Robson, do Coritiba, enfrenta o Santos
Robson, do Coritiba, enfrenta o Santos (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba perdeu por 4 a 0 para o Santos, nessa segunda-feira (dia 22) à noite, na Vila Belmiro, pela 17ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paulista segue na liderança da competição, com 32 pontos, enquanto a equipe paranaense amarga a 14ª colocação, com 20 pontos – dois acima da zona de rebaixamento.

A 17ª rodada terá mais nove jogos até quinta-feira. Até lá, o Coxa entra na zona de rebaixamento
caso ocorra combinação de três resultados: Amazonas empata ou vence, vitória da Chapecoense e vitória do Botafogo-SP.

Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coxa recebe a Chapecoense no Couto Pereira, no sábado (dia 27) às 17 horas.

Números negativos

O Coxa completou 6 jogos sem vencer (4 derrotas e 2 empates). O técnico Fábio Matias soma 1 vitória, 3 empates e 4 derrotas com a equipe. Nessa Série B 2024, o time paranaense ainda não venceu como visitante (3 empates e 5 derrotas).

Mandante
O Santos tem números positivos como mandante em 2024, com 14 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. As únicas derrotas foram para Novorizontino (Paulistão) e Botafogo-SP (Série B).

Escalação do Coritiba

A única mudança em relação ao último jogo foi a volta do meia Matheus Frizzo, que cumpriu suspensão na rodada anterior. Ele entrou no lugar de Vini Paulista.

Esquema tático
O técnico Fábio Matias decidiu manter o 3-5-2 do último jogo, com Robson e Lucas Ronier no ataque. No meio-campo, Frizzo jogava avançado, com Sebá Gómez e Morelli como volantes. Rodrigo Gelado (esquerda) e Natanael (direta) eram os alas.

Escalação do Santos

As baixas no Santos eram João Paulo, Aderlan, Kevyson e Joaquim. O técnico Fábio Carille manteve o 4-2-3-1, com Giuliano (centro), Otero (direita) e Guilherme (esquerda).

Primeiro tempo
O jogo começou com gols. Aos 3, Otero cobrou falta de longa distância e acertou o travessão. Giuliano (revelado pelo Paraná Clube) aproveitou o rebote e fez 1 a 0. Aos 8, Chermont cruzou da direita. A zaga do Coxa falhou e deixou Guilherme (ex-Coritiba) dominar na área e chutar cruzado. Mauricio Antonio tentou cortar e fez gol contra: Santos 2 a 0. Aos 21, Otero cruzou e Giuliano cabeceou a bola no travessão. Aos 26, Giuliano saiu lesionado. Entrou o meia-atacante Serginho, destaque do Maringá no Paranaense 2024.

Mudança tática

Aos 31 do 1º tempo, a primeira substituição no Coxa. Saiu o zagueiro Benevenuto e entrou o centroavante Éberth. O time voltou ao tradicional 4-2-3-1, com Sebá Gómez e Morelli como volantes. A linha de três ficou com Frizzo (centro), Ronier (direita) e Robson (esquerda).

Chances perdidas
O Coxa seguiu sua sina de perder chances claras de gol. Só no 1º tempo foram três. Aos 11, Rodrigo Gelado cruzou na medida e Lucas Ronier cabeceou sobre o gol. Aos 30, Ronier deu belo passe e Robson ficou em boa posição na área, mas chutou em cima do goleiro. Aos 42, Ronier rolou para Robson, que chutou no cantinho — Brazão espalmou.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com cenário semelhante, ou seja, com ataques frequentes dos dois times. O Coxa seguiu desperdiçando chances e o Santos, aproveitando. Aos 13, mais duas substituições no Coxa, com as entradas do lateral Jhonny e do volante Vini Paulista.

Castigado na bola parada
Aos 23, pênalti para o time paulista, após Guilherme trombar no braço do goleiro Morisco. O VAR chamou e o árbitro marcou. Furch cobrou e fez 3 a 0. Aos 35, mais um gol de bola parada. Otero cobrou falta na linha de fundo e o atacante Pedrinho (ex-Athletico) cabeceou livre: 4 a 0. Aos 35, entraram o ponta Wesley Pomba e o meia-atacante Figueiredo.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 55% de posse de bola, 11 finalizações (3 certas) e 13 faltas cometidas. O Santos terminou com 17 arremates (7 certos) e 12 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

SANTOS 4×0 CORITIBA
Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Jair e Escobar (Souza); João Schmidt e Diego Pituca (Sandry); Otero, Giuliano e Guilherme (Pedrinho); Furch (Willian Bigode). Técnico: Fabio Carille
Coritiba: Morisco; Benevenuto (Éberth), Maurício Antonio e Bruno Melo; Natanael (Jhonny), Morelli (Vini Paulista), Sebá Gómez, Frizzo (Figueiredo) e Rodrigo Gelado; Robson (Wesley Pomba) e Lucas Ronier. Técnico: Fábio Matias
Gols: Giuliano (3-1º), Mauricio Antonio (contra, 8-1º), Furch (27-2º) e Pedrinho (35-2º)
Cartões amarelos: Natanael, Morisco (C).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Vila Belmiro

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 3 – Gol do Santos. Falta de longa distância. Otero cobra direto. A bola bate no travessão e sobra para Giuliano cutucar.
  • 8 – Gol do Santos. Cruzamento de Chermont. Mauricio Antonio tira mal e Benevenuto perde a dividida para Furch, que ajeita para Guilherme. Ele finta um e chuta cruzado. Mauricio Antonio tenta tirar e marcar contra.
  • 11 – Rodrigo Gelado cruza na medida. Lucas Ronier cabeceia perto, sobre o gol.
  • 21 – Otero cruza. Giuliano cabeceia a bola no travessão.
  • 30 – Ronier dá belo passe. Robson recebe na área, finta um e chuta em cima do goleiro.
  • 42 – Ronier recebe na área e rola para Robson, que chuta no cantinho. Brazão espalma.
  • 48 – Contra-ataque. Otero recebe na área e chuta sobre o gol.
  • Segundo tempo
  • 3 – Robson tabela com Ronier, sai na cara do gol e chuta. Brazão salva.
  • 5 – Escanteio. Otero cruza. Depois do desvio, Serginho completa e marca o gol. Anulado por impedimento.
  • 8 – Guilherme para Serginho, na área. Ele chuta cruzado, sobre o gol.
  • 9 – Éberth faz o pivô. Frizzo chuta sobre o gol.
  • 11 – Falta de longe. Otero chuta no canto. Morisco espalma.
  • 23 – Otero enfia. Guilherme parte livre e toca na saída do goleiro. Morisco defende. O atacante tromba no braço do goleiro. O VAR chama e o árbitro marca pênalti.
  • 27 – Gol do Santos. Furch cobra forte, quase no centro. Morisco cai e não defende.
  • 35 – Gol do Santos. Falta na ponta-esquerda. Otero cruza para a 2ª trave. Morisco chega atrasado e Pedrinho fica livre para cabecear.
  • 46 – Lucas Ronier cruza na medida. Wesley Pomba fica na cara do gol e chuta forte. Brazão salva.