola, 15 finalizações (4 certas), 10 faltas cometidas e 76% de precisão nos passes. O Flamengo somou 17 arremates (5 certos), 10 faltas cometidas e 84% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 2×3 FLAMENGO
Coritiba: Gabriel; Diogo Batista (Natanael), Kuscevic, Henrique e Jamerson; Fransérgio (Matheus Bianqui); Bruno Gomes, Sebastian Gómez (Liziero), Robson e Marcelino Moreno (Kaio César); Edu (Diogo Oliveira). Técnico: Thiago Kosloski
Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Pulgar (Thiago Maia), Victor Hugo (Everton Ribeiro) e Gerson; Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol (Luiz Araújo). Técnico: Sampaoli
Gols: Robson (11-1º), Gabigol (18-1º), Arrascaeta (30-1º), Edu (1-2º) e Gerson (48-2º)
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Gerson, Ayrton Lucas (F). Robson, Matheus Bianqui, Kaio César (C).
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Público: 29.527 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Bruno Henrique cruza rasteiro. Henrique escorrega. Gabigol fica na cara do gol e manda para fora.
11 – Gol do Coritiba. Robson é derrubado na área por Filipe Luís. Pênalti. Robson cobra no canto e o goleiro não alcança.
18 – Gol do Flamengo. Marcelino Moreno derruba Wesley na área. Pênalti. Gabigol cobra no canto e Gabriel não alcança.
28 – Bruno Henrique passa por Kuscevic e rola para Gabigol, na área. Ele chuta no travessão.
30 – Gol do Flamengo. Bruno Henrique dispara, passa por dois (Diogo Batista e Kuscevic), invade a área e cruza. Victor Hugo ajeita de cabeça para Arrascaeta finalizar de cabeça.
34 – Marcelino Moreno cruza da esquerda. Edu cabeceia. O goleiro salva e a bola bate no braço de Wesley. O árbitro manda seguir.
38 – Bola alta e bate-rebate na área. Bruno Henrique chuta no canto e Kuscevic salva.
42 – Contra-ataque de 2 contra 1. Gabigol toca para Bruno Henrique, que chuta no centro. Gabriel defende.
43 – Bruno Gomes rouba de Gerson. A bola sobra para Edu, que dribla o último zagueiro, invade a área e chuta em cima do goleiro.

Segundo tempo
1 – Gol do Coritiba.
Sebastián Gomez cruza da esquerda. Fabrício Bruno fura e a bola sobra para Edu chutar para o gol vazio.
42 – Falta na esquerda. Liziero cruza. Matheus Bianqui desvia de cabeça e a bola passa perto.
44 – Kaio César dá de calcanhar para Natanael, que cruza. Robson ajeita para Bruno Gomes, na cara do gol. A zaga salva na última hora.
48 – Gol do Flamengo. Liziero erra passe na defesa. Gérson aproveita, chuta de fora da área e acerta no ângulo.