53356194373_b4a339d53e_c
Fluminense 2×1 Coritiba (Crédito: Divulgação/Fluminense FC/Lucas Merçon)

O Coritiba está matematicamente rebaixado para a Série B. A queda foi decretada com a derrota por 2 a 1 para o Fluminense, nesse sábado (dia 25) à noite, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paranaense ficou em 19º lugar, com 29 pontos. Mesmo que vença os três jogos restantes, não consegue chegar à 16ª colocação. A equipe carioca está na 7ª colocação, com 53 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o rebaixamento decretado, o Coritiba vai apenas cumprir tabela nas últimas três rodadas da Série A.

Desde o início da Era dos Pontos Corridos do Brasileirão, em 2003, o Coritiba já disputou a segunda divisão em seis temporadas (2006, 2007, 2010, 2018, 2019 e 2021). Ou seja, 2024 será a 7ª participação na Série B em 22 anos.

Na história do Brasileirão (1971-2023), o Coritiba é o clube mais vezes rebaixado para a segunda divisão, empatado com o América-MG. Ambos caíram em sete temporadas. O Coxa amargou a queda em 1989, 1993, 2005, 2009, 2017, 2020 e 2023.

A derrota de sábado aumenta o histórico de ‘algoz’ do Fluminense sobre o Coritiba. Em 2009, um empate em 1 a 1 entre os dois times no Couto Pereira provocou o rebaixamento do time paranaense.

Jejum
O Coritiba não vence como visitante o Fluminense desde 2009 — 3 a 1 no Maracanã. Desde então, mais 10 duelos, com 6 vitórias cariocas e 4 empates.

Fator campo
O Fluminense é o melhor mandante do Brasileirão 2023, com 13 vitórias, 4 empates e 1 derrota em casa.

Escalação
Eram seis desfalques no Coritiba. Os pontas Marcelino Moreno e Robson e o zagueiro Reynaldo estavam suspensos por cartões amarelos. O goleiro Gabriel, o centroavante Islam Slimani e o zagueiro Henrique estavam em recuperação.

Esquema tático
O técnico Thiago Kosloski vem armando o time no esquema tático 4-1-4-1, com um volante (Andrey). A linha de quatro tinha dois extremos (Maurício Garcez pela esquerda e Kaio César pela direita) e dois jogadores centralizados (Sebá Gómez e Bruno Gomes) fazendo o trabalho de área a área. Diogo Oliveira era o centroavante.

Flu
As baixas no Flu eram Jorge, Gustavo Apis, Keno, Marlon, Alexsander e Martinelli. O time jogou no 4-4-2, com John Kennedy e Cano no ataque.

Primeiro tempo
O primeiro tempo foi equilibrado. O Coritiba começou melhor e quase abriu placar em cobrança de falta de Victor Luis, aos 7 minutos. Sebá Gómez também teve boa chance para marcar aos 15, mas Fábio defendeu. Aos 28, após boa jogada de Victor Luis e Diogo Oliveira, Sebá Gómez ficou livre na área, mas chutou para fora. O Fluminense teve uma chance clara aos 2 minutos, quando Cano ficou na cara do gol e mandou para longe. Depois disso, o time carioca morreu em campo e só voltou a atacar nos minutos finais da primeira etapa. E chegou ao gol em lance esporádico. Victor Luis cortou mal fora da área e Cano chutou no ângulo: 1 a 0.

Segundo tempo
O segundo tempo começou com duas bolas na trave e um gol. Aos 3, Kennedy invadiu a área, driblou Thalisson e chutou na trave. Aos 10, Marcelo cobrou falta e cruzou para Arias, que cabeceou na trave. Aos 17, Kennedy chutou da meia-lua e colocou no ângulo: 2 a 0. Perdido em campo, o Coritiba fez duas substituições aos 24, com as entradas do meia/ponta Gabriel Silva no lugar de Diogo Oliveira e do volante Matheus Bianqui no lugar de Sebá Gómez. Gabriel Silva ficou aberto na esquerda e Mauricio Garcez virou centroavante. O Coxa esboçou uma reação aos 31, quando Andrey roubou a bola no ataque e Bruno Gomes chutou no travessão.

Mudanças e gol no fim
Aos 33, entraram o ponta Jesé Rodríguez e o volante Willian Farias no Coritiba. Aos 40, o lateral Hayner entrou no lugar de Kaio César. Aos 44, Bruno Gomes fez boa jogada pela esquerda e rolou para Jesé Rodríguez, que chutou da meia-lua e acertou no canto: 1 a 2. Foi o primeiro gol do espanhol desde que foi contratado pelo Coritiba.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 34% de posse de bola, 14 finalizações (2 certas), 10 faltas cometidas e 80% de precisão nos passes. O Flu somou 20 arremates (7 certos), 15 faltas cometidas e 90% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

FLUMINENSE 2×1 CORITIBA
Fluminense: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Isaac) e Marcelo (Diogo Barbosa); André e Daniel (Lelê), Lima (Ganso) e Arias; John Kennedy (Giovanni) e Cano. Técnico: Fernando Diniz
Coritiba: Luan Polli; Natanael, Kuscevic, Thalisson Gabriel e Victor Luis; Andrey (Willian Farias); Bruno Gomes, Sebá Gómez (Matheus Bianqui), Kaio César (Hayner) e Maurício Garcez (Jesé Rodríguez); Diogo Oliveira (Gabriel Silva). Técnico: Thiago Kosloski
Gols: Cano (45-1º), Kennedy (17-2º) e Jesé (44-2º)
Cartões amarelos: Felipe Melo, Lima (F). Diogo Oliveira, Sebá Gómez (C).
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Local: Maracanã

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Kennedy faz boa jogada na direita e cruza rasteiro. Na cara do gol, Cano chuta mal, para fora, e perde gol feito.
7 – Falta. Victor Luis cobra e a bola passa perto.
11 – John Kennedy invade pelo lado esquerdo e toca para Daniel, que chuta para fora.
15 – Andrey cobra escanteio. A bola rebate na área e sobra para Sebá Gómez, que chuta no canto. Fábio defende.
28 – Victor Luis cruza, Diogo Oliveira faz o pivô e coloca Sebá Gómez em boa posição de chute na área. Ele bate no canto e a bola passa perto.
43 – Bola alta pra área. Isaac domina e chuta cruzado. Natanael e Luan Polli conseguem bloquear.
45 – Gol do Flu. Victor Luis se atrapalha ao cortar e a bola sobra para Cano, fora da área. Ele manda no ângulo.

Segundo tempo
3 – Kennedy invade a área, dribla Thalisson e chuta na trave.
6 – Cano chuta de fora da área. Luan Polli defende no canto.
10 – Falta na esquerda. Marcelo cruza. Arias sobe livre e cabeceia na trave.
15 – Arias chuta de fora da área. Luan Polli espalma.
17 – Gol do Flu. Arias toca para Cano, que faz o corta-luz. A bola chega até Kennedy, na meia-lua. Ele chuta no ângulo.
22 – Kennedy invade a área e chuta. Luan Polli espalma.
31 – Bruno Gomes rouba a bola no ataque. Bruno Gomes fica com o gol vazio e chuta no travessão.
44 – Gol do Coritiba. Bruno Gomes faz jogada pela esquerda e toca para Jesé Rodríguez, que chuta da meia-lua. A bola entra no cantinho.