19coxa-capa
Coritiba x Mirassol, no Couto Pereira (foto: Rui Santos)

Com protestos antes, durante e depois, o Coritiba tropeçou mais uma vez em casa na Série B de 2024. Na noite desta sexta-feira (19), o time perdeu para o Mirassol por 1 a 0, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. A partida era válida pela 16ª rodada.

Com o resultado, o Coritiba ficou com 20 pontos e perdeu a oportunidade de passar à frente de uma equipe acima dele na tabela. O Mirassol tinha 22 pontos quando começou a rodada e agora saltou para 25. O time paranaense aparece em 11º lugar, enquanto os paulistas subiram para 5º lugar.

O quarto colocado (e último time dentro da zona de acesso à primeira divisão) é o Novorizontino, com 26 pontos. O Botafogo-SP, que abre a zona de rebaixamento, tem 17 pontos.

Pressão

O time paranaense entrava pressionado em campo, após quatro jogos seguidos sem vencer. Pouco antes da partida, torcedores fizeram um protesto em frente ao estádio. A diretoria do clube, a diretoria de futebol e os integrantes da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) foram alvos.

Alfinetada

Durante o aquecimento das equipes, no Couto Pereira, foi tocada uma música da cantora Iza no sistema de som do Couto Pereira. Ela está grávida de Yuri Lima, jogador do Mirassol (que não estava relacionado para a partoda), e afirmou que foi traída por ele.

Técnico

Antes desse jogo, o técnico Fábio Matias somava 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas no comando da equipe coxa-branca.

Tabela

O Coritiba volta a campo nesta segunda-feira (22), às 20 horas, quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, na abertura da 17ª rodada.

Escalação do Coritiba

Para esta sexta-feira, Matias não contava com o meia Matheus Frizzo, expulso na última rodada. Ele é o artilheiro do time na Série B, com quatro gols. Sem o meia, o treinador descartou a formação tática 4-2-3-1 que vinha usando. Nesta sexta, ele escalou três zagueiros – Marcelo Benevenuto, Maurício Antônio (que retornava de suspensão) e Bruno Melo – dois alas (Natanael e Gelado), três meio-campistas (Morelli, Sebá Gomez e Vini Paulista) e dois atacantes de mobilidade (Lucas Ronier e Robson), sem um centroavante.

Primeiro tempo

Entre os meio-campistas do esquema 3-5-2, Vini Paulista estava mais avançado e Sebá Gomez e Morelli estavam mais recuados – embora Morelli tivesse a missão de dar combate no campo adversário. O Coritiba tomou a iniciativa e até conseguia recuperar a bola rapidamente no meio-de-campo, mas não acertava os passes quando chegava perto da área adversária. Com menos de 20 minutos, o time da casa passou a ser vaiado a cada erro.

Algum apoio das arquibancadas só foi ouvido depois dos 30 minutos – era parte da “programação” do protesto dos torcedores. Mas isso não significa que o time melhorou. O único lance de perigo se originou em um erro da defesa do Mirassol – mas o goleiro Alex Muralha (ex-Coritiba) evitou a finalização de Robson. O time paulista, por sua vez, exigiu duas defesas do goleiro Pedro Morisco.

Segundo tempo

O Coritiba voltou sem mudanças de peças para a etapa final. Mostrou um pouco mais de ânimo. A ponto de, pelo menos, fazer o goleiro Alex Muralha trabalhar. Aos 14 minutos, o volante Morelli (que já tinha cartão amarelo) deu lugar ao centroavante Éberth. Vini Paulista passou a jogar mais recuado. Éberth teve uma boa chance, de cabeça, aos 22 minutos, mas perdeu. E depois disso o torcedor voltou a vaiar.

Aos 29 minutos, Fábio Matias trocou Natanael por Johnny na lateral-direita. E sacou o zagueiro Benevenuto para colocar o meia Matheus Bianqui. Com isso, o time desistiu do esquema com três zagueiros e voltou aos 4-2-3-1 costumeiro, com Bianqui como meia centralizado. Mas foi a partir de uma falta de Bianqui no meio-de-campo que o Mirassol fez 1 a 0: Danielzinho cobrou a falta para a área e João Vitor cabeceou para dentro. Pouco depois, a torcida passou a gritar “olé” a cada vez que o time paulista trocava passes.

