Matheus Frizzo em Guarani x Coritiba
Matheus Frizzo em Guarani x Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Guarani, nessa terça-feira (dia 3) à noite, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa ficou com 33 pontos, na 11ª posição, 6 pontos atrás do G4. O time paulista está em 20º (e último) lugar, com 21 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgool.

Na próxima rodada, o Coxa joga domingo (dia 8) às 18h30, contra o Novorizontino, no Couto Pereira.

Estreia de reforço

O jogo marcou a estreia do meia português Josué, 33 anos, que entrou aos 43 minutos do segundo tempo.

Pouco futebol

Em relação ao desempenho, o Coritiba apresentou muitos erros e pouca criatividade no primeiro tempo. Até melhorou no segundo tempo, mas não o suficiente para equilibrar o jogo.

Fases

Os dois times vivem boa fase. O Coxa vinha de 3 vitórias seguidas e 1 empate. O Guarani agora soma 3 vitórias e 1 empate nos últimos 4 jogos. O time de Campinas iniciou uma reação após a chegada do técnico Allan Aal e com uma grande reformulação do elenco (11 contratações e 11 saídas).

Artilheiros do Coritiba em 2024

  • 1º Robson 13 gols em 26 jogos
  • 2º Frizzo 10 gols em 37 jogos
  • 3º Lucas Ronier 5 em 31
  • 4º Leandro Damião 3 em 16
  • 5º Bruno Melo 3 em 31

Mais assistências pelo Coritiba em 2024

  • 1º Natanael 6
  • 1º Frizzo 6
  • 3º Robson 5
  • 4º Figueiredo 4
  • 5º Lucas Ronier 3

Escalação do Coritiba

O desfalque no Coritiba era o volante colombiano Sebá Gómez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A vaga dele ficou com o volante Morelli. O meia português Josué, 33 anos, começou no banco.

Esquema tático
O técnico Jorginho armou o time no esquema tático 4-2-3-1, com Morelli e Zé Gabriel como volantes. Na linha de três, usou Lucas Ronier (direita), Matheus Frizzo (centro) e Vini Paulista (esquerda). E Robson foi o centroavante.

Coxa-4231-1
O 4-2-3-1 de Jorginho contra o Guarani (Crédito: Reprodução/Sharemytactics)

Escalação do Guarani

Allan Aal contava com todo elenco do Guarani à disposição. Ele usou o 4-2-3-1, com Matheus Bueno (ex-Coritiba) e Gabriel Bispo como volantes. O centroavante é Caio Dantas, 31 anos, artilheiro da Série B 2024, com 9 gols em 20 jogos.

Primeiro tempo

No primeiro tempo, o Coritiba tentou sair jogando desde a defesa com passes curtos. O Guarani não usou pressão alta, manteve um ‘bloco médio’ e, mesmo assim, acabou recuperando a bola com facilidade no campo de ataque. O time paranaense cometeu muitos erros de passe no campo defensivo, praticamente não conseguiu atacar e ainda sofreu para se defender. A equipe de Campinas quase marcou aos 13 minutos, em cobrança de Luan Dias, que passou perto. E teve grande chance aos 25, quando João Victor saiu na cara do gol, mas Pedro Morisco fez boa defesa. O gol do mandante só veio mesmo aos 40, em jogada pela direita, cruzamento, rebote e finalização de João Victor.

Segundo tempo

No intervalo, saiu Zé Gabriel e entrou o centroavante Junior Brumado. Robson passou a jogar na esquerda da linha de três e Vini Paulista virou volante, mantendo assim o 4-2-3-1. A reação foi imediata. Aos 2 minutos, Lucas Ronier e Natanael fizeram boa jogada para Matheus Frizzo, que chutou no canto: 1 a 1. Só que o Guarani fez 2 a 1 logo em seguida, aos 5, em cruzamento de Luan Dias e cabeceio de Gabriel Bispo. O Coxa melhorou em relação ao 1º tempo, mas não o suficiente para atacar com frequência. O jogo ficou truncado.

Mudanças no fim

Aos 32 minutos, entraram o meia-atacante Figueiredo e o lateral-esquerdo Jamerson, nos lugares de Frizzo e Thalisson. Com isso, Bruno Melo virou zagueiro. Aos 43, Josué entrou para fazer sua estreia, junto com o ponta Wesley Pomba. Pouco adiantou. O Guarani quase fez o 3º gol aos 44, em chute de longe de Heitor que explodiu no travessão.

Estatísticas

Nos 90 minutos, o Coritiba teve 64% de posse de bola, 7 finalizações (2 certas) e 13 faltas cometidas. O Guarani terminou com 16 arremates (3 certos) e 9 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

GUARANI 2×1 CORITIBA
Guarani: Vladimir; Pacheco, Bacelar, Salustiano e Jefferson; Gabriel Bispo e Matheus Bueno (Pierre); João Victor (Heitor), Luan Dias (Anderson Leite) e Airton (Marlon); Caio Dantas (Lohan). Técnico: Allan Aal
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson (Jamerson), Benevenuto e Bruno Melo; Zé Gabriel (Junior Brumado) e Morelli; Lucas Ronier (Wesley Pomba), Matheus Frizzo (Figueiredo) e Vini Paulista; Robson (Josué). Técnico: Jorginho
Gols: João Victor (40-1º), Matheus Frizzo (2-2º) e Gabriel Bispo (5-2º)
Cartões amarelos: Zé Gabriel (C).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Público: 4.548 pagantes
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 13 – Falta frontal. Luan Dias cobra perto, ao lado.
  • 25 – Contra-ataque. Luan Dias enfia. João Victor sai na cara do gol e chuta. Morisco salva.
  • 40 – Gol do Guarani. João Victor cruza da direita. Natanael tira. Luan Dias aproveita o rebote na área e chuta cruzado. João Victor completa na pequena área.
  • Segundo tempo
  • 2 – Gol do Coritiba. Após boa troca de passes, Ronier toca para Natanael, na área. Ele cruza para Frizzo, que domina, finta um e chuta de direita, no canto.
  • 5 – Gol do Guarani. Luan Dias cruza da esquerda. Gabriel Bispo cabeceia no canto.
  • 11 – Ronier aciona Brumado, que gira e chuta de fora da área. Vladimir segura no canto.
  • 19 – Luan Dias recebe passe na cara do gol. Natanael salva na última hora.
  • 44 – Heitor arrisca de longe. A bola explode no travessão.