Júnior Urso (Crédito: Divulgação/Gabriel Thá/Coritiba)

O Coritiba pode ter até três alterações no time titular para a estreia no Campeonato Brasileiro de 2023, marcada para este domingo (dia 16), contra o Flamengo, no Maracanã. Pelo menos, é o que sugere o treino dessa sexta-feira (dia 14).

Na atividade, o técnico António Oliveira testou o volante Bruno Gomes na lateral-direita. O recém-contratado Jamerson, que veio do Guarani, foi testado na lateral-esquerda. E o volante Júnior Urso atuou no meio-campo.

A provável escalação para a estreia é Gabriel; Bruno Gomes (Natanael), Kuscevic, Bruno Viana e Victor Luis (Jamerson); Andrey, Liziero, Júnior Urso, William Pottker e Alef Manga; Rodrigo Pinho.

DESFALQUES
As baixas para domingo são os zagueiros Jean Pedroso e Henrique. Jean vai servir a seleção brasileira em amistosos de preparação. E Henrique está lesionado.

ESQUEMA TÁTICO
António Oliveira começou 2023 com o esquema tático 4-1-4-1 como base, com um volante fixo e uma linha de quatro apoiando bastante o ataque. Nessa linha, dois pontas (Manga e Kaio César) e dois médios (Bruno Gomes e Marcelino Moreno).

O 4-1-4-1 do Coritiba durante o Paranaense 2023 (Crédito: Reprodução/buildlineup.com)

Depois, acabou usando também o 4-2-3-1, com Marcelino Moreno (centro), Manga (esquerda) e Kaio César (direita) na linha de três. Em seguida, manteve o esquema, mas com Robson centralizado nessa linha de três.

O 4-2-3-1 do Coritiba durante o Paranaense 2023 (Crédito: Reprodução/buildlineup.com)

Contra o Sport, na última quarta-feira, acabou surpreendendo usando um 4-4-2, com uma linha de quatro no meio-campo. A novidade foi Bruno Gomes aberto na esquerda e Pottker, na direita. Nesse modelo, Bruno Gomes revezava com Alef Manga – quando um ficava aberto na ponta, o outro virava um centroavante. O mesmo ocorreu do lado direito, com Pinho e Pottker se revezando nas posições e funções. Andrey e Liziero ficaram centralizados no meio-campo.