Em suas últimas substituições, Matias trocou Rodrigo Gelado por Jamerson na lateral-esquerda e Vini Paulista deu lugar ao atacante Figueiredo. Mas não deram efeito. No fim, mais vaias e pedidos pela demissão do técnico Fábio Matias.

Estatísticas

Ao fim do jogo, o Coritiba somou 10 finalizações (4 certas), mais 8 bloqueadas, 62% de posse de bola, 83% de passes certos e 9 escanteios. O Mirassol obteve 7 finalizações (4 certas), mais duas bloqueadas, 38% de posse de bola, 76% de passes certos e 5 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 0 x 1 MIRASSOL

Coritiba: Morisco; Benevenuto (Matheus Bianqui), Maurício Antonio e Bruno Melo; Natanael (Johnny), Morelli (Éberth), Sebá Gómez, Vini Paulista (Figueiredo) e Rodrigo Gelado (Jamerson); Lucas Ronier e Robson. Técnico: Fábio Matias
Mirasso: Alex Muralha; Lucas Ramon, João Vitor, Gazal e Zeca; Gabriel e Danielzinho; Negueba (Quirino), Isaque (Marquinhos) e Chico Kim (Bruno Matias); Dellatorre (Vanderson). Técnico: Mozart
Gols: João Vitor (34-2º)
Cartões amarelos: Gazel, Morelli, Gabriel, Lucas Ramon e Matheus Bianqui
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Local: Couto Pereira, sexta-feira

Lances do jogo

Primeiro tempo
8 – Natanael cobra escanteio. Benevenuto sobe na risca da pequena área e cabeceia por cima
10 – Rodrigo Gelado cruza. A zaga afasta. Luas Ronier recupera a bola dentro da área e bate a gol. A bola desvia na zaga e assusta, mas sai
22 – Bruno Melo erra o passe. O Mirassol toma a bola . Chico Kim aciona Dellatorre, que cruza da esquerda. Benevenuto desvia contra o próprio gol. A bola vai na rede do lado de fora
36 – Lucas Ramon recebe na área e bate cruzado, rasteiro. Pedro Morisco defende e a zaga afasta
37 – Gazal lança. Negueba toca para Isaque, que domina e bate da meia-lua. Pedro Morisco cai e pega
39 – Gabriel apanha sobra e bate de fora da area, por cima do gol
41 – Morelli lança de cavadinha. Lucas Ramon afasta mal e tira Alex Muralha da jogada. Robson tenta finalizar, quase na linha de fundo, mas Muralha se recupera, fecha o ângulo e evita o chute

Segundo tempo
1 – Robson cruza da direita. Negueba salva antes da chegada de Rodrigo Gelado, na pequena área
2 – Natanael cobra escanteio. Morelli cabeceia à direita do gol
4 – Dellatorre recebe na área e chuta cruzado, de primeira. Pedro Morisco cai e pega
8 – Sebá Gomez cobra falta lateral e rola para Robson que domina domina e chuta. Alex Muralha pega
9 – Gabriel cruza. Chico Kim surge nas costas da defesa, domina e bate a gol. Pedro Morisco pega
12 – Vini Paulista rouba bola no meio, avança e chuta em cima do goleiro
22 – Após contra-ataque, Rodrigo Gelado cruza. Éberth cabeceia para fora. Robson ainda tenta finalizar de carrinho, mas a bola passa por ele
28 – Sebá Gomez recupera bola perto da área e bate de primeira, por cima do gol
34 – Gol do Mirassol. Danielzinho cobra falta para a área. João Vitor se antecipa a Rodrigo Gelado na risca da pequena área e cabeceia para dentro
40 – Robson arrisca de fora da área. Alex Muralha salta no canto esquerdo e defende